SóProvas


ID
947926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos procedimentos adotados na gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

O prazo de guarda indicado para os documentos do arquivo impresso é de cinquenta anos.

Alternativas
Comentários
  • Resultado Errado
    Para que os documentos cumpram o seu ciclo de vida, é necessária uma análise de suas características, de forma a identificar os prazos que cada tipo de documento levará para cumprir sua finalidade administrativa (valor primário), bem como sua importância histórica (valor secundário).
    Esta análise é chamada tecnicamente de avaliação de documentos e será desenvolvida por uma comissão formada por pessoas que conheçam bem a estrutura e o funcionamento da instituição avaliada.
    Esta avaliação resultará na elaboração de um instrumento, que regulará o prazo de guarda e a destinação final de cada documento da instituição. É a chamada tabela de temporalidade, que, uma vez criada, deverá ser aprovada por uma autoridade competente do órgão, para que possa ser aplicada na instituição.
  • De acordo com a tabela de temporalidade o prazo de guarda de (Planos, programas e projetos de trabalho) e (Relatório de Atividades)   o prazo será de 05 anos na FASE CORRENTE e de 09 anos na FASE INTERMEDIÁRIA"
  • Gabarito: ERRADO

    O que define o prazo de guarda não é o suporte da informação (papel, disquete, cd), e sim o conteudo da informação contida no documento.

     

    2. Prazos de guarda (Resoluçao 14 - CONARQ, pág 42)

    Referem-se ao tempo necessário para arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou, mencionado, preferencialmente, em anos. 

     

    3 - METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO (Resoluçao 14 - CONARQ, pág 45)

     

    O processo de avaliação deve considerar a função pela qual foi criado o documento, identificando os valores a ele atribuídos (primário ou secundário), segundo o seu potencial de uso. 

    A metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se nas funções e atividades desempenhadas pelos órgãos públicos, tomando-se por base o conteúdo da informação contida nos documentos, pois somente desta maneira é possível realizar a análise e seleção documental com racionalidade e segurança. 

     

    Fonte: Resolução 14, CONARQ

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf