SóProvas


ID
948028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A sugestão de criação de modelos e formulários, o controle da criação de cópias e o controle de recebimento de documentos são atividades típicas da etapa de produção de documentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA
    CRIAÇÃO DE MODELOS E FORMULARIOS- OK (ATIVIDADE DE PRODUCAO DE DOCUMENTOS)
    AGORA O Controle da criação de copias e o controle de recebimento de documentos estao inseridos na FASE DE UTLIZAÇÃO na qual esta a ATIVIDADE DE PROTOCOLO
  • QUESTÃO ERRADA

    CRIAÇÃO - FASE PRODUÇÃO - criou> vc fz a produção

    CONTROLE - FASE UTILIZAÇÃO - controla>o que vc utiliza

    AVALIA E DESTINA - FASE DESTINAÇÃO - destinou>Intermediário/Permanente

  • Gab.: ERRADO

     

    1. Produção de Documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão. Nesta fase, deve-se intervir nos processos de geração dos documentos organizacionais, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. São projetados também modelos de formulários e demais documentos que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com as necessidades dos órgãos. Evita-se, portanto, a proliferação de documentos inúteis ou de duplicatas, de modo a otimizar e disciplinar também os serviços de reprografia e automação arquivística.


    2. Utilização de Documentos: esta fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Produção – Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando-se, dessa forma, que sejam elaborados os não essenciais. Assim, diminui o volume a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.

     

    Esta fase abrange os seguintes elementos:

    – gerenciamento de fichas e formulários (produção ou eliminação);

    – controlar os atos normativos (produção, atualização e divulgação desses documentos: decretos, estatutos, portarias, entre outros);

    – aproveitar de forma adequada os recursos reprográficos e informáticos (relacionados à automação de arquivos);

    – escolher materiais (de consumo e permanente) para as tarefas arquivísticas;

    – selecionar e capacitar pessoal para trabalhar com a documentação.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.