SóProvas


ID
952147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito do uso de amostragem em trabalhos de auditoria, julgue os itens a seguir.

A amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho utiliza a teoria de amostragem de atributos nos procedimentos de transações e de saldos e apresenta suas conclusões em valores monetários. Sua aplicação verifica, principalmente, se as transações e saldos estão sendo registrados de maneira superavaliada.

Alternativas
Comentários
  • pensei que quando se tratava de valores monetários se tinha em conta as amostragens de variáveis e não de atributos!!!
    alguém me explica????
    grato
    batista
  • A amostragem proporcional ao tamanho não se confunde com a amostragem por atributos (que em geral é utilizada para testes de controle) e amostragem por variáveis. A PPT relaciona-se aos testes subst (ou proc substantivos), assim como a amostragem por variáveis.

    Para guardar é bom Para ir Para TV tem q ter substância (teste substantivo), já para ser controlado (testes de controle) basta ter um atributo (ser vivo, por exemplo). Eu guardei assim...

  • CORRETA. A amostragem PPT baseia-se na Teoria de Amostragem de Atributos e a amostragem clássica de variáveis baseia-se na Teoria da Distribuição Normal. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772006000100006

  • Que NBC diaz isso? "verifica, principalmente, se as transações e saldos estão sendo registrados de maneira superavaliada."

  • NBC TA 530 - Amostragem

    Apêndice 1:

    Trata-se da técnica de Estratificação:

    Na execução dos testes de detalhes, a população é geralmente estratificada por valor monetário. Isso permite que o trabalho maior de auditoria possa ser direcionado para os itens de valor maior, uma vez que esses itens podem conter maior potencial de distorção em termos de superavaliação.

  • Descreve as principais 

    características da amostragem PPT. Dentre as quais, o fato de ser baseada na amostragem de atributos, apesar de fornecer resultados em termos monetários e, também, sua maior eficácia para trabalhar com a superavaliação. 

    Resposta: certo.

  • Trecho do material de auditoria do direção:

    São duas as abordagens mais comuns à amostragem em procedimentos substantivos: a abordagem clássica de variáveis e a de unidades monetárias (AUM), também conhecida como amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho (PPT).

    Segundo Boynton et al (2002), as abordagens diferenciam-se pelo fato de a amostragem PPT basear-se na teoria de amostragem de atributos, enquanto a amostragem clássica de variáveis baseia-se na teoria da distribuição normal. Gramling et al (2012) complementam, indicando que a amostragem PPT, apesar de se utilizar da amostragem de atributos, fornece conclusões em termos monetários.

    A abordagem PPT, por ser proporcional ao tamanho, ao examinar uma conta que contenha valores superavaliados, tem mais chances de trazer para análise esses elementos superestimados.

    Em síntese, quanto mais alto o valor, mais chance de ser detectado.

    O problema surge quando da análise de contas subavaliadas. Nessas circunstâncias, de subavaliação, o auditor deve considerar outra metodologia de amostragem. A amostragem PPT não se presta a trabalhar em cenários de ausência (subavalia-ção) de valores. Segundo Gramling et al (2012): “itens pertencentes à população que possuem saldos nulos não tem chance alguma de serem selecionados”.

    Outra característica da amostragem PPT é que, como ela evidencia uma amostra proporcional ao tamanho do valor monetário envolvido, é dispensável a estratificação da amostra.

    Dessa forma, resposta certa.

  • A questão descreve as principais características da amostragem PPT. Dentre as quais, o fato de ser baseada na amostragem de atributos, apesar de fornecer resultados em termos monetá­rios e, também, sua maior eficácia para trabalhar com a superavaliação. 

    Gabarito: CORRETO.