-
A questão refere-se ao processo de construção do modelo fabril de produção conhecido como “ Revolução Industrial” . As transformações na forma de produção foram, na verdade, bem mais lentas do que a Revolução da segunda metade do século XVIII na Inglaterra.
Elas tem seu ponto de partida, ao que tudo indica, mais ou menos no século XIII, com a produção artesanal para comércio, quando começa a haver abertura da economia feudal, primordialmente na ilha e nas áreas litorâneas do continente europeu (regiões da Península Itálica e ao redor do Mar do Norte), que não apresentavam uma economia tão estritamente natural e voltada para a auto-suficiência dos feudos .
A caracterização clássica da produção artesanal é a que está sendo demandada na questão: produção sem utilização de máquinas e sem ser uma produção em série. Cada produto era diferente do outro e apresentava peculiaridades de cada artesão. A produção artesanal não apresenta divisão de trabalho nem especialização da mão de obra em partes do processo produtivo. O artesão é responsável pelo processo, desde o trabalho com a matéria prima até o produto final.
A obra de Phylis Deane, citada na entrada da questão, é referência para o estudo das transformações que geram a Revolução Industrial, assim como o livro de Eric Hobsbawn Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo(2009) , como já dito no comentário da questão 10 de 2010
A opção correta é a de letra B
-
Basta saber o que é artesanato.. é o tipo de questão que se você errar no Enem perde ponto de acordo com o TRI..
-
''O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.''
-
Letra B
Artesanato se faz por trabalho manual e nao por meio de maquinas.
-
Letra B
O artesanato pode ser caracterizado pelo trabalho manual, diferente daquele recorrente nas industrias atuais, na qual se utiliza em grande ou toda parte do processo de máquinas. No artesanato, o artesão utiliza todo processo produtivo, desde a criação do produto até no seu acabamento - inclusive na sua venda. Desta forma, não se utiliza um processo de produção em série, acabando por sempre ter produtos diferentes um do outro.
-
"Artesanato: Os objetos são feitos a mão, com o auxilio de ferramentas.
Manufatura: Cada artesão executava uma tarefa especifica, sob supervisão de um chefe.
Maquinofatura: Era realizada por maquinas industriais em fabricas onde trabalham empregados assalariados."
https://brainly.com.br/tarefa/7480076#:~:text=Artesanato%3A%20Os%20objetos%20s%C3%A3o%20feitos,fabricas%20onde%20trabalham%20empregados%20assalariados.
-
Letra B
A questão faz referência aos momentos iniciais da industrialização, da primeira revolução industrial e dos modos produtivos que antecederam e originaram-a. O artesanato era a maneira manual de se produzir, conhecendo todos os aspectos de produção e produzindo em quantidade menor por dia. Esses ofícios geralmente eram passados de geração em geração.
-
GABARITO - B
O artesanato eramarcado pelo não uso da tecnologia, e sim o uso da manufatura no processo industrial, o que caracterizava o mesmo com mais simplicidade.
Bons estudos, caveira!