SóProvas


ID
948547
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.

A característica de interesse será manifestada em decorrência

Alternativas
Comentários
  • O nível de dificuldade da questão é médio para alto, pois exige compreensão de todo o processo de síntese proteica, além da tecnologia do DNA recombinante. Na letra A, o incremento do DNA e a duplicação do gene transferido apenas não acarreta na manifestação da característica. O RNA transportador atua no transporte de aminoácidos na etapa de tradução do RNA mensageiro, o que invalida a letra B. A letra C não está correta porque proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado não expressariam a característica de interesse, pois este último não contem o transgene. A letra D aborda ativação do DNA do milho original, o que não faz sentido, uma vez que seu DNA não necessita ser “ativado”. A letra E é correta, pois a característica de interesse será manifestada em decorrência da produção e expressão de proteínas, que ocorrerá através do processo de síntese proteica a partir do DNA recombinante, como descrito na opção.
  • Letra 

     e)

    da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

  • Organismos transgênicos são aqueles que tiveram seu material genético modificado, pois receberam DNAs de um ou mais seres que não se cruzariam de formas naturais. Essa alteração é feita por intervenção de técnicas da engenharia genética. A geração de transgênicos visa obter características novas ou melhoradas em relação ao objeto original. GABARITO  LETRA   E

  • Quando um organismo é transgênico, ele recebeu uma sequência de DNA de outro organismo. Nesse contexto, a manifestação desse determiando gene conclui-se a partir do processo de tradução do RNA mensageiro.

    O ciclo de produção de proteínas ocorre da seguinte forma:

    1- Transcrição do DNA em RNA

    2 - Tradução do RNA mensageiro pelos ribossomos

    3 - Síntese de proteínas

  • Letra E

    A expressão do DNA recombinante se da através da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do próprio, ou seja, é necessário que haja tradução da fita de RNA para que a característica se manifeste.

  • De modo simplificado, a técnica de DNA recombinante utiliza enzimas de restrição extraídas de bactérias cujo sítio de ação consiste em trechos de DNA palíndramo, é portanto necessário que os sítios de ação estejam presentes tanto no vetor quanto no DNA de interesse, para além de que o gene a ser recombinado precisa estar inserido no interior deste último. Com o recorte por meio das enzimas de restrição o trecho do DNA com o gene de interesse pode ser recombinado com o do vetor, as bases nitrogenadas dos nucleotídeos inseridos, por serem trechos palíndramos, se unirão espontaneamente com pontes de hidrogênio, enquanto as ligações fosfodiéster 3'5 entre pentoses e fosfatos serão reestabelecidas por meio de uma enzima denominada DNA ligase. Com a obtenção do DNA recombinante, o gene de interesse passará a integrar o genoma do vetor, conforme o curso da síntese proteica prosseguir, o gene de interesse será transcrito e posteriormente traduzido em uma proteína funcional.