SóProvas


ID
950401
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As especificidades das atividades dos Senadores da República criam uma complexidade sobre a diferenciação entre o que é documento público e privado, que tem na base dessa relação

Alternativas
Comentários
  • documento público é todo documento expedido na forma prescrita em lei, por funcionário público, no exercício de suas atribuições. A condição essencial do documento público é o caráter de autenticidade, que não existe em papéis escritos a lápis.
    Sendo assim considerados documentos públicos, por exemplo, as cópias autenticadas, traslados, certidões, fotocópias e xerocópias autenticadas ou conferidas com os documentos originais.

    Portanto as atividades funcionais de um funcionário público como um Senador da República, no exercícios de suas funções por exemplo, trás o carácter de documento público.  Toda forma contrária a esta idéia e relação define como documento privado.


  • Alternativa C. Nesta questão o candidato poderá fazer uma confusão com a classificação de arquivo púlico e arquivo privado. Considerando arquivo a diferenciação estará na entidade mantenedora que poderá exercer atividades públicas ou privadas. Mas a questão trata de documento público e privado, então estes serão diferenciados pela sua funcionalidade. Para documentos públicos levaremos em consideração aqueles que regulam a vida política e administrativa de uma nação, estado, município. Assim, como também, testemunhar acontecimentos de cunho público ou privado.
  • Acho que a complexidade começou na pergunta da banca!
    Achei confusa!!!!
  • Significa que quando trata de "documentos", é na questão de funcionalidade?

     

  • FUNCIONALIDADES = FUNÇÃO DO ARQUIVO

  • Questão mal elaborada

  • Gab. C