SóProvas


ID
949549
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O texto “O vôo das Folhas” traz uma visão dos índios Ticunas para um fenômeno usualmente observado na natureza:

O vôo das Folhas
Como vento
as folhas se movimentam.
E quando caem  no chão
ficam  paradas em silêncio.
Assim  se  forma  o  ngaura.  O  ngaura  cobre  o  chão  da
floresta, enriquece a  terra e alimenta as árvores.]
As folhas velhas morrem  para ajudar o crescimento das
folhas novas.]
Dentro do ngaura vivem  aranhas,  formigas,  escorpiões,
centopeias,  minhocas,  cogumelos  e  vários  tipos  de
outros seres muito pequenos.]
As folhas também caem nos  lagos, nos igarapés e igapós.
A  natureza segundo os  Ticunas/Livro das Árvores.
Organização Geral dos Professores Bilíngües Ticunas, 2000.


Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo

Alternativas
Comentários
  • Na descrição do ngaura no poema indígena, fica clara sua importância no processo de ciclagem de nutrientes na natureza. O poema enfatiza o processo de transformação das folhas no chão da floresta e como isso enriquece o solo, folhas velhas que morrem e contribuem para o crescimento de folhas novas. Como se trata de matéria orgânica, o elemento amplamente envolvido é o carbono, sendo evidente, então, que o ngaura seja um produto do ciclo do carbono. Letra D correta. 
  • Os organismos quando morrem, sofrem o processo de decomposição pelos agentes decompositores, que são os responsáveis pelo fim da cadeia alimentar. Mas também são responsáveis pelo processo de reciclagem dos compostos orgânicos dentre os quais encontra-se o carbono, essencial para a geração de nova biomassa.

    LETRA D

  • O dióxido de carbono consiste numa substância fundamental para os seres vivos. Os vegetais utilizam esse gás para a realização da fotossíntese, processo pelo qual moléculas orgânicas são produzidas a partir da energia solar. No processo de respiração celular, o dióxido de carbono é produzido a partir da reação de oxigênio com a glicose e liberado por meio da expiração para a atmosfera. A degradação da matéria orgânica realizada por microrganismos decompositores também produz dióxido de carbono. Tais processos são partes fundamentais do ciclo do carbono.

     

    O ciclo do carbono se constitui pela absorção do gás carbônico pelos vegetais no processo de fotossíntese. Metade deste carbono absorvido é liberado para a atmosfera e a outra metade o vegetal utiliza para produzir açúcares (glicoses). Ao ingerir as plantas, os animais ingerem juntamente o carbono para seu organismo, sendo liberado através da respiração ou de sua decomposição.

  • A ''ngaura'' é o humus :) que é o resto da decomposição de animais e plantas, utilizado como moradia por muitas minhocas, como diz o texto, em área de floresta, o humus cobre o solo. Humus tem papel importante na decomposição  dos consumidores, presente no ciclo do carbono.

  • O que matou a questão " alimentam as arvores" ou seja, elas captam gás carbônico e transformam em oxigênio.

  • C R A C K

  • Quem errou assim como eu é porque não estudou DECOMPOSIÇÃO

    Nela ocorre consumo de O2 e liberação de CO2 além de alguns caso liberar metano

    Quando as folhas caem elas vão sofrer decomposição e o Carbono volta para atmosfera na forma de CO2

  • Letra D

    As folhas se decompõe.

    A decomposição da materia orgânica morta, esta relacionada ao ciclo do carbono.

  • [E] é a mais correta

    Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo do nitrogênio, já que na decomposição há a liberação do metano (nitrogênio) e carbono.

    Embora o gabarito oficial seja a alternativa [D], à época do exame esta questão foi criticada pelo fato de permitir que o aluno opte pelo ciclo do nitrogênio, carbono ou fosfato. Como a imagem diz aqui no prnt

    https://prnt.sc/vf8mb1

  • Letra D

    A questão faz referência ao Ciclo do Carbono, através da decomposição da matéria orgânica morta. No entanto, a interpretação do texto é ambígua, abrindo espaço também para o Ciclo do Nitrogênio, Letra E.

  • Eu discordo do questionamento de alguns colegas sobre o gabarito. É óbvio que, no limite, o "ngaura" impacta em todos os ciclos. Isso porque tudo está interligado: a divisão entre os ciclos biogeoquímicos é meramente didática. Alguém poderia argumentar, não sem razão, que a decomposição das folhas gera íons fosfato; logo, o gabarito deveria ser (C), fósforo. Por que a insistência com o nitrogênio quando o fósforo segue a mesma lógica? E por que a resposta não poderia ser (A), visto que "As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós" ?

    É simples: o cerne do texto é o processo cíclico da vida, no qual a decomposição é apenas uma parte. Gente, vida é carbono. Metabolismo é carbono. A química orgânica é a química do carbono. Ademais, a decomposição também está relacionada ao carbono, ué. Sobretudo o carbono: os decompositores buscam moléculas orgânicas (carbono) para oxidar e garantir a energia da sua sobrevivência. Nessa dinâmica, o nitrogênio é apenas "acessório", e não uma finalidade (p. ex., íons nitratos são receptores de elétrons em alguns tipos de respiração anaeróbia).

    Enfim, fica claro que o texto fala primordialmente de carbono, e não de outros elementos químicos.

    Gabarito : (D)

  • https://youtu.be/yfRiCoH1b4s

  • PQ NÃO SERIA O N?

    Pq p o N não desce e alimentas as árvores diretamente. somente o Carbono faz isso(através da fotossíntese) e ñ o N.

  • Sinceramente , por esse texto identificar que é ciclo do carbono vc tem que fazer uma viagem profunda kkk Jesus