-
Questão bem simples, é o conceito de criptografia, cuja finalidade é transformar o texto em claro em algo que não seja possível entender a quem não possui a chave criptográfica (pessoas não autorizadas).
Criptografia é diferente de esteganografia, pois que esta é uma técnica de ocultar uma mensagem.
-
Bom, eu errei esta questão pois pra mim os SINAIS, após a cifragem continuam sendo INTELIGIVEIS como por exemplo o alfabeto. O que sera ininteligivel após a cifragem sera a mensagem (ou seja, a informação em si) e não os seus simbolos/sinais.
Seria muito rigor de minha parte com o CESPE?
[]s
-
Estou com problemas para interpretar essa frase da forma como está escrita, vejamos:
Mediante a cifração, sinais de linguagem em claro são substituídos por outros sinais ininteligíveis / por pessoas não autorizadas a conhecer a informação cifrada.
Mediante a cifração, sinais de linguagem em claro são substituídos por outros sinais ininteligíveis: até aqui concordo, pois é mediante cifração que isso ocorre.
/ por pessoas não autorizadas a conhecer a informação cifrada: eu entendi que a cifraçao é feita por pessoas não autorizadas.
O que o CESPE quis dizer com a segunda parte para torna-la certa?
-
Prezados,
Essa questão trata mais especificamente sobre cifras de substituição, mas isso não deixa a questão errada, pois cifras de substituição ou transposição são técnicas de criptografia.
Segundo Stallings, página 22, uma técnica de substituição é aquela em que as letras do texto em claro são substituídas por outras letras ou por números e símbolos.
Portanto , questão certa.
Fonte : Stallings, Criptografia e segurança de redes, 4º edição.
-
Eu entendi da mesma forma que a Lu, no comentário anterior. Como se as pessoas não autorizadas fossem as que criassem a criptografia. CESPE é brincadeira!!!!
-
O problema maior dessa questão foi o português, se a pessoa fizer uma leitura rápida, dá entender que uma pessoa não autorizada foi o responsável pela cifração da mensagem, deixando o item errado. Mas fazendo uma leitura pausadamente é nítido o conceito básico de criptografia por meio de cifras de substituição.
-
O povo comentou, comentou, comentou, enrolou e não explicou o que o CESPE quis dizer com "pessoas não autorizadas".
Alguém???
-
Questão "baixa", a meu ver. Pegando as pessoas pela ambiguidade do português.
Veja, a questão diz:
"são substituídos por outros sinais ininteligíveis por pessoas não autorizadas a conhecer a informação cifrada."
Os sinais são substituidos POR alguém.
A substituição é feita PARA alguém.
Se o português era pra estar claro, eles deveriam ter escrito:
"são substituídos por outros sinais ininteligíveis para que pessoas não autorizadas não possam reconhecer a mensagem."
O CESPE cobrou, nesta questão, capacidade de detectar ambiguidades de português e ainda optou pelo sentido obscuro, utlizando o pronome por.
Por essa e outras que dou pouca moral pra CESPE.
-
Diego,
No meu entendimento, o fato do CESPE dizer que seria ininteligíveis por "pessoas não autorizadas", se dá pelo fato de quando vc cifra uma mensagem, no caso da criptografia simétrica, somente quem possuir a chave poderá decriptografá-la. No caso da criptografia assimétrica, vc pode cifrar a mensagem com a chave pública do receptor, assim sendo, somente o receptor poderá conhecer o conteúdo da mensagem, pois irá decrifá-la usando a sua própria chave privada.
A Questão deveria ser anulada, por causa da ambiguidade.
-
Mais uma vez o CESPE cobrando que os candidatos conheçam a banca e sua forma de jogo baixo. O conhecimento do conteúdo apresentado é mera formalidade pro CESPE.
-
Eu entendi que essa questão quis dizer que os sinais de linguagem são substituídos por sinais ininteligíveis POR pessoas não autorizadas, ou seja, que as pessoas não autorizadas que fizeram a substituição, se melhorassem o português disso o acerto ficaria mais claro.
-
Redação horrível. Concordo plenamente com o Aécio.
-
CERTO
Essa é a função da cifração, transformar a mensagem clara em inintelegível para determinada pessoa ou grupos de pessoas. É o mesmo que faz a criptografia, que embaralha os dados contidos na mensagem para que terceiro não destinatário não a entenda ou decifre.
-
quem errou é porque leu na velocidade 2.0 dou youtube kkkk
-
Redação péssima! A questão deu a entender que são as pessoas autorizadas que criam a criptografia da mensagem!