SóProvas


ID
950578
Banca
IESES
Órgão
CRA-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de departamentalização estabelece como regra de composição das partes da estrutura de uma organização, as necessidades do nicho de mercado, é conhecido por:

Alternativas
Comentários
  • Correta, letra E

    Breve explicação sobre esse tipo de departamentalização:

        Segundo Djalma Rebouças Oliveira (2000, pg 201), conceitua departamentalização por cliente da seguinte forma:  “Consiste em agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço para satisfazer determinados clientes. É usada principalmente no agrupamento de atividade de vendas ou serviços”
               A organização por clientes envolve muito o interesse pela satisfação do consumidor, é focada em especializar seu atendimento e administração em seu nicho de mercado.
               Com isso, a base da organização está nos clientes, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado.
               Nesse sentido essa divisão considera as características dos clientes, como o sexo, idade, tipo de consumo dentre outras.
               A departamentalização por cliente divide as unidades organizacionais para que cada uma delas possa servir um diferente cliente, quando estes requerem diferentes métodos e características especificas de venda, de produtos e ás vezes diferentes serviços organizacionais, sendo assim a estrutura organizacional está centrada no cliente.
               Esse estilo de departamentalização é indicado quando o negocio da empresa depende de diferentes produtos ou serviços e quando está oferece uma variedade de produtos e serviços, que variam conforme o tipo e necessidades do cliente, esta é muito parecida com a departamentalização por produto, uma vez que o cliente busca determinado produto.
                Nesse sentido deve-se observar que é uma estratégia que predispõe os administradores e todos os participantes à satisfação das necessidades e requisitos dos clientes e permite concentrar todos os conhecimentos sobre as diferentes necessidades e exigências dos diferentes canais mercadológicos existentes.
  • Nicho de mercado

    Em administração, e marketing, nicho é a porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos, com consumidores exigentes, normalmente. Nicho de mercado é um segmento de público, que muitas vezes suas necessidades não são bem exploradas

  • O x da questão é saber o que é nicho de mercado. Sem  delongas e de forma breve, está relacionado com um grupo de clientes mais exigentes com hábitos específicos. Portanto, há necessidade da departamentalização por cliente, atendendo de forma mais específica os grupos/níveis de clientes de acordo com suas necessidades.

  • No meu gabarito só ia até D... Bom, aqui pra mim é a letra D.

  • Nicho de mercado, demanda, etc = cliente 

  • Perfil do cliente é um aspecto muito importante e deve ser levado em consideração questões como as necessidades, preferencias, exigências e desejos dos clientes ; 

  • Gab.: Alternativa D

    Departamentalização por cliente

    Situação em que as unidades organizacionais são projetadas em torno de grupos de clientes e suas respectivas necessidades. Em uma instituição pública pode existir atendimento ao menor, atendimento à mulher, ao idoso etc. Outro exemplo é uma loja de roupas que pode dividir em setor masculino, setor feminino e infantil.

  • LETRA D CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.

  • O conhecimento sobre os critérios de departamentalização se faz necessário para que esta questão seja respondida corretamente. Dentre as opções, vejamos qual atende ao comando da questão.

    A - incorreta. A departamentalização mista, ou híbrida, é o resultado de uma combinação de mais de um critério de departamentalização. Sendo várias as possibilidades de combinações. A estrutura matricial não pode com a mista ser confundida.

    B - incorreta. A departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.

    C - incorreta. Departamentalização por funções fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.

    D - correta. Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.

    Tendo visto as alternativas, concluímos que a letra "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.