Gabarito: Alternativa C
TÉCNICA DO PÓ: Sendo a mais utilizada entre os peritos, a técnica do pó nasceu juntamente com a observação das impressões e sua utilização remota ao séc XIX e continua até hoje. É usada quando as IPL localizam-se em superfícies que possibilitam o decalque da impressão, ou seja, superfícies lisas, não rugosas e não adsorventes. A técnica do pó está baseada nas características físicas e químicas do pó, do tipo de instrumento aplicador e, principalmente, no cuidado e habilidade de quem executa a atividade – vale lembrar que as cerdas do pincel podem danificar a IPL. Além dos pincéis, a técnica também pode ser realizada com spray de aerossol ou através de um aparato eletrostático.
Quando a impressão digital é recente, a água é o principal composto no qual as partículas de pó aderem. À medida que o tempo passa, os compostos oleosos, gordurosos ou sebáceos são os mais importantes. Esta interação entre os compostos da impressão e o pó é de caráter elétrico, tipicamente forças de van der Waals e ligações de hidrogênio.
Tipos de Pós:
Pretos: pó de óxido de ferro; pó de dióxido de manganês, pó negro-de-fumo.
Brancos: pó óxido de titânio; pó carbonato de chumbo.
Principais agentes reveladores
Negro de fumo
- Pó preto fino
- Superfícies claras
- Pulveriza por meio de pincel. suor e/ou óleo das cristas papilares
Carbonato de chumbo
- Pó branco fino
- Superfícies transparentes e escuras
- Pulveriza por meio de pincel. suor e/ou óleo das cristas papilares
Cianoacrilato
- vapor super cola
- Vapor de super cola por alguns minutos para fixação da impressão digital, deixando-a branca.
- Superfícies não porosas (vidro, lata de refri, envernizados, plásticos
- Reage com Água/gordurosas
Ninidrina
- Spray de ninidrina, mas também há câmaras
- Superfícies porosas (papel, papelão)
- Reage com Aminoácidos/proteínas
Nitrato de prata
- Material altamente corrosivo. Aplica-se no escuro, espera, e é exposta a luz forte.
- Superfícies porosas (papel, papelão, madeira)
- Reage com íons de cloreto do suor (glândulas sudoríparas) -NPC.
- O cloreto de prata é indissolúvel, após a lavagem do papel, todo o material é removido, exceto o desenho deixado pela mancha de suor.
Ácido aminofluorocrômico (DFO)
- Parece com a Ninidrina, mas é mais EFICAZ. Spray de ninidrina, mas também há câmaras
- Superfícies porosas (papel, papelão, madeira)
- Reage com Aminoácidos/proteínas
Cristais de violeta de genciana
- Imagem púrpura de concentração intensa
- Superfícies de viscosidade e aderência
- Reage com Gorduras do suor sebáceo
Vapores de Iodo
- Material altamente corrosivo
- Muito utilizado em papel
- Reage com Gorduras do suor sebáceo (ácidos graxos)
Amido Black
- Mancha preta/azul escura em contato com sangue
- Sangue
- Reage com Proteínas presentes no sangue
Pó magnético
- Pó fino magnético
- Danifica bem menos a impressão digital (nenhuma cerda toca na superfície)
- Pode ser utilizado em Superfícies em geral, muito usado em papel
O grafite, o talco, a poeira e outros tantos pós extremamente finos, mais uma série de substâncias, podem ser utilizados para revelar impressões latentes, dependendo, porém, da capacidade e conhecimento do perito na arte.
Fonte: meus resumos