-
Recurso teste 54. Com base na Escola de Chicago, tanto o subemprego, gerando o baixo poder aquisitivo, como as condições precárias de habitação podem influenciar no aumento da criminalidade, mas o mecanismo como atuam não tem relação com a promiscuidade, afrouxamento dos freios morais, nem desrespeito ao próximo. É a migração e consequente convivência de grupos raciais e nacionais diferentes na zona de moradias mais baratas e deterioradas, para as quais esses grupos consequentemente se dirigem, que dificultaria o reconhecimento de valores e normas semelhantes, levando ao insucesso ou à inexistência de controle social informal pela família e pela escola, gerando comportamentos desviados. Como esses grupos migram para o local em desenvolvimento em busca de melhor qualidade de vida, também aspiram abandonar a zona deteriorada em que moram, e não fazem investimentos nela para construção de escolas ou para apoiar instituições sociais, abalando ainda mais o controle social informal. Da mesma forma, se nos fundamentarmos no exemplo de que janelas de fábricas ou escritórios quebradas, e não imediatamente consertadas, transmitiriam a impressão de que na região em que se situam ninguém se importa com isso e, com o tempo, as pessoas quebrariam as janelas ainda intactas, até que todas ficassem quebradas, levando os que por ali passassem a achar que não existia ninguém responsável por aqueles prédios e pela rua em que se situavam, consequentemente isso atrairia desocupados, imprudentes e indivíduos com tendências criminosas e afastaria as pessoas de bem. Pequenas desordens iniciais acentuar-se-iam até chegar ao crime e, em poucos anos, uma comunidade estável e preocupada com suas crianças, poderia transformar-se ao ponto de deixar de repreendê-las, propiciando que se transformassem em desordeiros. As casas abandonadas, o crescimento do mato, as janelas quebradas, o lixo acumulado atrairiam pessoas sem laços familiares que, mudando-se para lá, passariam a reunir-se em frente aos estabelecimentos comerciais e a beber nos bares, recusando-se a sair quando solicitados, gerando brigas. Dessa forma, se estabelece a desordem que prepara o terreno para a ascensão da criminalidade. Fica, portanto demonstrado que é a migração e convivência de grupos minoritários conflitivos o que leva ao afrouxamento dos freios morais, em decorrência do insucesso ou anulação do controle social informal que provocam por não compartilharem de valores comuns e, não, as condições precárias de habitação. http://www.cursofmb.com.br/arquivosprof/FMB%20prova%20agente%20pol.pdf
-
A questão demanda que o candidato
conheça as teorias criminológicas, de modo que compreenda o que a banca examinadora
quer. Com efeito, as condição precárias de habitação inserem-se no contraste
resultante entre a riqueza perante a pobreza, estudado pelos defensores das
teorias sociais do delito. Para esses autores, as precárias condições de
habitação contribuem para a promiscuidade, ensejando, assim, o aumento dos
delitos contra os costumes. A divisão de riqueza mais equitativa, aliada a
estabilidade política poderia, segundo esses teóricos, possibilitar a exclusão
ou a eliminação da criminalidade.
Resposta: (D)
-
Gabarito D
Isso condiz com a teoria da desorganização social/ ecológica da Escola de chicago
-
Acredito que este gabarito pode ter duas respostas, a correta D e, também a letra A,
conforme explicações abaixo mencionadas, visto que esses problemas são oriundos da teoria da desorganização (teoria ecológica), sendo que a migração, as condições precárias de moradia são frutos da ineficácia do controle social (ordem social, a estabilidade e a integração).
Curso Marcato, prof. Paulo Sumariva.
-
Este é um exemplo típico de questão mau formulada. Demasiadamente subjetiva para uma questão fechada. As letras "a", "c" ou "d" poeriam esta certas, o recurso do colega abaixo comprova.
Quanto se inclui um elemento motivados de determinados fenômenos sociais como único, as outras opções deveriam ser absolutamente opostas.
-
Retirado do livro Manual Esquemático de Criminologia: "as condições desfavoráveis de habitação ou moradia, como ocorre nos países em desenvolvimento ou emergentes, com a proliferação de favelas, cortiços, casas de tapera, de pau a pique etc., propiciam a promiscuidade, a perdição, o desaparecimento de valores, o desrespeito ao próximo e outros desvalores de comportamento, empurrando aqueles que vivem ou sobrevivem nessas situações à prostituição, ao tráfico de drogas, aos crimes contra o patrimônio e contra a vida."
-
O examinador facilitou na a resposta ao selecionar alternativas genéricas e apenas uma específica em que aponta um fator social “em condições precárias”. Fatores sociais podem se apresentar de forma positiva e, assim sendo, poderão surtir efeitos inibitórios da criminalidade. Resposta: D
-
Caberia subemprego também; questão de complete a frase em que mais de uma assertiva cabe dentro do contexto.
-
O enunciado entrega a alternativa correta na parte que diz: "...nessas situações" sem indicar a possibilidade de haver resposta no singular.