SóProvas


ID
954418
Banca
FCC
Órgão
AL-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere:

I. Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

II. Jornada de oito horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.

III. Remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em trinta por cento à do normal.

IV. Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias.

De acordo com a Constituição Federal brasileira, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, dentre outros, os indicados APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A alternativa  correta é a E (I e IV). Isto porque:

    I. Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. Certo. Artigo 7º, XIII/CF: "Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho".


    II. Jornada de oito horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva. Errado. Artigo 7º, XIV/CF: "Jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva".   III. Remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em trinta por cento à do normal. Errado. Artigo 7º, XVI/CF: "Remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal".   IV. Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias. Certo. Artigo 7º,  XVIII /CF: "Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias".
  • Estão errados:
    II. Jornada de oito horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva. 

    Retificando: São 6 horas.

    III. Remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em trinta por cento à do normal. 

    Retificando: São 50%.
  • Retificando as redações dos itens II e III

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal; (Vide Del 5.452, art. 59 § 1º)


  • Cabe observar que mesmo com um descanso de 15 minutos, a jornada de seis horas continua com o caráter de turno ininterrupto de revezamento. 

  • Letra E

    Art. 7º, CF/88, Inc. XIII e XVIII - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

    Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias.