SóProvas


ID
952060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca da responsabilidade do auditor externo e das técnicas adotadas para a execução de seus trabalhos, julgue os itens a seguir.

Para determinar a amostra, o auditor deve considerar, entre outros pontos, o risco de amostragem e o erro esperado; na seleção da amostra, o auditor pode optar pela seleção sistemática, aleatória ou casual.

Alternativas
Comentários
  • Para determinar a amostra, o auditor deve considerar, entre outros pontos, o risco de amostragem e o erro esperado; na seleção da amostra, o auditor pode optar pela seleção sistemática, aleatória ou casual. Correta conforme a NBC T 11.11 - AMOSTRAGEM, nos seguintes itens:

    11.11.2.5. Tamanho da Amostra

    11.11.2.5.1. Ao determinar o tamanho da amostra, o auditor deve considerar o risco de amostragem, bem como os erros toleráveis e os esperados.

    11.11.3.1.3. Na seleção de amostra, devem ser consideradas:

    a) a seleção aleatória ou randômica;

    b) a seleção sistemática, observando um intervalo constante entre as transações realizadas; e

    c) a seleção casual, a critério do auditor, baseada em sua experiência profissional.
    Bons estudos
  • Conforme exposto no livro do Sérgio Jund:

    Ao planejar ou projetar uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar: os objetivos específicos da auditoria a população da qual o auditor deseja extrair a amostra a estratificação da população o tamanho da amostra o risco da amostragem o erro tolerável o erro esperado
    A seleção da amostra pode ser:

    aleatória ou randômica sistemática ou por intervalo casual ou a esmo
    Abraços e bons estudos!
  • Gabarito C

     

    Amostragem Sistemática: os elementos que constituirão a amostra são escolhidos segundo um fator de repetição (um intervalo fixo). Sua aplicação requer que a população esteja ordenada segundo um critério qualquer, de modo que cada um de seus elementos possa ser unicamente identificado pela sua posição (uma lista que englobe todos os seus elementos, uma fila de pessoas, etc.)

     

    Amostragem Aleatória: também chamada de aleatória simples, é aquela na qual todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra; os elementos da amostra são, por isso, escolhidos por sorteio. Para que o sorteio possa ser realizado, é necessário que os elementos da população estejam identificados.

     

     

  • A seleção de amostra casual não é apropriada

    quando usar amostragem ESTATÍSTICA.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    Amostragem - Seleção das Amostras:

    (CESPE/IBAMA/2013) Uma amostra, para ser considerada representativa de determinada população, deve conter as características dos elementos dessa população.(CERTO)

    (CESPE/MC/2008) Para determinar a amostra, o auditor deve considerar, entre outros pontos, o risco de amostragem e o erro esperado; na seleção da amostra, o auditor PODE optar pela seleção sistemática, aleatória ou casual. (CERTO)

    (CESPE/TCE-RO/2019) Em auditoria, os métodos de seleção de amostras limitam-se a três: a seleção aleatória, a sistemática e a de blocos.(ERRADO)

    (CESPE/SEBRAE-BA/2008) A seleção sistemática ou por intervalo é a que assegura que todos os itens da população ou do estrato fixado tenham idêntica possibilidade de serem escolhidos.(ERRADO)

    (CESPE/ANAC/2012) A amostragem por conglomerado é realizada quando a população a ser pesquisada é subdividida em regiões homogêneas quanto às características a serem observadas ou testadas (CERTO)

    (CESPE/MC/2008) A amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho utiliza a teoria de amostragem de atributos nos procedimentos de transações e de saldos e apresenta suas conclusões em valores monetários. Sua aplicação verifica, principalmente, se as transações e saldos estão sendo registrados de maneira superavaliada.(CERTO)

    (CESPE/TRT-17ª/2009) Quando uma amostra for estratificada, cada unidade de amostragem deverá pertencer, exclusivamente, a um estrato.(CERTO)

     (CESPE/TRE-ES/2011)A amostragem estratificada, procedimento adotado pela auditoria, é indicada para o exame de contas cujos valores individuais apresentam pequenas diferenças. Assim, valores similares são distribuídos pelos diversos estratos, para que cada grupo reflita as disparidades da população.(ERRADO)

     (CESPE/Telebras/2013) Considere que uma carteira de clientes de uma instituição financeira seja composta pelas classes ouro, prata, cobre e lata. Para que a auditoria realizada nessa instituição possa avaliar a gestão de riscos dos financiamentos concedidos, é mais adequado empregar a amostragem estratificada em função das classes de clientes, o que terá maior probabilidade de aumentar a eficiência do trabalho, desde que as subpopulações sejam distintas e cada classe possua características similares. (CERTO)

    Gabarito: Certo.

    “Um objetivo nada mais é do que um sonho com limite de tempo”.

    Joel L. Griffith

     

  • Os principais métodos para selecionar amostras correspondem ao uso de seleção aleatória, seleção sistemática e seleção ao acaso.

    • Seleção Aleatória: aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios;
    • Seleção Sistemática: em que a quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem como, por exemplo, 50, e após determinar um ponto de início dentro das primeiras 50, toda 50ª unidade de amostragem seguinte é selecionada;
    • Seleção ao acaso: na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada;
    • Seleção de bloco: envolve a seleção de um ou mais blocos de itens contíguos da população.

    (Estratégia Concursos)