SóProvas


ID
953974
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

É correto afirmar que a Criminologia contemporânea tem por objetos

Alternativas
Comentários
  • LETRA - A (CORRETA)

    CRIMINOLOGIA 
    - É uma ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, que trata de suministrar uma informação válida e contrastada sobre o gênese, dinâmica e variáveis do crime, contemplando este como problema individual e social, buscando programas de prevenção eficazes e técnicos de intervenção positiva no homem delinquente conforme os diversos modelos ou sistemas de respostas ao delito.

    Criminologia é uma ciência dedutiva.

    BONS ESTUDOS!

     
  • O amigo acima (Adriano Pereira) citou corretamente que a criminologia é uma ciência empírica, mas ao final disse que é uma ciência dedutiva, quando na verdade ela utiliza-se de um método dedutivo.


    Bons estudos a todos!
  • Olá

    eu diria que a Criminologia utiliza o método Indutivo, e não Dedutivo.

    Assim traz o Livro de Monica Resende Gamboa.

    Bons estudos
  • Em sentido amplo, a criminologia inclui, além da investigação empírica do delito e da personalidade do delinquente, a análise do conhecimento experimental-científico das transformações do conceito de delito e da luta contra o mesmo, o controle da conduta social desviada, assim como a investigação dos mecanismos de controle policial e judicial. Com efeito, diz-se que, além de buscar conhecer as causas do delito, a criminologia também tem por objetivo o estudo da prevenção do delito por meio das diversas espécies de controle social. Nesse sentido, a criminologia investiga os tipos de crime e seu contexto; o criminoso e as razões específicas que possam tê-lo levado a delinquir; a vítima, sua eventual contribuição para a consecução do delito e os reflexos do crime na sua vida e, por fim, o controle social das condutas criminosas a fim de evitá-las ou mitigar a frequência em que são praticadas.

    Resposta: (A)


  • A banca já deu como assertiva outra resposta conforme a seguir:


    A moderna Criminologia

    a) tem por seus protagonistas o delinquente, a vítima e a comunidade.

  • Atualmente o objeto da criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.


    Nestor Sampaio Penteado Filho (Manual Esquemático de Criminologia)!

  • É uma ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa
    do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo.
    Gabarito: E.

  • Acho quando uma pessoa não tem certeza na resposta da questão, não e correto colocar o  gabarito que achar conveniente. Tem muita gente aqui que  não possui assinatura e depende dos colegas no gabarito oficial e correto para estudar e tirar suas duvidas.

  • GAB  A

     

    OBJETOS da criminologia (4C-V)

     

    - crime

    - criminoso

    - controle social (formais e informais)

    - Comunidade

    - vítima

     

  • GABARITO A

     

    1)      CONCEITO DE CRIMINOLOGIA: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.

    2)      A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.

    3)      A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e INDUTIVA para estudar o delinquente.

    4)      A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.

    5)      Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 
    DEUS SALVE O BRASIL.
    WhatsApp: (061) 99125-8039
    Instagram: CVFVitório

  • A essa altura do campeonato, você já deve estar respondendo esse tipo de questão inconscientemente. Os quatro objetos da criminologia estão corretamente representados na alternativa A.

    Resposta: A

  • CUIDADO pessoal, o comentário mais curtido tem um erro ao final que pode te tirar uma questão e consequentemente sua vaga da tão sonhada aprovação.

    EXPLICO: O colega afirmou que a a "Criminologia é uma ciência dedutiva", no entanto, o direito penal parte de premissas corretas para deduzir delas as oportunas consequências (método dedutivo). Por outro lado, a CRIMINOLOGIA analisa dados e induz as correspondentes conclusões (método indutivo). Logo, é incorreta a afirmação do colega, pois a criminologia trabalha com o método Empírico, Interdisciplinar e Indutivo.

    Gabarito Letra A

    Fundamentação: Conteporâneo (tempo atual), logo a questão busca o conhecimento do candidato sobre a Criminologia Moderna/Moderna Criminologia/Criminologia Conteporânea. Por isso, é importante ter o conhecimento que, para a Criminologia Moderna o crime é um fenômeno complexo e multifatorial. A criminologia moderna estendeu o foco inicial do estudo do fenômeno criminal (centrado inicialmente no crime e no criminoso – escolas clássica e positiva, respectivamente) e hoje trabalha com quatro pilares básicos: crime, criminoso, vítima e controle social. Esses quatro pilares darão a sustentação ao que hoje se tornou o principal objetivo da criminologia moderna: a prevenção do delito.

    Fonte: Meus Resumos e Dicas QC (o mais confiável das galáxias rsrs)

    “Quem Não Ler Com Paciência Não Decide Com Precisão” By: Ferreira 2020

    “Tu te tornas eternamente responsálvel pelo saldo da tua conta bancária” By: Ferreira 2020

    FOCO, FORÇA e FÉ!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • Importante citar o papel da comunidade na criminologia moderna ou contemporânea.

  • Minha contribuição.

    Conceito, cientificidade, métodos, objetivos e finalidades da Criminologia

    O que é? É uma das ciências criminais.

    Conceito de criminologia: é a ciência empírica (observação dos fatos) e interdisciplinar que se preocupa com o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do comportamento da sociedade em relação à criminalidade (controle social).

    Subdivisão dos ramos da Criminologia

    -Criminologia Geral: consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto.

    -Criminologia Clínica (Microcriminologia): consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos da Criminologia Geral para o tratamento dos criminosos, estudando a pessoa do criminoso em busca de sua ressocialização.

    Métodos

    A criminologia, por meio de estudos biológicos e sociológicos, possui os seguintes métodos:

    -Empirismo (experimental): extrai conclusões observando a realidade por meio dos sentidos humanos (observação sistemática dos fenômenos). Baseia-se em evidências e fatos.

    -Indutivo: conhece primeiro a realidade para depois explicá-la. Informações vêm dos dados que foram produzidos.

    -Interdisciplinaridade: a criminologia utiliza-se e necessita do conhecimento de diversas áreas e ciências.

    Objetos: crime (delito), criminoso (delinquente), vítima e controle social.

    Mnemônico para os objetos da criminologia: DDVC

    D-Delito

    D-Delinquente

    V-Vítima

    C-Controle Social

    Controle social: é o conjunto de instituições, estratégias e sanções sociais que pretendem promover a obediência dos indivíduos aos modelos e regras comunitárias. Encontra-se dividido em:

    1. Controle social formal: polícia, Judiciário, administração penitenciária etc.;

    2. Controle social informal: família, escola, igreja etc.

    Finalidades: compreender e prevenir o crime; intervir na pessoa do delinquente, conhecendo-o e entendendo sua causa; valorar os diferentes modelos de respostas à criminalidade de vários ramos do conhecimento.

    Fonte: Diego Pureza/QC

    Abraço!!!