SóProvas


ID
949543
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A  cárie  dental  resulta  da  atividade  de  bactérias  que degradam  os  açúcares  e  os  transformam  em  ácidos que corroem a  porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente  com  o  cálcio  e  um  açúcar  chamado  xilitol, agem  inibindo  esse  processo.  Quando  não se  escovam os  dentes  corretamente  e  neles  acumulam-se  restos de  alimentos,  as  bactérias  que  vivem  na  boca  aderem aos  dentes,  formando  a  placa  bacteriana  ou  biofilme. Na  placa,  elas  transformam  o  açúcar  dos  restos  de alimentos  em  ácidos,  que  corroem  o  esmalte  do  dente formando  uma  cavidade,  que  é  a  cárie.  Vale  lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis,  pois as bactérias possuem  polissacarídeos  intracelulares de  reserva.
Disponível em:  http://www.diariodasaude.com.br.  Acessoem:  11  ago 2010  (adaptado).

cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.
* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
HOUAISS, Antônio.  Dicionário eletrônico. Versão  1.0. Editora Objetiva,  2001  (adaptado)

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível fácil, exigindo apenas a interpretação do texto e análise das informações fornecidas por ele. Como lido no texto, bactérias presentes na boca se aderem aos dentes transformando açúcares em ácido que acabam por degradar a parte mineralizada dos dentes. Essa degradação pode gerar “buracos” que seriam as cáries (de acordo com o dicionário: degradação do osso por ação progressiva). Também é informado que a placa bacteriana se forma independente da alimentação, pois as próprias bactérias apresentam polissacarídeos de reserva, que seriam transformados no ácido corrosivo. Entretanto, a alimentação rica em açúcar combinada com má higienização bucal irá contribuir para uma maior proliferação dessas bactérias, aumentando a chance do aparecimento de cáries.
  • Açúcar e cáries andam sempre juntos. Porém, a quantidade total de açúcar que se consome tem menos impacto na formação de cáries do que a forma como esse açúcar é consumido.

     

    A cárie ocorre quando as bactérias que revestem os dentes se alimentam de açúcares simples. Ela cria um ácido que destrói o esmalte do dente. Quando se come algo doce, a bactéria leva por volta de 20 segundos para converter o açúcar em ácido, que então dura por 30 minutos.

     

    Isso significa dizer que uma lata de refrigerante é bem menos prejudicial para os dentes quando consumida em apenas alguns minutos do que a mesma lata de refrigerante quando consumida por algumas horas com goles repetidos, disse Carole Palmer, professora de saúde pública e serviço comunitário na Universidade de Medicina Dental Trufts.

     

    "Todas as vezes que açúcar é levado até a bactéria, o ácido será formado" disse Palmer, que recentemente publicou um artigo explorando mitos dentários na publicação Nutrition Today .

     

    "Os fatores que vão aumentar o risco de cárie não incluem a quantidade total de açúcar, mas o padrão de consumo. Você é do tipo que está constantemente dando goles? Você pega um refrigerante e o deixa em sua mesa toda a tarde? Faz uma xícara de café com açúcar e dá pequenos goles durante toda a manhã?"

     

    Ja o flúor juntamente com o cálcio e um açúcar, chamado xilitol agem inibindo esse processo, contudo o flúor deve ser usado com moderação, devido a sua alta toxicidade.

  • Nem precisa ler o texto. Vamos ganhar tempo.

  • Letra E

    A carie é causada por uma má higienização bucal e por consumir muito açúcar. Por isso é recomendado escovar bem os dentes tres vezes ao dia e nao consumir muito açúcar - procure uma alimentação mais saudável.

  • Letra E

    Com base no texto podemos concluir que a cárie dental tem uma influência direta na quantidade de açúcar ingerido e que pode se acumular na região bucal e com isso as bactérias usam isso como nutrientes e geram ácidos que corroem o esmalte do dente, levando a formação da cárie. Para evita-las é necessária uma boa higienização bucal e evitar o consumo excessivo de açucares.