SóProvas


ID
949501
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Opinião
Podem me prender
Podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Aqui do morro eu  não saio não
Aqui do morro eu  não saio não.
Se não  tem água
Eu  furo um  poço
Se não  tem carne
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixa andar, deixa andar...
Falem de mim
Quem quiserfalar
Aqui eu  não pago aluguel
Se eu morreramanhã seu doutor,
Estou  pertinho do céu

Zé Ketti.Opinião. Disponívelem:  http:/www.mpbnet.com.br.
Acesso em:  28  abr.2010


Essa música fez parte de um importante espetáculo tea­tral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O pa­pel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de

Alternativas
Comentários
  • A letra de música transcrita acima exemplifica um momento específico do meio artístico e cultural brasileiro marcado pela denúncia do contexto sociopolítico no Brasil, após a instauração da ditadura militar em 1964, e pelo engajamento político de um grupo de artistas e intelectuais. Essa música estava inserida em um espetáculo teatral intitulado Show Opinião, sendo que este fazia parte de um cenário cultural marcado pelo espírito de transformação social dos artistas que atuavam naquele momento. Tendo em vista o cenário da cultura brasileira naquele momento, a opção “a” está incorreta, visto que as manifestações artísticas não eram pensadas de forma a agradar um público restrito, de classe média, e sim demonstrar o engajamento de seus criadores e contribuir para a politização das massas. A opção “b” também está incorreta, porque o objetivo dos músicos e outros artistas naquele momento não era valorizar o progresso, e sim evidenciar os dilemas vividos pela sociedade brasileira, entre eles a pobreza, a repressão política, entre outros. A opção “c” está incorreta, considerando que os artistas tinham a intenção de chamar as massas para participar do processo de transformação social, e não criticar sua passividade. A opção “e” também está incorreta, porque a meta era afrontar a ditadura e não apoiá-la. A opção correta, portanto, é a letra “d”, que evidencia o objetivo dos artistas engajados naquele momento, isto é, denunciar a situação sociopolítica através das manifestações culturais e artísticas, visto que outros meios de atuação política eram fortemente reprimidos pelo governo. 


  • Letra D

    A música de Zé Ketti é apresentada em 1964, ano em que o Brasil sofrera um golpe militar que tinha como característica além da violência, a perseguição aos seus opositores. A censura proibia que fossem feitas músicas ou espetáculos que contestassem a ordem social vigente.

  • Essa questão nem precisava ler o texto (apesar de pequeno), apenas lendo o enunciado da questão dá pra responder e foi o que eu fiz!

    as palavras que ajudam a matar a questão são: 1964, no Rio de Janeiro. e  Música Popular Brasileira (MPB)

    associando ao contexto histórico a gente encontra a letra D

  • Pra quem não sabia pela data, por exemplo, só pelo primeiro verso da música já dava pra sacar galera