SóProvas


ID
951196
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem da administração de que não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional e que a estrutura de uma organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo, refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • "A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindno um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado" (Chiavenato).
  • TEORIA DA CONTINGÊNCIA: Onde ocorreu o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização. Tudo depende das características ambientais para a organização. Os sistemas culturais afetam as organizações. Essa teoria é um passo além da teoria de sistemas em Administração. Ela procura compreender como operam outras organizações
  • TEORIA COMPORTAMENTAL: é uma teoria deixada como herança da teoria das RH; ela ampliou o conceito do comportamento social, comparando estilo tradicional de Administração com o moderno estilo na compreensão dos conceitos de comportamento de motivação. Para mudar uma organização e para se adaptar à dinâmica é preciso mudar o comportamento dos seus participantes e suas relações.
  • TEORIA ESTRUTURALISTA: O conceito de organização e do homem são amplificados numa tentativa de integração entre as abordagens clássicas e humanisticas a partir de uma moldura da Teoria da Burocracia. Os Estruturalistas desenvolvem análises comparativas das organizações facilitando a localização de características organizacionais.
  • Teoria da Contingência (Chandler e cia)

    Foco na tecnologia, com todas as características das teorias anteriores;

    Nada é absoluto, tudo é relativo;

    Estrutura organizacional flexível e adaptável;

    Os cargos são continuamente modificados e redefinidos;

    Descentralização das decisões;

    Hierarquia flexível;

    Amplitude de comando do supervisor e extensa...

    Na realidade as organizações orgânicas funcionam como um sistema vivo, aberto e complexo, extrovertido e voltado principalmente para a sua interação com o ambiente externo.