SóProvas


ID
951298
Banca
EXATUS
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A gravação do número de identificação veicular é feita no chassi ou monobloco. (combinação de 17 caracteres, estruturada em 3 seções), a segunda seção:

Alternativas
Comentários
  • Norma Brasileira Registrada - NBR 3-6066 de julho de 80 Passou a vigorar a partir de Janeiro de 1989 Conteúdo básico do VIN (Vehicle Identification Number) O número de identificação do veículo (VIN) é composto por 17 dígitos divididos em três seções sendo: I. a primeira, o identificador internacional do fabricante (WMI) Word Manufacturer Identifier; II. a segunda, a seção descritiva do veículo (VDS) Vehicle Descriptor Section; e III. a terceira, a seção indicadora do veículo (VIS) Vehicle Indicator Section
  • A pergunta que não quer calar: Esse tema poderá ser cobrado na PRF deste ano?

    Eu acho que não, mas gostaria de ouví-los.
  • Bem, o CESPE não costuma fazer esse tipo de questão. Mas nunca é bom descuidar.

    Antonio
  • Isso não faz parte do CTB faz?
    Está na categoria errada não está!?
  • ARTIGO 114
    Capítulo IX - DOS VEÍCULOS
    Seção III - Da Identificação do Veículo

    O veículo será identificado obrigatoriamente por caracteres gravados no chassi ou no monobloco, reproduzidos em outras partes, conforme dispuser o CONTRAN.

    § 1º A gravação será realizada pelo fabricante ou montador, de modo a identificar o veículo, seu fabricante e as suas características, além do ano de fabricação, que não poderá ser alterado.

  • ESSA questão é sobre a placa VIN numero de identificação do veiculo. posso estar errado mais essa placa tem 4 secoes a nao ser q o digito de controle nao conte (se nao so tem 3) e a 3 é sobre numero sequencial de produção que contem ano, fabrica e sequencia de fabricação.

    marcaria a opcao c 

  • De acordo com as especificações vigentes e formatos estabelecidos pela NBR 3 nº 6066 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, o número de identificação do veículo - VIN (vehicle identification number) é composto por uma combinação de 17 caracteres, que são estruturados em três seções (WMI/VDS/VIS). Vejamos cada uma delas:

    Identificador internacional do fabricante - WMI (world manufacturer identifier): Primeira seção do VIN, que identifica o fabricante/montadora do veículo.

    Seção descritiva do veículo - VDS (vehicle descriptor section): Segunda seção do VIN, que fornece informações descritivas das características gerais do veículo.

    Seção indicadora do veículo - VIS (vehicle indicator section): Terceira e última seção do VIN, sendo a combinação de caracteres para distinção dos veículos em produção.

    Portanto, de acordo com a NBR 3 nº 6066 da ABNT, a segunda seção do VIN, que é a seção descritiva do veículo - VDS (vehicle descriptor section), fornece informações descritivas das características gerais do veículo.



    Resposta: B

  • O número de identificação do veículo (VIN) é composto por 17 dígitos, divididos em 03 seções:

     I SEÇÃO. a primeira, o identificador internacional do fabricante (WMI) 

    II SEÇÃO. a segunda, a seção descritiva do veículo (VDS) 

     III SEÇÃO. a terceira, a seção indicadora do veículo (VIS) 

     

    espero ter ajudado :)

  • Resolução nº 24/1998 e Resolução nº 581/2016.

    Os veículos produzidos ou importados a partir de 1º de janeiro de 1999, para obterem registro e licenciamento, deverão possuir a Identificação Veicular Internacional.

    Exceções: tratores; protótipos exclusivos para competição; viaturas militares operacionais das Forças Armadas.

    A Identificação Veicular Internacional possui DEZESSETE dígitos sendo sua totalidade o Número de Identificação Veicular (VIN) e dentro dessa identificação a partir do dígito ONZE até o DEZESSETE a Identificação Seqüencial de Produção (VIS).

    O Décimo dígito do Número de Identificação Veicular (VIN) será obrigatoriamente o da identificação do modelo e fabricação do veículo, que poderá ser alfanumérico.

    O Número de Identificação Veicular (VIN) e a Identificação Seqüencial de Produção (VIS) quando em chapas ou plaqueta colada, soldada ou rebitada, destrutível quando de sua remoção, ou ainda por etiqueta autocolante e também destrutível no caso de tentativa de sua remoção.

    A gravação do Número de Identificação Veicular (VIN) no chassi ou monobloco, deverá ser feita, no mínimo, em UM ponto de localização, em profundidade mínima de 0,2 mm.

    Nos veículos reboques e semi-reboques, as gravações serão feitas, no mínimo, em DOIS pontos do chassi.

    Para os veículos tipo ciclomotores, motonetas, motocicletas e deles derivados, a altura dos caracteres da gravação do Número de Identificação Veicular (VIN) deve ter no mínimo 0,4 mm.

    A gravação do Número Seqüencial de Produção (VIS), podendo ser, a critério do fabricante nos seguintes locais: coluna da porta dianteira lateral direita; compartimento do motor; pára-brisa; vidro traseiro; DOIS vidros de cada lado do veículo, excetuados os quebra-ventos.

  • A segunda seção do VIN, o VDS, fornece a descrição de características gerais do veículo.

    Gabarito: B