SóProvas


ID
947914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de documentos.

Ao se implantar um programa de gestão documental, o acesso aos documentos que apresentam valor imediato será restrito ao usuário interno.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta
    O documento pode possuir dois valores, sendo eles:
    *Valor administrativo, imediato :as informações contidas nos arquivos servem de base ao dia-a-dia da empresa, onde os usuários seriam, basicamente, os funcionários, os clientes, os administradores e quaisquer outros indivíduos que busquem informações relativas às atividades da instituição.
    *Valor histório, mediato :Num segundo momento, o arquivo pode também preservar, através de sua documentação, aspectos históricos relativos à instituição a que está inserido e mesmo à sociedade em geral. Neste momento, o usuário passa ser o pesquisador, o historiador ou qualquer pessoa interessada em conhecer o passado refletido nos documentos ali depositados.
  • Em relação aos documentos públicos, um cidadão que solicite um documento por meio da lei de acesso à informação é declarado usuário interno? 

    Acho que me confundi um pouco. Realmente, uma pessoa de fora não pode participar da gestão documental. Inclusive, ele tem acesso a um documento específico, ou cópia certifiicada. 

  • É questionável o gabarito desta questão mediante a questão da Lei de Acesso à Informação - LAI, que contrapõe a questão restrita aos usuários Internos da instituição. 
  • A questão está corretíssima !

    O examinador quis dizer o seguinte: os documentos de valor imediato (correntes, pertinentes à instituição) só poderão ser acessados por usuários internos (funcionários) e por algum  tempo , não poderá ser acessado por usuários externos (cidadãos)!
  • As justificativas apresentadas não são fortes o suficientepara validar a questão se for levar em conta a Lei de Acesso à Informação, e o caráterpúblico dos documentos.

    Por exemplo: em um secretaria de alguma vara da justiça, qualquer pessoa pode ter acesso aos autos (desde que não seja segredo de justiça, sobre o tema família e outros) logo nãoé restrito ao ambiente/usuário interno.

    Temos que saber qual foi a linha de pensamento do CESPE ao criar essa questão.

    LEI Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991

    CAPÍTULO II

    Dos Arquivos Públicos

    Art. 7º Os arquivos públicos são os conjuntos de documentosproduzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos deâmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência desuas funções administrativas,legislativas e judiciárias.

    CAPÍTULO III

    Dos Arquivos Privados

    Art. 17. A administração da documentação pública ou decaráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, doDistrito Federal e municipais.

    § 1º São Arquivos Federais o Arquivo Nacional do Poder Executivo,e os arquivos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. Sãoconsiderados, também, do Poder Executivo os arquivos do Ministério da Marinha,do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Exército e doMinistério da Aeronáutica.


  • FONTE: "Como avaliar documentos de arquivo", SAESP, pag. 06 (tabela)


    Idade do Documento:   ADMINISTRATIVA

    Valor:                              Imediato ou Primário

    Acesso:                         restrito ao organismo produtor 



  • Imediato --> valor primário

    Mediato --> valor secundário