SóProvas


ID
948265
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Leia o trecho, a seguir, extraído de um exame de lesões corporais realizado em um Instituto Médico Legal do Paraná.

Lesões cutâneas, de bordas levantadas e centro deprimido, de consistência dura, com perda de substância, com as características de lesão eletroespecífica ou “marca elétrica” de Jellinek, localizadas, na face dorsal da mão direita, entre o 1º e 2º metacarpianos, e na face dorsal da mão esquerda, na base do polegar. Sobre as energias vulnerantes do tipo física descritas, considere as afirmativas a seguir.

I. A metalização ou impregnação da pele por partículas elétricas resultantes da fusão e vaporização dos condutores são elementos encontrados em choques elétricos envolvendo fios de cobre.

II. Quando há resistência do plano cutâneo e muscular, podem ocorrer também lesões térmicas caracterizadas por queimadura.

III. A marca elétrica de Jellinek é característica de dano por corrente elétrica natural ou artificial e que não tem relação com a porta de entrada da corrente elétrica no organismo.

IV. Quando existe morte decorrente de energia física do tipo eletricidade, esta se relaciona exclusiva- mente à extensão da queimadura resultante.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lesões: Marca elétrica de Jellinek - se apresenta, quando presente, com a forma circular elíptica ou estrelada com o centro encovado e as bordas elevadas; coloração esbranquiçada; consistência endurecida; mumificada. É indolor e fixa ao plano adjacente, as vezes toma a forma do condutor (fio, plug, placa). Não deve ser chamada de queimadura

    Verifica-se, visualmente, que a vítima sofreu eletroplessão, pela marca de Jellineck, que resulta da faísca elétrica que salta do condutor para a pele, antes de se estabelecer o perfeito contato entre esta e aquele, sendo característica de acidente com energia elétrica industrial


  • Muito específica essa questão!

    Cheguei ao ponto de pensar que estava respondendo questão para o cargo de Médico Legista!

    Fiz por exclusão das assertivas e acabei acertando.. Letra A!

    Estratégia para se passar em concurso também é fundamental... 

    E vamos aos estudos!

  • O que mata a III é que o sinal de Jellineck é característico dos choques por correntes INDUSTRIAIS!

    O choque por corrente elétrica natural, isto é, raios, causa a marca de LICHTENBERG.

  • Análises rápidas p/ se chegar a assertiva a)

    III. Marca ou Sinal de Jellinek decorre de eletricidade ARTIFICIAL apenas

    Com essa análise sobraria a assertiva a) e b). Analisamos então:

    IV. Não. A eletricidade também se relaciona com a profundidade da lesão ocorrida.

    Portanto assertiva a)

  • Sinal de Jellinek - Trata-se de ferida provocada por energia elétrica industrial. Não é queimadura, ainda que seja semelhante. Não define a causa da morte. 


    Sinal de Lichtemberg - Trata-se de ferida provocada por raios (fulguração). Visível na pele, mas a lesão é nos vasos.

  • I - A passagem de uma corrente elétrica pelo metal o deixa magnetizado (imantado), ou seja, o metal fica impregnado na pele (exemplo: pessoa que receber uma descarga elétrica e tem um relógio de ferro no pulso, provavelmente ficará com ele pregado na pele).

     

    II - A passagem de uma corrente elétrica pode provocar a queimadura no corpo (chamado de efeito joule).

     

    III - Explicado pelos colegas

     

    IV - O erro é falar que a passagem de corrente elétrica gera, exclusivamente, a morte por queimadura. Sendo que a morte pode advim de outras maneiras, como parada cardíaca.

  • A Marca de jellineck é justamente a porta de entrada da corrente elétrica.

  • Em medicina legal, sempre desconfie da palavra exclusivamente. Nada é exclusivo. 

  • kkkk, gostei do comentário da colega. Esta estratégia tem nome e é conhecida e usada por todos, embora alguns não admitam. Funciona mais ou menos assim: descarta-se  uma, duas ou três na medida do possível e marca-se com fé uma das outras que não descartou. O que importa neste caso é a Fé.

    Acontece que quando estamos no dia de sorte onde o universo esta conspirando a nosso favor, das trinta que usamos esta técnica acertamos 25 e aí vamos para o abraço.

  • Vejamos alguns conceitos:

    -ELETROPLESSÃO: lesões provocadas por eletricidade INDUSTRIAL.

    No tocante às lesões e morte por ação elétrica, temos ELETRICIDADE NATURAL (CÓSMICA) e ELETRICIDADE INDUSTRIAL (ELETROPLESSÃO).

    - MARCA ELÉTRICA DE JELLINEK: sinal específico de uma lesão provocada por ELETRICIDADE INDUSTRIAL. Trata-se de uma MARCA ELÉTRICA, no caso, uma FORMA ESPECIAL DE QUEIMADURA, de aspecto circular, elíptica ou em roseta, que pode PODE OU NÃO EXISTIR. Tem valor médico-legal para indicar a PORTA DE ENTRADA DA CORRENTE ELÉTRICA NO ORGANISMO. Indolor, não apresenta reações inflamatórias, forma-se rapidamente e apresenta grande tendência à cura.

    - DICA: NÃO CONFUNDIR COM SINAL DE LICHTEMBERG- sinal específico de lesão provocada por ELETRICIDADE NATURAL. Apresenta ASPECTO ARBORIFORME OU DE SAMAMBAIA, com intensa vascularidade no local.

    I) CORRETO- “Metalizações elétricas – representam as lesões mais simples e superficiais. Podem ser difusas ou por salpicos metálicos. São formadas pelo descolamento e impregnação da pele por partículas elétricas resultantes da fusão e valorização dos condutores." CROCE, Delton; CROCE Jr, Delton. Manual de Medicina Legal, 5.ed. São Paulo, Saraiva, 2007, p. 340.

    II) CORRETO- Lembre-se da fórmula Q= a R i T ("a" é a constante de Joule, que vale 0,24 calorias, resistência, intensidade (ao quadrado) e tempo. Veja que são grandezas diretamente proporcionais.

    III) INCORRETO- conforme exposição inicial.

    IV) INCORRETO- I- LESÕES PRODUZIDAS POR CORRENTES DE BAIXA, MÉDIA E ALTA TENSÃO:
    - BAIXA TENSÃO- ABAIXO DE 120 V- Fibrilação ventricular, parada cardíaca. Caso venha a óbito será o eletrocutado BRANCO (AUSÊNCIA DE SINAIS INDICATIVOS DA MORTE)
    - MÉDIA TENSÃO- ENTRE 120 V e 1200V- Há tetanização respiratória (provoca asfixia). Chama-se ELETROCUTADO AZUL
    - ALTA TENSÃO:- ACIMA DE 1200 V- morte cerebral, bulbar e cardiorrespiratória, parada respiratória central.

    GABARITO DO PROFESSOR: RESPOSTA A

  • Jellinek ------> Long Neck = Industrial


  • Olha só o bizu...

    Cheguei à assertiva correta por eliminação:

    Ao termos noções de medicina legal, é básico que saibamos alguns epônimos, no caso surgiu o de Jellinek. Ufa!!

    1º passo: sinal de Jellinek é característico de dano por corrente elétrica industrial, também chamado do doméstico. Já eliminaríamos as assertivas "C", "D" e "E". Restaram apenas, por óbvio, as assertivas"A" e "B".

    2º passo: PROCURE algum erro/deslize da banca. No caso "exclusiva- mente", além de estar com esse hífen aí, não sei por que, em medicina legal, muito raramente se afirma categoricamente algo com 100% de certeza. Na maioria dos casos é 99,999%, indicando uma probabilidade ou possibilidade. Portanto, eliminaríamos a assertiva "B".

    3º passo: marca a que sobrou. No caso a "A"

    4ª passo: você tem certeza que acertou. Agora, para quem diz que existe pleonasmo nas expressões "certeza" e "certeza absoluta", eis a diferença no passo 5.

    5º passo: você terá certeza absoluta quando sair o gabarito da banca.

    Aos estudos!! Boa sorte!!

  • Sinal de Jellinek - Trata-se de ferida provocada por energia elétrica industrial. Não é queimadura. Não define a causa da morte. LEMBRAR DE LONG NECK INDUSTRIAL

    Sinal de Lichtemberg - Trata-se de ferida provocada por raios (fulguração). Visível na pele, mas a lesão é nos vasos. LEMBRAR DE ICEBERG NATURAL

  • RESPOSTA: A

    COMENTÁRIOS

    I. Correta

    II. Correta

    III. A marca elétrica de Jellinek é característica de dano por corrente elétrica industrial.

    IV. Os mecanismos de morte decorrente da eletricidade são diversos, como parada cardíaca (arritmias) ou por cessação da musculatura respiratória.

  • Queimaduras decorrentes da corrente elétrica podem apresentar as seguintes modalidades:

    metalização, quando o fundo da lesão tem partículas metálicas do condutor;

    efeito jaule, quando a eletricidade é tranformada em calor em deccorência da resistência à passagem da corrente.

    Quando nos pés são chamadas de lesões de saída.

    A morte por energia elétrica pode ser:

    pulmonar: em razão da asfixia ou contratura dos músculos respiratórios causada por corrente elétrica na ordem de 20a 30 mA;

    cardíaca: causa por fibrilação ventricular, que é uma arritmia em que o coração tremula ( é como se estivesse parado)- 75 mA - 2 A;

    cerebral: consequente a hemorragias em vários locais como meninges, ventrículos cerebrais, bulbo e medula espinhal.

    DICA PARA MEMORIZAR: PCC

    fonte: livro de medicina legal e criminalística da prof. Neusa Bittar.

    Espero ajudar alguém!!!

  • I. A metalização ou impregnação da pele por partículas elétricas resultantes da fusão e vaporização dos condutores são elementos encontrados em choques elétricos envolvendo fios de cobre.

    R: CORRETA. (i) IMANTAÇÃO- é um fenômeno onde um metal ganha propriedade de imã, em razão do Campo Magnético gerado pela passagem da CE de origem natural.

    Ex.: imagine uma região rural em que há uma cerca com arames (feitos de metal) e você encontra um cadáver. O que os peritos criminais poderão fazer é analisar os metais em torno do cadáver, para saber se esses metais estão imantados. Quando a faísca elétrica passa por aquela região, ela gera um campo magnético, imantando os metais ao redor daquela localidade.

    (ii) METALIZAÇÃO - é o fenômeno em que os fragmentos do metal que a vítima usava na hora do impacto (aliança, cordão) vão impregnar a epiderme e a derme em razão da passagem da corrente elétrica. → Aquela corrente degradou os átomos daquele metal, permitindo que ele impregne a pele. 

    Ex.: o cadáver foi encontrado numa região rural e naquele não há nenhum sinal de violência externa. Usava uma aliança feita de metal (ou um cordão, anel, relógio) e os peritos criminais encontram pedaços desse material impregnado na pele da vítima. Isso sugere que por ali passou a corrente elétrica. Metalização.

    ATENÇÃO: Há casos de Metalização resultantes da fusão e vaporização dos condutores são elementos encontrados em choques elétricos envolvendo fios de cobre (Eletroplessão - energia industrial).

    II. Quando há resistência do plano cutâneo e muscular, podem ocorrer também lesões térmicas caracterizadas por queimadura.

    R: CORRETO.

    ⇒ Transformação da Eletricidade (Efeito JOULE):

    A quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à intensidade (A) da corrente, à  voltagem (V) do circuito, ao seu tempo de duração e à resistência do resistor. Assim, quanto maior for a resistência, maior esforço fará a corrente para atravessá-lo e esse esforço aquecerá o resistor.

    III. A marca elétrica de Jellinek é característica de dano por corrente elétrica natural ou artificial e que não tem relação com a porta de entrada da corrente elétrica no organismo.

    R: ERRADO.

    Sinal de JELLINEK (energia industrial) - é uma espécie de queimadura indolor e que não inflama, que caracteriza o PONTO DE ENTRADA da corrente elétrica (local por onde a pessoa tocou no condutor). Queimadura pela passagem elétrica. Não é uma marca obrigatória, podendo parecer ou não.

    IV. Quando existe morte decorrente de energia física do tipo eletricidade, esta se relaciona exclusiva- mente à extensão da queimadura resultante.

    R: ERRADO. Tb pode morrer de

    Parada RESPIRATÓRIA CENTRAL

    ou PERIFÉRICA  Parada CARDÍACA Central ou Periférica em ASSISTOLIA e Parada respiratória periférica por espasmo muscular (asfixia)

  • A eletricidade natural ou atmosférica, agindo letalmente no homem, se o individuo vier a falecer, ocorre a FULMINAÇÃO. Ex. RAIO. Se ocorre apenas uma lesão, ocorre a FULGURAÇÃO.

    As lesões externas tomam forma arborifome, conhecida como SINAIS DE LICHTENBERG, procedente de vasomotores, podendo desaparecer caso a pessoa sobreviva. E podem surgir queimaduras, hemorragias musculares, fraturas ósseas e etc.

    A morte pelo efeito de eletricidade atmosférica se da por inibição direta dos centros nervosos por paralisia respiratória e asfixia. Em outros casos predomina os efeitos cardíacos como fibrilação ventricular. Segundo FRANÇA, podem surgir queimaduras, hemorragias musculares, rupturas de vasos de grosso calibre e até do coração; fraturas osseas, congestão e hemorragia dos globos oculares; congestão polivisceral, fluidez do sangue, distensão dos pulmões e equimoses subpleurais e subpericárdica.

    As lesões mais intensas são os locais de entrada e saída da corrente elétrica (cabeça, tórax, pés).

    A eletricidade industrial ou artificial pode provocar lesões corporais, letais ou não, denominadas ELETROPLESSÃO, frequentemente ocasionadas por defeitos de instalações (campainhas, telefones, chuveiro elétrico), mau isolamento de fios condutores, imperícia ou negligencia da vitima. A ELETROCUSSÃO é a descarga letal.

    As lesões da eletricidade artificial variam de acordo com a corrente, alta ou baixa tensão. A lesão mais típica é a marca elétrica de JELLINEK (não são produzidas por arco voltaico que são centelhas ou faíscas de intensa luminosidade), embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão na pele de forma circular, elíptica ou estrelada, consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar a forma do condutor elétrico.

    FRANÇA, cita a classificação de PIGA, segundo ele as queimaduras elétricas cutâneas tem 3 formas:

    TIPO POROSO – com aspectos das imagens histológicas do pulmão

    TIPO ANFRATUOSO – parecido com esponja rota e gasta

    TIPO CAVITÁRIO - em forma de crateras com zonas de tecidos carbonizadas

    Metalização elétrica (causado por energia elétrica) é o destacamento da pele, com fundo da lesão impregnado de partículas de fusão e vaporização dos condutores elétricos. Aqui surgem os salpicos metálicos, caracterizados pela incrustação de pequenas partículas de metal que são impregnas de forma diversa. 

  • Jell(IN)ek ~> IN de industrial.
  • Essa eu fui por exclusão e ao ler a III ja eliminei 3 alternativas, porque a marca elétrica de Jellinek não é caracterizada por eletricidade natural, só por eletricidade artificial.

  • Resumo Eletricidade (retirei aqui do Qconcursos mesmo)

    ELETRICIDADE

    Eletricidade Natural  ---->  Conhecida como CÓSMICA

          (eletrofulminação)      Fulminação --> LETAL (Fuuuuulminante, morte)

          (eletrofulguração)       Fulguração --> Apenas lesões corporais

                          

    Sinal de Lichtemberg --> Aspecto arboriforme ou de samambaia com intensa vasculite local. (para lembrar desse sinal, pensa nos ICEBERGS (lichtemberg), são naturais, vêm da natureza, logo relaciona com a eletricidade NATURAL. )            

    Eletricidade Industrial ----> Conhecida como ELETROPLESSÃO

                            

     Sinal de Jellinek --> lesão com marca elétrica, forma especial de queimadura, indolor em razão da destruição dos filetes nervosos locais e pode ter forma circular ou estrelada. (para lembrar desse sinal, pensa nas LONG NEKS (jellinek), são feitas industrialmente, articiais, logo relaciona com a eletricidade artificial.)

    Pra cimaa!