SóProvas


ID
948061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a ações culturais e educativas em arquivos permanentes.

As visitas escolares são uma possibilidade de difusão dos arquivos permanentes. Nessa modalidade, é possível o contato físico dos estudantes com os documentos.

Alternativas
Comentários
  • Contato físico não destroi os documentos?! Afinal o suor com acidez não degenera o documento. Imaginem numa classe de 50 alunos um documento histórico passando de mãos em mãos.
    Alguém sabe a resposta?!
  • CORRETA!

    A missão do Núcleo de Ação Educativa é difundir os serviços e o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, devolvendo o conhecimento ali produzido à sociedade.

    Entre as atividades desenvolvidas pela equipe da Ação Educativa, destacam-se a organização de oficinas técnicas e pedagógicas, exposições virtuais, cursos e seminários. Também faz parte das atribuições do núcleo o atendimento a grupos que queiram visitar o Arquivo Público do Estado de São Paulo.

    Dessa forma, a Ação Educativa divulga o potencial de pesquisa e a utilidade pública do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo para a sociedade. Para atingir esse objetivo, trabalha principalmente na área educacional, através de projetos que visam aproximar o Arquivo de instituições de ensino fundamental, médio e superior.
  • "Apesar de todos os riscos que apresenta, a manipulação dos documentos deve ser propiciada aos estudantes. Esse contato direto é mais imprescindível ainda na "aula" do que na "visita". Claro está que não basta apenas "tocar" o documento. Deve haver alguma leitura por parte do aluno, comentários de professores e arquivistas (se for o caso), além de relatório posterior a respeito, a ser entregue na escola."

    Fonte: Bellotto. Arquivos permanentes.
  • Se as consultas não são feitas como nos museus, então como pode uma turma de alunos ter acesso a documentos de uma determinada empresa.  Bom, uma questão anterior disse que as consultas não são feitas como nos museus. Por que? Deve ser por ter que haver uma prévia autorização da empresa para a consulta. Já nos museus basta pagar a entrada e pode-se ver tudo. Ou em alguns essa entrada é até grátis.

  • A questão foi tirada do livro da bellotto, que o cespe ammaaa!, a passagem é a que o Reginaldo citou