SóProvas


ID
949588
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista que a questão nos pede para explicar a origem das adaptações mencionadas utilizando os conceitos de da teoria evolutiva de Lamarck, é necessário que o aluno reconheça e diferencie a teoria desse naturalista da teoria descrita por Darwin (a mais aceita atualmente). O ponto principal da teoria evolutiva de Lamarck é o que diz respeito à “lei do uso e desuso”, segundo a qual o que é usado pelo organismo se desenvolve e pode ser passado para gerações futuras e aquilo que não tem uso se atrofia. No caso do exemplo da questão, segundo a visão lamarckista a explicação para a ausência de olhos, por exemplo, seria a falta de uso dos mesmos, uma vez que os indivíduos vivem em um ambiente escuro. Esses órgãos, então, teriam se atrofiado e a característica não foi transmitida às gerações futuras. Letra B correta.
  • E por que a letra D está errada? Não é o mesmo princípio do uso e desuso citado na b?

  • A letra D esta errada porque trabalha questões de genética que eram desconhecidas na época de Lamark.

     A teoria de Lamark não prediz sobre incorporação de patrimônio genético como a questão esta afirmando.

  • Lamarckismo: Jean-Baptiste Lamarck, contrariando a teoria fixista da época, defendeu a teoria de que as características das espécies mudavam com o tempo. Em sua teoria, os órgãos que eram utilizados desenvolviam, enquanto os que não eram, atrofiavam. Esta é a Lei do uso e desuso dos órgãos.

    Porém esse raciocínio está incorreto. Vejamos um exemplo nos dias atuais: Um rapaz muito magro, de família magra e esposa com mesmo biotipo começa malhar muito, tomar suplemento alimentar e fica muito musculoso. Seu filho então nasce musculoso também. Este raciocínio foi chamado por Lamarck de Lei da herança dos caracteres adquiridos

     

    Darwinismo: Charles Darwin, observou que os animais mais aptos sobreviviam e passavam seus genes para os descendentes foi chamado de Lei da Seleção Natural. A seleção natural não é causada pelo sucesso reprodutivo do mais apto, a seleção é sobrevivência e reprodução diferenciais.

     

    Neodarwinismo: Nesta teoria, e evolução é o resultado de um conjunto de fatores, que atuam na composição de uma população:

     

    Mutação: É qualquer modificação na característica de uma espécie. As mutações podem ocorrer nas células somáticas e nas células germinativas, e esta pode ser passada para os descendentes. A mutação aumenta a variabilidade genética de uma população.

     

    Fluxo Gênico: Os alelos podem ser introduzidos em uma população através dos indivíduos migrantes, o que tende a aumentar a variabilidade genética da população.

     

    Seleção Natural: Existem três tipos de seleção:

     

    _Estabilizadora ou normatizadora: Seleção na qual os indivíduos com genótipo para características extremas são eliminados da população. Por exemplo indivíduos muito grandes e indivíduos muito pequenos.

     

    _Direcional: Quando uma característica é favorecida, em detrimento de outra, ou seja, um tipo de fenótipo, à direita ou à esquerda da média é favorecido.

     

    _Disruptiva: Quando os fenótipos à esquerda e à direta da média são favorecidos, formando grupos distintos.

     

    Deriva Genética: Quando uma população é muito pequena, o efeito da deriva genética é muito grande. A tendência da deriva genética é diminuir a variação dos genótipos, podendo até excluir um gene da população

     

  •  A resposta correta e letra b . e so pensar na lei do uso e  desuso prosposta por lamarck

  • Lamark não é o responsável pela Lei do uso e desuso e pela Lei de transmissão de caracteres adquiridos? Sendo assim, perderia as patas por desuso e passaria tal caracterisca para os descendentes

  • Sim a letra D poderia esta correta, mas, no tempo de Lamarck, não existia um aprofundamento na área da genetica, então, ao usar o ponto de vista de Lamarck, ele não deveria citar a genetica, já que a genetica não tinha sido estudada como hoje, na verdade era desconhecidao, então não teria como por essa relação. Além disso, lamarck não falou que as partes do corpo são perdidas do dia para noite, soltas do nada quando se deixa de usar por um dia, ele falou que elas atrofiavam e nas seguintes gerações ela não aparecia, mas ele não conhjecia o mecanismo existentes no passar das gerações.

  • Letra B

    Lamarck => Lei do uso e desuso; herança dos caracteres adquiridos

    Lei do uso e desuso => Se eu nao uso alguma parte do corpo, ela ira atrofiar e irei perde-la.

  • Gabarito B

    Lamarck:

    • "Lei do uso e desuso" → quanto mais usa os órgãos, mais desenvolve. Quanto menos usa, se atrofia. ex: o pescoço da girafa só é grande pois as árvores eram altas e elas tinham que alcançar.

    • "Lei dos caracteres adquiridos" → características passadas de geração. ex: pai faz tatuagem, o filho nasceria com tatuagem.

  • ● Uso e desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. Isso faz com que os organismos se modifiquem para se adaptar e sobreviver ao meio.

    ● Transmissão dos caracteres adquiridos: alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.

    Exemplo do lamarckismo. Girafas que “usam” mais o pescoço, alongando-o, aumentam essa característica (uso e desuso). Como ela foi adquirida ao longo da vida, é transmitida ao longo das gerações (transmissão dos caracteres adquiridos).

  • A pegadinha da alternativa (D) é tão manjada que dá até raiva em cair.

    Lamarck não tinha conhecimentos significativos de genética (tampouco Darwin). O conceito de gene e de DNA só viria no século XX, de modo que falar em "genética", nestas questões, é flagrante anacronismo. E o pior (ou melhor, dependendo do referencial) é que cai a rodo nos vestibulares.

    Falou em genética e citou expressamente a visão de Lamarck ou a de Darwin, tá errado.

    Gabarito : (B)

  • Como já foi citado pelo colega Henrique Simão, as alternativas que assoarem a Lamarck ou Darwin conhecimentos de genética estão errôneas, pois as ideias genéticas só surgem após tais cientistas.

    Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

    A

    as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural. Essa teoria é de Darwin e não de Lamarck.

    B

    a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

    C

    o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes. Lamarck não possui noções de genética.

    D

    as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes. Lamarck não possui noções de genética.

    E

    as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram. Lamarck não possui noções de mutação.

    Lamarck se baseia nas ideias de:

    • "Lei do uso e desuso" → quanto mais usa os órgãos, mais desenvolve. Quanto menos usa, se atrofia.

    • "Lei dos caracteres adquiridos" → características passadas de geração. 

    Darwin se baseia na ideia de Seleção Natural.

    INSTAGRAM: @aspiradedeu