SóProvas


ID
947956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo, elaboradas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens a seguir.

As cópias de mensagens eletrônicas encaminhadas a grupos de trabalho, com a finalidade de informar ou referenciar uma situação, devem ser inseridas na categoria de documento de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!!


    Orientações da ONU apontam situações em que a mensagem de correioeletrônico NÃO é considerada documento arquivístico; dentre elas, destacamos:
    - mensagem cujo conteúdo é de caráter pessoal (não tem relação com as atividades do órgão ou entidade). - mensagem cujo conteúdo se refere a “correntes”, propagandas, promoções e afins. - cópia de mensagem enviada para grupos de trabalho ou coordenações, com a única finalidade de referência ou informação. - material de referência, isto é, documentos usados apenas para subsídio teórico no desenvolvimento de uma atividade.
  • Afffff!!! Pra fazer prova do CESPE agora tem que se saber até sobre as orientações da ONU?????
    Eu, hein!
  • As Comunicações internas ou circulares que são enviadas por email, não fazem parte do arquivo da organização?

  • É o que faltava! Valeu Ana Silva!

  • RESOLUÇÃO Nº 20 , DE 16 DE JULHO DE 2004 - Arquivo  Nacional
    1º Os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos deverão identificar, dentre as informações e os documentos produzidos, recebidos ou armazenados em meio digital, aqueles considerados arquivísticos para que sejam contemplados pelo programa de gestão arquivística de documentos.

       §1º Considera-se documento arquivístico como a informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida e recebida no decorrer das atividades de um órgão, entidade ou pessoa, dotada de organicidade e que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades.

       §2º Considera-se documento arquivístico digital o documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. São exemplos de documentos arquivísticos digitais: planilhas eletrônicas, mensagens de correio eletrônico, sítios na internet, bases de dados e também textos, imagens fixas, imagens em movimento e gravações sonoras, dentre outras possibilidades, em formato digital. 


  • a fonte da colega Ana silva são as "DIRETRIZES PARA A GESTÃO ARQUIVÍSTICA DO CORREIO ELETRÔNICO CORPORATIVO" do conarq

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Correio_eletronico_completo_2.pdf

  • Fazem, colega Waldyr Júnior, mas não as que a questão faz referência, como bem colocou a colega Ana Silva, baseando-se nas recomendações da ONU.

  • Material de Referência NÃO é considerado documento de arquivo.

    GAB:E