SóProvas


ID
954763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos de segurança da informação.

O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados.

Alternativas
Comentários
  • Correto, apesar da controvérsia.
    Segundo os princípios da computação nas nuvens, os dados armazenados nos servidores remotos são protegidos por mecanismos de segurança oferecidos pela empresa provedora do serviço. Basicamente, ela é responsável pelo backup e suporte a estrutura. Neste contexto, sim, o usuário não precisa se preocupar com estas tarefas, e não há risco de perder os dados.
    Na prática é diferente. Já houve casos de empresas de cloud computing fecharem, e os dados dos usuários serem sumariamente apagados, ou seja, perdidos.
  • Esta CERTO, mas discordo.
    Penso que CESPE precisa rever seus conceitos.

    O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados.

    O final da afirmativa é controverso e, a meu ver, caberia recurso. Reforço minha opinião com os recortes abaixo.
    Muitos outros artigos, na mesma linha, estão disponíveis pela internet.

    PARA COMPLEMENTAR:

    Brasil é o segundo país que mais perde dados na nuvem
    No Brasil, o índice de falhas de segurança de dados ou problemas com serviços de cloud computing é assustador e só vem a confirmar mais ainda a questão da segurança como fator crítico. É necessário adotar soluções e serviços de cloud computing.
    A Trend Micro, empresa especializada em segurança virtual, realizou um estudo chamado Cloud Security Survey Global em junho e ouviu 1,4 mil gestores de TI no Japão, Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Alemanha, Canadá e Brasil.
    O levantamento revelou dados interessantes: 46% das empresas analisadas reportaram falhas de segurança em seus relatórios, ou seja, houve um aumento de 3% desde 2011. No Brasil, 55% dos entrevistados admitiram enfrentar falhas ou até mesmo perda de dados. Os números colocaram o país em segundo lugar no ranking mundial de falhas e perdas, atrás apenas da Índia, que registrou índice de 67%.
    A segurança de dados é uma das principais razões para o adiamento na decisão de adotar soluções em nuvem, segundo 53% dos tomadores de decisão entrevistados. Isso só vem a confirmar a declaração de 40% dos participantes, que afirmaram que seus requisitos de segurança de TI não são atendidos pelos serviços atuais na nuvem.
    A pesquisa aponta que o Japão é o país com menor taxa de adoção de serviços de cloud computing (46%). Já o Canadá e a Índia são os que mais utilizam esta tecnologia, com 51% e 49%, respectivamente. O Brasil está um pouco abaixo da média global de adoção da nuvem, com 56%. 
    Levando-se em consideração as distintas mobilidades do serviço, a taxa de adoção de nuvem pública no país é de 46%, e a de nuvem privada, de 47%. Tratando-se de virtualização de servidores, a taxa nacional é a mais baixa de todos os países pesquisados: 50%.
    Ainda de acordo com os dados da pesquisa, apesar do claro receio que o país demonstra em utilizar serviços de cloud computing, houve um aumento do número de empresas que implantaram soluções em ambientes públicos e privados, resultando em um salto de 13%, em 2011, para 20%, este ano.
    Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/computacao-na-nuvem/Brasil-e-o-segundo-pais-no-ranking-de-perda-de-dados-e-falhas-na-nuvem/#ixzz2YU4fcjXl

  • Amazon se desculpa por falhas em serviço e perda de dados
    Amazon ofereceu compensação por perdas de clientes do seu sistema de computação em nuvem
     
    O site da Amazon apresentou falhas nos seus serviço de computação em nuvem tirando do ar os sites hospedados no sistema da empresa como FourSquare, Reddit e Quora na semana passada. Além disso, a falha fez com que clientes perdessem muitos dados. Nesta sexta-feira, a Amazon se desculpou pelos problemas e ofereceu compensações pelas perdas. As informações são do Huffington Post.
    Os problemas começaram no dia 21 de abril, quando uma mudança indevida ocorreu no sistema de computação em nuvem da empresa. O crédito oferecido aos clientes da Amazon que foram prejudicados será de dez dias de uso dos serviços em nuvem.
    "Vamos gastar muitas horas nos próximos dias e semanas para melhorar nosso entendimento dos detalhes desse acontecimento para determinar as mudanças que devemos fazer para melhorar nossos serviços e processos", disse o comunicado da Amazon.

     

    http://tecnologia.terra.com.br/amazon-se-desculpa-por-falhas-em-servico-e-perda-de-dados,15483c670c2ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

  • É evidente que a questão está errada. Já houve questões da CESPE em que se perguntava se o processo de backup garantia a segurança dos dados e a resposta foi não! O fato de ter feito bakcup não garante a integridade/segurança dos dados. E se o HD de bakcup estiver com defeito, por exemplo? É o mesmo que dizer que um sistema é totalmente seguro. Isso não existe em computação.
  • O item está mal formulado, inclusive eu errei!

    Mas relendo o item, define-se segurança em relação ao usuário. Ou seja, se houver perda de dados, essa não será por conta do usuário não ter lembrado de fazer um backup ou utilizar um antivírus, por exemplo. 

    Mas de qualquer forma, é controverso.
  • A questão foi mantida pelo CESPE.
    Eu cheguei a recorrer, argumentando que, assim como previsto nos termos de serviços do google drive e do dropbox, alguns dos principais prestadores desse tipo de serviço, não é possível garantir que não existe risco de perder os dados. Em hipóteses de catástrofes naturais como enchentes, terremotos, ou mesmo incêndios no local onde se encontram os servidores, é possível que ocorra a perda de dados. Cheguei a colacionar os trechos dos referidos termos de serviços, bem como o url.
    Infelizmente, o CESPE manteve o gabarito.
  • Realmente essa questão está ERRADA. Não conheço ninguém que possa garantir que os arquivos armazenados em nuvens não serão corrompidos ou apagados. Deveria ser trocado o gabarito dessa questão.
  • Resposta absurda da banca! NÃO EXISTE tecnologia 100% segura onde o usuário não corra risco de perder dados. Achar que servidores de grandes empresas nunca irão falhar é simplesmente delirante.

  • Todas as questões MPU 2013, tanto técnico como analista, estão mal formuladas. O avaliador deveria estar com uma pressa para entregar estas questões, ou com má vontade mesmo.
  • Como alguns colegas disseram, é quase impossível ter algo 100% seguro em informática, na mesma proporção de existir algo absoluto em direito. Questões como essa acabam por prejudicar quem estudou.
  • "Cheguei a colacionar os trechos dos referidos termos de serviços, bem como o url. Infelizmente, o CESPE manteve o gabarito."

    Típico do CESPE. É uma banca que sabe mais de cloud computing do que os principais provedores de cloud computing. Bem como sabe interpretar a lei melhor que os tribunais superiores. Daqui a pouco há de querer rever as regras da matemática também.
  • Acredito que quando a Cespe elaborou esta questão tinha em mente mostrar o conceito ideal do "o armazenamento em nuvem", ou seja, a razão disso existir, mesmo que não prática não ocorra da forma como esperamos. Sendo muitas vezes controversio a sua definição.
  • Concordo com o Eustáquio, a banca se referiu ao modelo IDEAL de cloud storage.Na prática são outros 500...
  • TAMBÉM ERREI A QUESTÃO E FIQUEI IRADO, PORÉM, CABE UM COMENTÁRIO: NA COMPUTAÇÃO EM NUVEM OU CLOUD-COMPUTING, O RISCO DE PERDA DE DADOS NÃO É DO USUÁRIO, POIS ESTE TERCEIRIZA O ARMAZENAMENTO DE SUA BASE DE DADOS NO SERVIDOR DE UMA EMPRESA PRESTADORA DESSE TIPO DE SERVIÇO. SE HÁ ALGUM RISCO DE PERDA DE DADOS É DA EMPRESA FORNECEDORA DO SERVIÇO, NÃO DO USUÁRIO. MAS CHEGAR A ESSA CONCLUSÃO, SERIA "ESTICAR DEMAIS A BALADEIRA" COMO SE DIZ AQUI NO CEARÁ. O QUE ACHAM? ABRAÇOS.
  • Um ambiente virtual SEM RISCOS de perder dados... a CESPE só pode estar de brincadeira... Só Deus conseguirá esta façanha!!!
  • Também acho que a questão foi mal formulada. Mas analisando pelo lado da língua portuguesa o examinador explíca que o armazenamento em nuvem em modo seguro se dá pelo fato de o USUÁRIO NÃO CORRER RISCOS.

    Acredito que o risco deixa de ser do usuário e PASSA A SER DA EMPRESA que armazena seus dados pra você.



  • Bem pensado Ariel... Mas por outro lado, os dados são do usuário e nunca serão da empresa. Em tese, é claro. Então, inevitavelmente a perda dos dados ainda serão do usuário, mesmo que se possa responsabilizar a empresa. Será que é isso ou estamos encontrando chifre e cabeça de cavalo?
  • marquei como certa, mas discordo dessa parte: sem que o usuário corra o risco de perder dados.
  • Existem outras questões desse gênero. Marquei como correta pois o CESPE aceita esse padrão, mas, sinceramente, acho que deveriam ser anuladas, pois em qualquer lugar que vc pesquise irá ver que NÃO EXISTE TECNOLOGIA QUE POSSA GARANTIR EFETIVAMENTE A INTEGRIDADE DE DADOS (não perder os dados) DE FORMA EFETIVA. 
  • A principal característica da "Nuvem" é que os dados ficam centralizados, em servidores que não sabemos exatamente onde ficam, mas que nos dão acesso por meio de qualquer computador ligado à Internet. O ICloud da Apple, o Dropbox, o Skydrive, da Microsoft: todos são exemplos de Armazenamento em Nuvem, ou seja, NA INTERNET.

    O Erro, porém, é dizer que é seguro e que "sem que o usuário corra o risco de perder dados". Ora, o risco existe - é MENOR, porque essas empresas apostam em segurança - mas os riscos ainda existem! 
  • Marquei essa questão como certa, e justifico. Bem, não estou querendo justificar o raciocínio da banca, até mesmo porque eu também fiquei em duvida quanto a parte final, melhor dizendo, tenho certeza que não é 100% seguro quanto risco de perda de dados em qualquer sistema de informática.
    Porém, vou frisar o que me fez marcar a questão como certa:

    "O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados"

    Veja que a questão nos diz que o armazenamento de arquivos e pastas de modo seguro é POSSÍVEL em armazenamento em nuvem. Em momento algum a questão afirma, veementemente, com absoluta certeza, que não há riscos no sistema do disco virtual, apenas, como afirmam alguns colegas, a banca quis dizer o senso comum e o objetivo principal do sistema de armanezamento em nuvem.

  • Questão errada.
    Não colega Gilson. A intenção da banca pode até ter sido esta, mas a questão de qualquer forma fica errada. Veja como fica a questão da forma como colocou:
    O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas sem que o usuário corra o risco de perder dados. [Apenas extraí a expressão 'modo seguro, ou seja,'].
    O usuário sempre correrá o risco de perder dados, mesmo que tal possibilidade seja mínima.
  • Questão ERRADA. se tratando de informática, internet nada é 100% seguro...

    CESPE viajou!

    NADA É 100% SEGURA, NEM MUNDO VIRTUAL NEM REAL.

  • CORRETA

    Apesar da internet não ser 100% segura, a questão não faz referencia a isso. O texto faz referencia ao RISO DE PERDER OS DADOS, o qual temos quando salvamos um monografia no computador, o computador pode dar ''pau'' e perderemos tudo; ou em qualquer outro meio de informação.. Porém na internet esse risco inexiste, a perda de informações via internet é praticamente impossivel, ao menos que o usuário a tire por vontade propria. 


    O que é completamente diferente do assunto tratado na questão a baixo, também da cespe: 

    São vantagens do uso de cloudstorage, em comparação com as formas tradicionais de uso de infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação, independentemente da disponibilidade de acesso à Internet, a manutenção, sob quaisquer circunstâncias, do sigilo e a preservação de dados pela nuvem.


  • Riscos, segurança e alta disponibilidade: Citando Hurwitz Bloor, e Kaufman (2010, p. 29), “o provedor é responsável por toda a segurança, exceto para segurança de acesso.” Também, neste sentido, Rhoton (2009) concorda e explica que a computação em nuvens move alguns riscos do cliente para o provedor do serviço. Podemos contratualmente estipular tanto a segurança dos dados como o plano de Disaster Recovery4, de forma que, se o provedor não conseguir cumpri-lo, terá que indenizar o cliente.

    Fonte: Noções de Informática - Agente PF - Alexandre Lênin - Estratégia Concursos
  • Sempre haverá o risco de perder dados. Imaginem um colapso global da internet. Não se perderia os dados?.

  • eu acho que ela quis dizer assim em comparação com meios normais, é mais fácil vc perder seus dados no computador do que perder os dados que salvou na nuvem não é verdade? até concordo, que pode haver um colapso global e tudo se perder, mas é bem mais difícil isso ocorrer e acho que foi isso que a banca quis dizer.

    mas essas bancas não são moles, outro vi uma questão que também me deixou revoltada. rs

  • Isto, questão absolutamente....ERRADA!

    O próprio enunciado fala em "compartilhamento", o que aumenta em muito a possibilidade de alteração de dados quando mais de uma pessoa está tendo acesso a esses dados.

    Ademais, como se trata de "cloud computing", e a própria origem (norte-americana) do termo indica, determinadas desavenças políticas internacionais podem eventualmente enfraquecer esta segurança de dados, pois os diversos serviços de segurança dos países não medem esforços para desrespeitar todas as regras.

    Abraços.

  • Eu acho absurdo querer eliminar candidatos dessa forma. 99% porcento das pessoas interpretariam a questão como errada, porque ela está, o português está claro: "sem que o usuário corra o risco de perder dados.", ou seja, 0% porcento de risco de perder os dados e a assertiva não faz nenhuma ressalva em relação a isso. O sol é uma bola, aí o cespe formula uma questão em cima disso, resultado: o sol é um cubo.

  • Discordo da questão. Isto porque mesmo que os dados estejam armazenados em nuvem, eles estão sujeitos a perdas, já que qualquer arquivos ou pasta guardado na nuvem, estão armazenados fisicamente em algum servidor. E se este servidor sofrer perdas?

  • Tá errado, saporra... Óbvio que tudo na vida tem RISCOS. Conseqüentemente, o usuário tem o risco de perder seus dados, porém eles são mínimos.

  • Pessoal.

    Em questões do CESPE, além de sabermos da teoria, precisamos entender a filosofia das questões dessa banca

    A regra geral realmente é essa: O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados.

    Para o CESPE, questão incompleta  e regras gerais estão corretas

    Pronto!  Sem neuras...

  • Sinceramente, não sei por que tem tanto candidato cheio de mimimi por essa questão.

    Já hospedaram algum arquivo em um desses serviços pela internet?

    O usuário não corre o risco de perder os dados hospedados na nuvem. Você só vai perder os dados se o serviço como um todo se encerrar, mas isso é MUITO difícil de acontecer. Em regra, você terá seus dados salvos lá tranquilamente, sem nenhum risco de perda de dados.

    Quanto ao compartilhamento, ninguém pode alterar os dados que estão salvos na nuvem, apenas baixar para o próprio computador, e com isso, o máximo que pode acontecer é o usuário que está fazendo o download estar com algum problema na internet dele e corromper o arquivo que está baixando, mesmo assim, isso não corromperá o arquivo hospedado na nuvem, e sim, somente o arquivo que ele baixou e está na máquina dele estará corrompido, bastando apenas baixar o arquivo de novo para corrigir o problema.

    Portanto, gabarito CORRETO, sem nenhum motivo para mimimi.

  • Inaceitável um gabarito desse.

    O risco sempre irá existir. Pode ocorrer é o fato de minimizá-lo.


    18/02/2016- Errei novamente a questão. Não corre risco de perder dados é mãe do miserável que redigiu essa questão. rsrs :D

  • Caro colega Lucas, você se contradiz no seu próprio comentário. "Você só vai perder os dados se o serviço como um todo se encerrar, mas isso é MUITO difícil de acontecer. Em regra, você terá seus dados salvos lá tranquilamente, sem nenhum risco de perda de dados."

    Ora se "é muito difícil de acontecer", quer dizer que pode acontecer.

    Se "em regra" os dados estarão salvos tranquilamente, quer dizer que há exceção.

    Logo, questão erradíssima. O Cespe não alterou o gabarito pq deve ter beneficiado algum filhinho de papai.

  • Questão para não deixar o candidato gabaritar informática, PQP. 

    Dizer que esses serviços serão seguros que não irá perder os dados é complicado. 

    Além de tudo na informática, tecnologia nada é 100% seguro. 


    Gab certo apesar dos apesares. 

  • Apenas acertei a questão por imaginar como ela foi construída.
    No entanto ela apresenta um pressuposto FALSO.

    .

    E detalhe, não é preciso que "o sistema todo se encerre" como disseram aqui, é preciso apenas que a parte do sistema onde seus arquivos realmente estão naquele momento dê pau...

  • Há controverso caberia recurso. No que ser refere a "sem que o usuário corra o risco de perder dados" em ambiente computacional não há como afirmação absoluta que um dado não pode ser perder mesmo que esteja nas nuvens.

  • No armazenamento em nuvem o usuário pode armazenar e compartilhar seus arquivos em um grupo de computadores e servidores interligados pela internet, você não se preocupa com a infraestrutura , sendo ela de responsabilidade do provedor de serviços. Muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem altos índices de disponibilidade, entretanto, acredito que a questão forçou a barra ao afirmar que o usuário está livre do risco de perder dados.


    RESPOSTA: CERTO

  • Bem, acho que matei o pensamento da CESPE.

    Ela está afirmando sob o ponto de vista do usuário com relação ao seu computador pessoal. Ou seja, se eu deixar o arquivo na minha máquina, corro o risco de perder os dados por qualquer motivo, então, a melhor solução é guardar na nuvem, assim, o arquivo estaria SEGURO, e eu não CORRO MAIS O RISCO DE PERDER OS DADOS.


    Infelizmente não pensei dessa forma, pois a questão foi muito maldosa e não citou "sob o ponto de vista do usuário", ou algo do tipo.


  • Nada em informatica é 100% seguro ou confiável. Logo, corro o risco de perder os dados ( desde um simples descuido até um ataque por cracker) discordo da acertiva.

  • Caro amigo Cássio, não se pode imaginar o que a banca "pensou" com a elaboração de tal questão.. As questões devem ser objetivas e claras, não é exatamente isso que nos cobram nas redações de concurso? clareza e objetividade, por favor CESPE.

    enviar um arquivo para a "nuvem" não garante NUNCA segurança, uma vez que este arquivo estará armazenado em um dispositivo físico de uma empresa, e se pegar fogo na empresa? quem vai garantir a integridade de meu arquivo? só se for a CESPE. ela deve estar fazendo algum tipo de seguro contra acidentes desse tipo para GARANTIR a segurança.
  • Acertei, mas que a questão é absurda é! A banco achou finalmente algo no mundo 100% confiável...

  • Nada é absolutamente seguro na rede, discordo da questão , ao meu ver caberia recurso, pois mesmo estando na nuvem não é 100% seguro vide a ação de hackers.

  • CESPE fazendo CESPICE. Gabarito segundo o CESPE: CORRETO.

  • Só acertou essa questão quem não está estudando e foi fazer a prova, pois até onde eu sei, nada na internet é seguro.


    O sofrimento é passageiro, e o cargo é para sempre! fé em Deus!

  • Eu também Fabio Fernardes, pois que eu saiba, em se tratando de internet a segurança não é absoluta! Estudar, estudar e estudar....

  • Recurso! Não estamos isentos de perder dados, pois não existe tecnologia perfeita.

  • Certo.


    Para o usuário, a computação na nuvem é o mais ideal nos dias de hoje, pois O USUÁRIO não corre o risco, pois ele transferiu a responsabilidade de armazenamento do arquivo para uma empresa terceirizada.


    Gente na computação na nuvem o usuário não corre risco mesmo de perder os dados após a transferência....quem corre o risco É O TERCEIRIZADO...É A NUVEM....que é exatamente o que a questão pergunta....

  • Internet desde quando é segura? 

  • Não me conformo com o  resposta dessa questão! Nenhuma tecnologia é segura o suficiente para garantir a segurança completa dos dados, seja em suporte físico ou em nuvem. 

  • Alguém conhece alguma banca mais bipolar do que a CESPE ? A explicativa está correta e a justificativa errada,  "sem que o usuário corra o risco de perder dados." , isto é impossível.

  • Correto! Quando o usuário armazena na nuvem está fazendo um BackUp, eliminando o risco dele mesmo perder os dados. Caso o usuário adote corretamente as medidas de segurança e haja comprometimento de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, a responsabilidade é do provedor do serviço pois estes são os atributos necessários para que este serviço seja disponibilizado.


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • ISSO É O CÚMULO DO ABSURDO!!!! FALTA DE RESPEITO COM O CANDIDATO QUE ESTUDA.

  • Depois de uma questão absurda como essa, que temos que engolir, ainda vem os "pela saco" da vida dando de sabidões defendendo uma banca fdp dessa. Afff

  • DESISTO. Galera, quem quiser me dar uma força, estarei vendendo picolé na praia da barra em salvador.

  • Cespe assim vc me mata...

  • E aquele papo, que na informática nada é 100% seguro. 



    "Deus criou o concurso público, o diabo com inveja criou o CESPE."

  • Realmente na informática nada é 100% seguro, mas temos situações em que o contexto tem que ser analisado ( no bom sentido )
    Gente..imagina só:

    Propaganda de Armazenameto.." Por apenas 9,99 vc tem espaço ilimitado para armazenar seus dados nas nuvens!! Obs: Há a possibilidade de vc perder seus dados. "
    ????
    NÃO!!
    Alguém aqui já perdeu dados depois de subir eles para nuvens? =/

  • O elaborador da prova comeu acarajé com bastante pimenta feito pela sogra dele e isto aí atacou as hemorroidas! Frustrado, com o 'botão em chamas', fez esta questão aí e nos lascou.

    Nada em informática é 100% seguro.

  • Absurdoooo.. Não concordo.. Já perdi dados uma vez!

  • Em qual parte da questão está escrito "seguro de forma absoluta " ???  EM NENHUMA PARTE !!! Então parem de chorar.

  • Acabei de assistir a um resumão de informática em que o professor deu exatamente essa dica. Quando o Cespe disser SEGURO, não quer dizer totalmente seguro. Quando o cespe quiser dizer TOTALMENTE seguro, ele irá enfatizar essa palavra. Valeu :) 

    https://www.youtube.com/watch?v=KGJeQqzeoeY

  • Pra justificar tem que forçar bem a barra.

    A expressão "sem correr risco" é equivalente a totalmente seguro. Significa que não corre risco algum, jamais afundará, igual o titanic.

     

    Alguem aí ainda tem os arquivos salvos hospedados no Mega-Upload ?

  • Nossa questão tinha que ser anulada

    Eu mesmo ja perdi dados com armazenamento em nuvem , e não é modo seguro.

  • Também acho que a questão deveria ser anulada. O fato de o armazenamento em nuvem ser de responsabilidade do provoder não garante que o usuário não possa correr o risco de perder seus dados. Pelo que sei não há serviço nenhum que garanta 100% de segurança. Quem fez a questão viajou.

  • Errei, porém acho que o erro da questão está na palavra: POSSIBILITA. (margem de erro)

  • Dizer que o usuário está livre de perder os dados é um equívoco... Em informática não estamos 100% seguro de algo. Mas vamos que vamos conhecendo a banca...

  • tmbém errei porque fui pela questão de que está livre de perder os dados!!!mas .....

  • Informática é LOTERIA ninguém se tocou ainda não?

  • LOTERIA

  • Essa até o professor Fernando NishimuradeAragao errou...

  • Como disse o Nishimura, as questões MPU 2013 foram absurdas. Não devemos considerar essa questão para fins de estudo

  • questão controvérsia, forçou a barra.

  • Questão estranha do cacete.

    Nada é seguro na internet, como eu posso garantir que o armazenamento, seja lá qual for, confere segurança ao usuário ?

    :| 

     

  • Até a NASA já foi hackeada, imagina os dados " correr riscos de perder dados. "

     

  • pqp... certo??????????

  • Eu estava imaginando a CESPE dar essa questão como CERTA, ainda falei comigo mesmo se der por certa vai ser um absurdo e como vários aqui eu também errei pois até os pilares da segurança são falhos, haja visto que o Edward Snowden disse que a muito tempo não existe confiabilidade de e-mail por exp. Imagine trasferência de dados? Se no momento um aquivo corromper será que não haverá perda de dados. Outra coisa backup não é garantido 100% nem a internet... Outra coisa também a Cespe adora aportuguesar os nomes em inglês "site é sítio, back up é becape" não coloca bibliografia nas provas não dar recurso com facilidade. Essa banca é obscura com os candidato. Temos que nos queixar pra isso mudar galera. Abraço e bons estudos.

     

     

  • ABSURDO ESTE ENTENDIMENTO CESPE, SOU PROFISSIONAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DISCORDO PLENAMENTE, CESPE  E SEUS  PENSAMENTOS ABSTRATOS ......:(

  • Absurdo, ja perdi dados usando a nuvem da sandisk.

  • Gabarito: CERTO 

     

    O armazenamento em nuvem realmente protege o usuário, que não precisa se preocupar com a forma de armazenamento. Afinal, é a empresa que se preocupa com isso. Agora, não existe nada 100% seguro na Internet. No meu entender, esta questão deveria ser anulada, mas a banca entendeu como certa. 

     

     

    Fonte: Vitor Dalton - Estratégia Concursos

  • ja errei dez vezes essa questão e erraria  de novo ...não me conformo !!!.

  • Polêmica.

  • cespeprudência, segundo ela, não corremos risco de perca de dados em utilizar o armazenamento em nuvem.

    F.F.F.

  • TMNC, uma hora a cespe aceita um pensamento, outra hora muda, se fuder CESPE!    =/

  • "usuário está livre do risco de perder dados." Uma hora o Cespe fala que pode perder, outra, que não pode?! Pelo amor de Deus! assim fica difícil competir! affff

  • MAIS UMA DA SÉRIE

    JURISPRUDENCIA BIPOLAR DO CESPE.

  • errado mil vezes 

  • Questão com alto índice de subjetividade.
  • Aqui vai um conselho, quando você se deparar com a prova de informatica da Cespe, se você não tiver certeza da resposta (se ela te fez pensar demais) não responda, deixem em branco. Melhor coisa que você faz kkkk

  • aquele disco virtual ali...sei não! Acabou comigo, pois acredito q há sim perda dados!!!

  • não corre o risco????

  • E se o provedor quiser sumir com nossos dados? Não corremos esse risco? kkk

  • 1000 errarão à tua esquerda e 10 mil à tua direita e tu continuarás a errar esta questão eternamente, pois não existe "sem que o usuário corra o risco de perder dados". Caro examinador da CESPE, monte seu cloudstorage e deixe-o vulnerável a um cara como o McAfee, que seja malicioso, aí você vai fazer outra questão dessas.

  • Não existe isso de 100% seguro.

  • a computação em nuvem utiliza-se de vários servidores espalhados pelo mundo, logo a questão está correta sim, pois a probabilidade de todos esses servidores cairem ao mesmo tempo é muito pouca.

    Sei que a questão é controversa, ainda mais em se tratando de informática né, onde nada é seguro rsrs, mas está correta sim!

    espero ter ajudado.

  • Cespe é foda...kkk Rir para nao  chorar!!!

  • No armazenamento em nuvem o usuário pode armazenar e compartilhar seus arquivos em um grupo de computadores e servidores interligados pela internet, você não se preocupa com a infraestrutura , sendo ela de responsabilidade do provedor de serviços. Muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem altos índices de disponibilidade, entretanto, acredito que a questão forçou a barra ao afirmar que o usuário está livre do risco de perder dados.

     

    RESPOSTA: CERTO

  • Só fiquei na dúvida na parte "sem que o usuário corra o risco de perder dados". Mas como eu sei que todos os servidores das nuvens possuem servidores de redundância, marquei como certa!

  • questão fora da curva, finja que nunca viu ela e segue o jogo... 

  • Questão ridicula,qualquer um que trabalhe na área de T.I sabe que nao existe sistema 100% seguro.

    Quem faz os sistemas são pessoas e as pessoas erram,portanto nunca e jamais haverá sistema 100% seguro.

    Cespe, vai se fuder

  • Fui na que nada é seguro

  • Eu não entendi a do Professor do QC, falou que a banca forçou em dizer que não corre o risco de perder os dados, mas concordou com o gabarito. Acho que a CESPE está errada nessa afirmação, pois como todos nós sabemos nada é absoluta na informática e inclusive já vi milhares de questões da CESPE dizendo que um tipo de questão dessa está errada. FD.

  • Não tomem essas questões de 2013 como verdade absoluta!
    Já vi outras questões do mesmo ano bisonhando com a mesma essência dessa.
    Acredito que hoje(2018) não mais.
    Vida que segue!

  • Essa o Nishimura com seu método fantástico certamente errou. 

    Bora pra frente.

    Mais uma questão na minha listinha "olhar com carinho!"

     

    Ahh CESPE tentada.. kkkk

  • Em que planeta não se corre o risco de perder os dados??????? NADA É INFALÍVEL !! ABSURDO ESSE GABARITO

  • VAI TOMAR NO CU, CESPE. 
    Fiz umas 3 questões como essa, até melhor elaborada, e deu como ERRADA. 
    Deveria morrer quem fez essa prova, é um infeliz mesmo!

  • A questão deveria ser considerada ERRADA. Nada em TI é 100% seguro ou garantido. 

     

    Não se pode afirmar que o armazenamento em nuvem não pode sofrer perda de dados. 

  • NEM O FLAMENGO É 100%

    QUESTÃO CABULOSA DEMAIS

  • Nem a nuvem é totalmente segura; nula

    Abraços

  • Eu acertei a questão. Mas, acredito que a questão é passível de anulação, pois, ele erra ao afirma que o cloud computing é totalmente seguro. Na verdade, mesmo a banca considerando que é 100% seguro, não é de total segurança. Portanto, assertiva digna de anulação.

  • Nada é 100% seguro!

  • Esse disco virtual me pegou!!!

  • kkkkk só pra dar risada desta questão(muito podre) "sem RISCO" , e ainda o gabarito está C

    ta de zuera.

  • pastas de modo seguro? shuahsuahsua 

  • Marcaria errada sem medo de errar. Cabe recurso. Hoje o que se é seguro na internet?

  • Questão péssima, claro que estamos falando de um ambiente seguro, mas afirmar que é totalmente seguro é um equívoco, pois sempre existe um risco, claro que mínimo, mas a questão generalizou ao dizer: sem que o usuário corra o risco de perder dados.

  • Certo

    No armazenamento em nuvem o usuário pode armazenar e compartilhar seus arquivos em um grupo de computadores e servidores interligados pela internet, você não se preocupa com a infraestrutura , sendo ela de responsabilidade do provedor de serviços. Muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem altos índices de disponibilidade, 

  • Errei da primeira, segunda, e errarei quantas vezes aparecer. Que absurdo de questão...

  • E SE HOUVER UM PROBLEMÃO NO SERVIDOR?

    VOCÊ NÃO CORRERÁ O RISCO DE PERDER

    OS DADOS???

  • Questão dúbia. É engraçado como o examinador coloca uma imperatividade no seu posicionamento.

  • Para mim, a questão também parece mal formulada. Mas, apesar da controvérsia e segundo o Professor Deodato Neto, as empresas que oferecem armazenamento em nuvem são responsáveis também pelo backup dos dados (na teoria).

    Ou seja, o usuário não deve se preocupar com o risco de perder dados, uma vez que a empresa garante que eles não serão perdidos através de cópias de segurança.

    Parece meio irreal, já que em informática nada é garantido, muito menos em se tratando de segurança. Acho que o CESPE não cobraria algo do tipo nos dias de hoje.

  • Todos estão cansados de saber que na informática não há certeza nem garantia de proteção/ segurança. Todos, menos o examinador da banca...

  • Acredito que todos marcaram ERRADA na certeza de acertar, nem vou considerar como erro, apenas que a banca usa esse tipo de questão para desbancar muitos candidatos.

  • Cespe me ajuda a te entender.

    Ta rolando não !!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Típica questão da qual não caberia recurso. Tá serta!

  • Desse jeito fica dificil cespe

  • Questão coringa do Cespe:

    O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados.

    A palavra possibilita torna a assertiva correta, no entanto, se fosse substituída por garante, com certeza estaria errada.

  • Qual a dificuldade de responder a questão ??

    vai no Google Drive e adiciona duas fotos e depois de 3 anos vai lá olhar . a foto vai estar lá !!!

  • Errei a questão por pensar igual ao professor: Achei que a questão forçou a barra ao afirmar que o usuário está livre do risco de perder dados.

  • sempre há riscos na TI

  • A outra parte do aprendizado sobre concursos. Conheça a banca. Ao menos sabemos o entendimento dela para esse tipo de questão e temos respaldo

  • Disco virtual é sinônimo de armazenamento em nuvem?

  • Xentê! cai feito um patinho

  • Sim, é notório que sempre há um risco quanto se coloca arquivos em nuvem, porém, o princípio básico do armazenamento em nuvem é garantir a proteção dos dados. ( Estou dando exemplo de grandes empresas, jamais colocaria, por exemplo, backup de fotos pessoais ou arquivos confidenciais em uma empresa pequena. Como o próprio Nishimura citou a respeito de uma empresa que fechou, e simplesmente os arquivos foram apagados. rs :)

  • E se cair uma bomba ou ter um ataque terrorista e destruir tudo como houve nas torres gêmeas? E se nessas torres gêmeas tivesse algum servidor em nuvem? Não concordo na banca dizer que é seguro ,nada em informática vc pode dizer que é totalmente seguro.. Segue a vida e bola pra frente ¬¬

  • quem concorda com a questao merece ter sua prova com 120 itens desse estilo.

  • GAB ERRADO

    SER SEGURO É UMA COISA,NUNCA PASSÍVEL DE ERROS OUTRA !

    !

  • A CESPE forçou o gabarito, na minha opinião. Errei por consequência da bendita frase "[...] sem que o usuário corra o risco de perder dados." Porém, é óbivou que o risco de perda de dados existe.

  • vai t0m4r no c* hoje eu to put0

  • Questão estranha, pois o básico da informática é que NÃO existe SEGURANÇA TOTAL ou INVIOLÁVEL.

  • Sem risco algum???

  • O armazenamento em nuvem é como o tesouro direto. Segurança total, a não ser que o servidor da empresa desenvolvedora e o país quebrem!

  • E SE A AMAZON EXPLODIR POR EXEMPLO. E TODOS SEUS SERVIDORES PEGUEM FOGO ???????

  • famosa questão coringa

  • Gab.: CERTO!

    Fiquei temeroso em responder, porém precisamos lembrar que o conceito de cloud computing engloba a ideia de servidores espalhados pelo mundo. Assim, é possível ter certa segurança, mesmo sabendo que nada na internet é totalmente seguro.

  • 100% seguro? Tá de brincadeira, só pode...

  • Como uma questão dessas não foi anulada?

  • nada é 100%, principalmente na internet

  • em um mundo de incertezas, afirmar que é seguro alguma coisa é um tiro no pé

  • ACREDITO QUE ESTA QUESTÃO ESTA ERRADA PORQUE SE TRATANDO DE SISTEMA PODE ACONTECER INUMERAS SITUAÇOES INCLUSIVE O COMPUTADOR DAR UM APAGÃO E COMO QUE FICÁ OS DADOS SALVO ?. PARA MIM SERIA ANULADA ESTA QUESTÃO .

  • "de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados."

    Essa realmente me pegou kkkkk

    Gab: CERTO.

  • A questão está correta, porém foi um forçação de barra aí.

  • Gab C

    Sem correr riscos, e, mais ainda, com a utilização de becape é segurança total dos dados...

    BECAPE

    [cópia de segurança]

    Cópia de arquivo ou registro, armazenada separadamente do original, usada para a recuperação do original nos casos em que este for destruído ou danificado;

    > O uso do becape em nuvem para sistemas de armazenamento de imagens tem como vantagem a salvaguarda das cópias em ambientes fisicamente seguros e geograficamente distantes.

  • Finalmente encontramos um serviço de internet 100% livre de riscos. Até então, nesses anos de estudo eu aprendi que nenhum é 100% seguro, mas... toquemos o barco.
  • é a típica questão que o examinador escolhe o gabarito que der na telha dele, mas garanto que se caísse isso em um concurso maior, como Polícia Federal seria impossível manter o gabarito, seria uma porrada de recurso e mandado de segurança

  • é a típica questão que o examinador escolhe o gabarito que der na telha dele, mas garanto que se caísse isso em um concurso maior, como Polícia Federal seria impossível manter o gabarito, seria uma porrada de recurso e mandado de segurança

  • Questão absurda! forçou a barra

  • o estagiário da Cesp deve ter elaborado essa questão!!

  • Se a nuvem não é segura para o armazenamento de dados e tem o costume de perda de dados, ela falha em sua essência.

    Uma nuvem que tem esse tipo de comportamento pode ser considera uma anomalia (Outlier)

  • Aqui, mais um caso em que a banca escolhe a resposta que quer.

  • O risco sempre vai existir

  • Nada na internet é seguro, exceto a banca cespe que é soberana.

    Desgraça!

  • 100% seguro... NÃO PODE NEM CORROMPER UM DADO CASO OCORRA FALHA NA REDE NEM NADA.

    NEM EM CASO DE DESASTRE, NEM NADA!

    CESPE MUITO CONFIANTE NESSA TECNOLOGIA!

  • cada ano uma interpretação, mudam mais rápido que a tecnologia.

  • Colocaram muita fama nessa banca. Não é que a cespe seja boa, as outras que são ruins demais. O que tem de questão mal formulada por essa banca.....

  • CESPE -2018 - EMAP

    Acerca de tecnologias, processos e metodologias de soluções de becape, julgue o item que segue:

    O uso do becape em nuvem para sistemas de armazenamento de imagens tem como vantagem a salvaguarda das cópias em ambientes fisicamente seguros e geograficamente distantes. CERTA

    O risco sempre haverá né... Mas o Cespe vem adotando o posicionamento que o armazenamento em nuvem é mais "seguro" que o convencional...

  • Errei, errarei de novo, de novo e quantas vezes forem necessárias. Não é uma questão de discutir com a banca, mas é que a mesma banca em outras questões dá uma questão dessa como errada, oras, como saber o que o avaliador quer se não seguem um perfil profissional?

  • Nem o PENTAGONO tem um equipamento 100% à prova de riscos, CESPE!

  • Atual Entendimento: Cloud Storage é Seguro!

    Siga la pelota...

  • O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados.

    Galera erra e já quer farpar a CESPE, não adianta brigar com a banca, tem que entender o raciocínio

    da questão: POSSIBILITA = É POSSÍVEL o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro.

    Não está falando que sempre será 100% seguro, mas que é possível que em algum momento da vida seja 100%...

    Também errei kkk

  • nada é totalmente seguro... cespe não sabe qual posicionamento tomar... temos que responder questões no modo adivinhação... "qual será o posicionamento do cabra nessa prova?"

  • Galera reclama da banca, mas ela é 100% interpretação. Quem sabe interpretar tem mais da metade do caminho andado.

  • No armazenamento em nuvem o usuário pode armazenar e compartilhar seus arquivos em um grupo de computadores e servidores interligados pela internet, você não se preocupa com a infraestrutura , sendo ela de responsabilidade do provedor de serviços. Muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem altos índices de disponibilidade, entretanto, acredito que a questão forçou a barra ao afirmar que o usuário está livre do risco de perder dados.

  • No armazenamento em nuvem o usuário pode armazenar e compartilhar seus arquivos em um grupo de computadores e servidores interligados pela internet, você não se preocupa com a infraestrutura , sendo ela de responsabilidade do provedor de serviços. Muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem altos índices de disponibilidade, entretanto, acredito que a questão forçou a barra ao afirmar que o usuário está livre do risco de perder dados.

  • Nada na internet é 100% seguro. Questão mal formulada.

  • Além de existir a possibilidade de se perder os dados que estão na nuvem, ainda existe a possibilidade de se perder os dados que estão em um disco virtual. Questão duplamente errada.

    Respondido em outubro 11, 2018

    Disco Virtual é um arquivo que se comporta como se fosse um disco, onde se instala sistemas de Máquinas Virtuais. Essas Máquinas Virtuais rodam em softwares específicos, como VirtualBox, VMWare ou Hyper-V.

    Como o disco virtual é um arquivo, precisa ser gravado no disco físico e, portanto, ele consome parte do espaço do seu disco físico. Para ganhar espaço, apenas trocando o disco físico por um maior ou instalando outro.

    https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-files/o-qu%C3%AA-%C3%A9-disco-virtual/c3fe67f1-5cc5-4685-b885-64bed4aa36d8

  • Questão erradíssima, uma vez que, nada é 100% de seguro na internet.

  • Excelente pra deixar em branco na hora da prova

  • e se eu abrir uma empresa de serviço na nuvem, os clientes contratarem e descer um furacão aqui na cidade? quero saber como eu vou manter os dados disponíveis com meu server no meio do rio

  • Sei que pode parecer choradeira, mas esse gabarito não dá para aceitar. E vejam o comentário do professor, do qual eu partilho da mesma visão:

    "Autor: Leandro Rangel, Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Ex Auditor da CGU., de Noções de Informática, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Banco de Dados, Segurança da Informação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Governança de TI, Engenharia de Software, Programação, Sistemas de Informação, Eletrônica, Arquitetura de Software

    No armazenamento em nuvem o usuário pode armazenar e compartilhar seus arquivos em um grupo de computadores e servidores interligados pela internet, você não se preocupa com a infraestrutura , sendo ela de responsabilidade do provedor de serviços. Muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem altos índices de disponibilidade, entretanto, acredito que a questão forçou a barra ao afirmar que o usuário está livre do risco de perder dados."

    GABARITO CERTO (?????????????)

  • Cesp fazendo "chacota" com a cara do aluno, tendo em vista que TODOS nós SABEMOS QUE NADA É 100% SEGURO NA INTERNET!!!

  • há controvérsias...

  • dizer que algo é seguro na net é complicado . gabarito passivo de anulação .

  • Questão passível de anulação

  • essa aí tinha q advinhar o q a banca queria. fdc

  • "O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados."

    Eu sou um crítico do CESPE, mas sejamos safos na análise dos enunciados.

    Questão correta!

  • Absurdo está questão estar como certa!!!

  • Se é loko CESPE saf..

  • Triste saber q uma BANCA está acima das leis, acima de especialistas no assunto e, se bobear, até da própria constituição. Questão mais que ridícula, só não é mais ridícula que o gabarito.

  • Meu Deus

  • eu descordo completamente do gab. Não existe nada seguro em relação a dados, segurança da informação... tudo pode ser perdido, invadindo. até o pentágono foi invadido... por que é algo absoluto?
  • No armazenamento em nuvem o usuário pode armazenar e compartilhar seus arquivos em um grupo de computadores e servidores interligados pela internet, você não se preocupa com a infraestrutura , sendo ela de responsabilidade do provedor de serviços. Muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem altos índices de disponibilidade, entretanto, acredito que a questão forçou a barra ao afirmar que o usuário está livre do risco de perder dados.

    RESPOSTA: CERTO

  • Ficar atento ao tipo de restrição que o examinador coloca na questão. Possibilitar é diferente de Garantir. Nesse tipo de questão, não adianta brigar com o examinador.

  • Banca do demônio

  • QUER DIZER QUE SE A ESTRUTURA DOS SERVIDORES PEGAR FOGO EU NAO PERCO MEUS DADOS?

  • cada uma que essa banca inventa...

  • Ta tirando.....

  • Digamos que o provedor seja atacado e tomado, ou num apocalipse digital tudo seja saqueado ou deletado para todo sempre? Eu respondi Errado sabendo que a banca a classificaria como certa.

    Fiz isso aqui, na hora da prova é ir junto com a maré mesmo.

  • essas questões do cespe são muito genéricas, a resposta pode ser o que o examinador quiser
  • Na informática nada é 100% seguro. Algo pode acontecer. Generalizou demais. O risco de perder os dados, por menor que seja, existe. Errei por pensar dessa forma. Enfim, próxima.

  • Questões da cespe é tão imprevisível quanto ao dia de amanhã.

  • E SE CASO EU COMPARTILHE O DOCUMENTO COM OUTRA PESSOA E ELA DELETAR???? KKKKKKKK

  • O que me ajudou a responder essa foi o verbo possibilita. No entanto, acho que deveria ter sido anulada essa questão.
  • O risco de perder os dados existe sim, só que é menor. A questão deveria apresentar o gabarito como errado.
  • Forçada de barra da p0##8