A) errada
A manobra de Valsalva, é realizada ao se exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio se a tuba auditiva estiver aberta. Esta manobra aumenta a pressão intratorácica, diminui o retorno venoso ao coração e aumenta a pressão arterial. serve para 'limpar' os ouvidos (equalizar a pressão) quando a pressão ambiental mudar, como no mergulho ou aviação, ou até mesmo subindo ou descendo uma serra.
c)
Com o nome devido à localidade onde foi desenvolvida, utiliza a avaliação de 3 achados físicos em menos de um minuto:
1. Queda facial
2. Debilidade dos braços
3. Fala anormal
Paciente com aparecimento súbito de 1 destes 3 achados tem 72% de probabilidade de um AVC isquêmico, se os 3 achados estiverem presentes a probabilidade é maior que 85%.
d) A escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala neurológica que parece constituir-se num método confiável e objetivo de registrar o nível de consciência de uma pessoa, para avaliação inicial e contínua após um traumatismo craniano. Seu valor também é utilizado no prognóstico do paciente e é de grande utilidade na previsão de eventuais seqüelas.
Existem 3 formas comuns de obstrução das vias aéreas em adultos.
Para cada uma, há um tratamento diferente.
1. Corpo estranho:um corpo estranho (p. ex., alimento) pode instalarse nas vias aéreas e bloqueá-las.
2. Língua relaxada: a língua pode cair para trás, na garganta, obstruindo as vias aéreas levando a vítima à inconsciência.
3. Edema das vias aéreas: o edema e a obstrução das vias aéreas
superiores ou inferiores podem produzir-se por doenças como asma, infecção ou alergia. A posição da cabeça ou do pescoço e a manobra de Heimlich
não eliminam tal forma de obstrução.
fonte: manual aph CBMDF