-
errado.
UNITIZAÇÃO E/OU EMBALAGENS DE CARGA
O avanço no embarque de cargas deu-se com a criação do conceito de carga unitizada, primeiramente, de forma mais rudimentar, através de amarrados, tambores, redes, etc. e, posteriormente, através da criação de pallets e, principalmente, pela criação do container, que foi a tecnologia mais bem sucedida e importante para o desenvolvimento do transporte marítimo e aquaviário.
O conceito de unitização na da mais é que o ato ou efeito de unitizar. Unitizar é reunir (cargas de diversas naturezas) num só volume, para fins de transporte.
Para fins econômicos, a unitização auxilia a movimentação, armazenagem e transporte de produtos, fazendo com que a transferência, do ponto de origem até o seu destino final seja com o mínimo de manuseio possível.
Dentro do conceito de unitização de cargas, inclusive porque os modais cada vez mais requerem este procedimento, várias são as vantagens resultantes, como:
Redução da quantidade de volumes a manipulados;
Menor número de manuseio da carga;
Menor utilização do uso de mecanização;
Redução no tempo de operação de embarque e desembarque;
Redução dos custos de embarque e desembarque.
Redução de custo com embalagens;
Diminuição das avarias e roubos de mercadorias;
Incentivo da aplicação do sistema door-to-door (porta a porta);
Padronização internacional dos recipientes de unitização.
Em um determinado tempo de minha formação, questionei-me sobre o assunto container x unitização. Oras, se o conceito de unitização é o ato ou efeito de unitizar, posso concluir que o container é uma forma de unitização. “Não”, essa foi a resposta que recebi de meu professor, porém nunca acredite nesse “Não” e fui pesquisar e conclui que: Conceito Container é uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante.
PRINCIPAIS FORMAS DE UNITIZAÇÃO
? Containers
? Paletização
? Pré-lingagem
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/unitizacao-de-carga/32333/
-
Errado
Conceitos Gerais e Tipos de Unitização
A unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maior agilidade e segurança em processos de desembarque e embarque. As cargas unitárias devem possuir o maior tamanho possível, desde que este tamanho seja compatível com os equipamentos de movimentação.
Os tipos mais comuns de unitização de cargas são as seguintes:
Cargas paletizadas
Cargas pré-lingadas
Contêineres
Tipos especiais de unitização
Exemplos de carga unitizada:
-
-
LEI Nº 9.611, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
Art. 24. Para os efeitos desta Lei, considera-se unidade de carga
qualquer equipamento adequado à unitização de mercadorias a serem
transportadas, sujeitas a movimentação de forma indivisível em todas as
modalidades de transporte utilizadas no percurso.
Parágrafo único. A unidade de carga, seus acessórios e equipamentos
não constituem embalagem e são partes integrantes do todo.
A unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maior agilidade e segurança em processos de desembarque e embarque. As cargas unitárias devem possuir o maior tamanho possível, desde que este tamanho seja compatível com os equipamentos de movimentação.
Os tipos mais comuns de unitização de cargas são as seguintes:
-
-
GABARITO: ERRADO
É justamente o contrário, nobres colegas. A unitização das cargas busca reunir diversos volumes em uma única unidade de carga transportável. A maneira mais comum de fazer isto é através do uso de pallets.
-
Ou unitização de cargas, ocorre quando se faz uma embalagem ( um amarrado de embalagens, ou alguma outra forma de agrupar ou prender embalagens do mesmo material, umas às outras ) para agrupar o material.
Geralmente, a idéia de unitização está associada á idéia de paletização que é o uso dos paletes ( ou pallets ) para transportar material.
-
Geralmente são armazenadas nesse tipo de estrutura.
http://adminlogistica.files.wordpress.com/2012/10/gaiola-de-armazenamento.jpg
-
Unitização ou carga unitária: é uma técnica de estocagem em que se juntam vários materiais a fim de formar um único volume.
-
Sei a resposta, não soube foi intender a pergunta....
-
"Unitilizar" significa que podemos transformar uma infinidade de cargas menores em uma única unidade transportável. colocar esse monte de coisas em cima de um único pallet (http://www.deliverysolutions.uk.com/images/pallet.jpg) e sair por aí com uma empilhadeira, onde quer que esse material seja necessário.
Uma coisa é carregar 1.000 unidades de bonecas, uma por uma, de um lado para o outro. Outra coisa, bem diferente, é amarrar tudo isso em um único pallet e mover tudo isso em questão de segundos de um lado para o outro.
Fonte: Administração de Recursos Materiais - Prof. Felipe Petrachini (Estratégia Concursos)
-
Uma organização que adota o modelo de embalagens baseado em unitização deverá unir (e não separar) as caixas do estoque uma a uma, formando diversos volumes.
-
Segundo Dias (2015),
Um conceito formal de carga unitizada poderia ser " uma carga constituída de embalagens de transporte, arranjadas ou acondicionadas de modo que possibilite o seu manuseio, transporte e amarzenagem por meios mecânicos, como uma unidade".
Administração de Materiais : Uma abordagem Logística, pg 181.
-
Unificação (carga unitária): É a técnica de estocagem cujo objetivo é juntar vários volumes de materiais a fim de formar uma única carga (uma carga una), por isso o nome unitização.
-
Carga Unitizada ou Unitária - conjunto de objetos mantidos como UMA UNIDADE DE CARGA durante trânsito. Reduz custo da manipulação, bem como dá rapidez.
Fonte: Livro Adm. Rec. Mat. Renato Fenili
-
gab= errado
unitizar= juntar formando um só volume
por aí já resolveria
-
ERRADO
Carga unitária / unitilização: reunião de varios volumes em uma só carga.
-
Se é para UNITILIZAR subentende-se uma