-
Correto. O firewall é um filtro das portas TCP do computador. Se a porta está liberada (como a porta 80 HTTP), o tráfego é autorizado. Se a porta está bloqueada (seja por questões de segurança ou por não serem usadas), o tráfego é impedido. Tanto para aquele que tenta entrar como para aquele tráfego que tenta sair do computador.
Mas tem negação, tem restrição? Não. O que temos aqui é um conceito, não uma negação na ação do firewall.
-
CERTO
Uma firewall (em português: Parede de fogo) é um dispositivo de umarede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede
-
http://www.tecmundo.com.br/firewall/182-o-que-e-firewall-.htm
-
O firewall : atua entre a rede externa e interna, controlando o tráfego de informações que existem entre elas, procurando certificar-se
de que este tráfego é confiável, em conformidade com a política de segurança do site acessado. Também pode ser utilizado para atuar entre redes com necessidades de segurança distintas.
-
Marquei errado nessa questão por causa da última frase:
O firewall atua interceptando conexões não autorizadas e(ou) nocivas em uma rede impedindo, assim, que elas se propaguem
Mas pensando um pouco melhor a redação não está errada. Essa conexão não autorizada e (ou nociva), era destinada a um computador. E se ela foi barrada no firewall, ela não se propagará. Aprendi do jeito difícil, pois fiz esse concurso :(
-
Segundo a professora Patrícia Quintão: O firewall não tem a função de procurar por ataques. Ele realiza a filtragem dos pacotes e, então, bloqueia as transmissões não permitidas. Dessa forma, atua entre a rede externa e interna, controlando o tráfego de informações que existem entre elas, procurando certificar-se de que este tráfego é confiável, em conformidade com a política de segurança do site acessado. Também pode ser utilizado para atuar entre redes com necessidades de segurança distintas. A RFC 2828 (Request for Coments nº 2828) define o termo firewall como sendo uma ligação entre redes de computadores que restringe o tráfego de comunicação de dados entre a parte da rede que está “dentro” ou “antes” do firewall, protegendo-a assim das ameaças da rede de computadores que está “fora” ou depois do firewall. Esse mecanismo de proteção geralmente é utilizado para proteger uma rede menor (como os computadores de uma empresa) de uma rede maior (como a Internet). Um firewall deve ser instalado no ponto de conexão entre as redes, onde, através de regras de segurança, controla o tráfego que flui para dentro e para fora da rede protegida. Pode ser desde um único computador, um software sendo executado no ponto de conexão entre as redes de computadores ou um conjunto complexo de equipamentos e softwares.
-
Assim como alguns colegas, eu também fiquei em dúvida quanto à parte final da questão, que trata sobre impedir que as conexões não autorizadas se propaguem. Porém, analisando o significado de propagar, vemos que realmente a questão está correta!
Propagar é espalhar..ou seja, o Firewall impede a entrada do intruso e impede, assim, que ele se espalhe pela rede protegida!
Gabarito CERTO!
Espero ter contribuído!
-
Gabarito. Certo,
O firewall monitora as conexões feitas pelo seu computador para garantir que nenhum recurso do seu computador esteja sendo usado indevidamente. São úteis na prevenção de worms, trojans e outros malwares que tentem explorar comunicações de rede.
-
Estranho. Cansei de ver em questão da CESPE que se deve atenuar a ideia de "impedir", "garantir", "assegurar" quando a temática é segurança da informação. Mas fazer o quê, né?
-
O firewall atua controlando o tráfego de informações, protegendo contra acessos não autorizados.
Ou seja, o firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardware, utilizado para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet.
-
NOSSA COMO A CESPE AMA FIREWALL, JESUS!
-
DA SÉRIE: CESPE E FIREWALL UM CASO DE AMOR!
-
O Firewall monitora as conexões feitas pelo seu computador para garantir que nenhum recurso dele esteja usado indevidamente. São úteis na prevenção de worms, trojans e outros malwares que tentem explorar comunicações de rede.
-
São aplicadas ao firewall regras RESTRITIVAS, de forma que TUDO QUE NÃO É
PERMITIDO É PROIBIDO.
A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da
própria rede e também acessos oriundos da Internet.
Professora Patrícia Quintão
-
Ele é tipo o porteiro.
-
essa palavra interceptar me matou kkkk
-
conexões se propagam?!
-
Certo.a tradução é parede de fogo.
-
Não sei se ajuda (muito menos se é realmente verdade), mas até onde sei, o firewall pode atuar em um servidor de computador de uma empresa ou instituição, por exemplo, sendo assim, ele impediria a propagação em uma rede interna de computadores. Essa visualização ajuda na questão da 'propagação', citada na assertiva (expressão que também me derrubou).
-
Caí na casca de banana do "se propaguem"...
Achei estranho "conexões se propagando..." Mas enfim...
-
Correto. O firewall é um filtro das portas TCP do computador. Se a porta está liberada (como a porta 80 HTTP), o tráfego é autorizado. Se a porta está bloqueada (seja por questões de segurança ou por não serem usadas), o tráfego é impedido. Tanto para aquele que tenta entrar como para aquele tráfego que tenta sair do computador.
Mas tem negação, tem restrição? Não. O que temos aqui é um conceito, não uma negação na ação do firewall.
-
Minha contribuição.
Firewall => O firewall é um mecanismo que atua como ''defesa'' de um computador ou de uma rede, permitindo controlar o acesso ao sistema por meio de regras e a filtragem de dados. O firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware, dispensamos o uso do software.
=> Não criptografa mensagens
=> Não é antivírus
=> Não é anti-spam
=> Não é anti-spyware
=> Não analisa conteúdo de e-mail
Fonte: Resumos
Abraço!!!
-
Não concordo com o gabarito,
"O firewall atua interceptando conexões não autorizadas e(ou) nocivas em uma rede, impedindo, assim, que elas se propaguem."
O firewall atua como filtro, filtrando arquivos que ele esta pré configurado para deixar entrar ou não no PC, porém pode muito bem um arquivo que esta pré determinado para ele permitir a entrada estar contaminado com um vírus e entrar no computador.
Logo caberia ao antivírus esse papel e não ao firewall.
-
Ahhhh, claro: todos atuam de forma ativa (IPS). Então posso excluir os IDS?
Se você errou a questão, está no caminho certo, pois nem todos atuam dessa forma: uns apenas detectam e alertam a tentativa do acesso não autorizado (IDS), e outros detectam e impedem o acesso (IPS).
Mais uma vez, questão que privilegiou o cara que deu uma lida em um conceito tosco e marcou certo. Vai entender..
-
Firewall (Hardware ou Softwares).
É uma solução de segurança baseada em hardware e software ou somente software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.
Tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.
Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.
O firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware, dispensamos o uso do software.
Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.
O firewall ajuda a proteger contra worms, vírus e hackers.
Firewall: NÃO faz NATEAMENTO de endereços; NÃO cria VPN; NÃO analisa o conteúdo de mensagens de e-mails; NÃO criptografa mensagem; NÃO é ANTIVÍRUS; NÃO impede SPAM ou PHISHING, NÃO é ANTISPYWARE.
-
Firewall
O firewall atua interceptando conexões não autorizadas e(ou) nocivas em uma rede, impedindo, assim, que elas se propaguem.
CERTO
Famosa questão aula! Toda arrumada e perfumada!
Firewall faz um CONTROLE DO FLUXO e isso é feito por meio da liberação das conexões benéficas e da interceptação das conexões nocivas. IMPEDE A PROPAGAÇÃO DE CONEXÕES NÃO AUTORIZADA. NÃO É ANTIVÍRUS.
"A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois transforma o sonho em realidade."
-
Impede que se propaga??? Acabei de responder uma questão que a banca afirma que não impede a propagação...
vai entender a CESPE
-
✅Gabarito Certo.
Quando na questão diz que não deixa que se propague, está se referindo a sua rede (ou qualquer outra). O papel do firewall é também proteger sua rede para que não venha um agente nocivo e se propague na sua rede e que contamine seus aparelhos.
O firewall tem a função de monitorar a rede aonde analisa os dados que por ela trafegam, mas muito cuidado, pois ele não analisa qualquer outro tipo de documento ou programa do computador quem tem essa função é o Antivírus. Espero ter ajudado.
Bons estudos! ✍
-
O Cespe não se decide, toda hora considera uma coisa nova para o conceito de firewall. Desde quando o firewall intercepta conexões nocivas e impede que elas se propaguem?
-
Essa é aquela questão q vc sabe mas deixa em branco com medo do que a cespe quer q vc responda
-
Conexões????????????????
-
Aqui vc fica na mão do examinador.
Se vc responder "CERTO" o examinador fala que o firewall impede a entrada de conexões suspeitas;
Se vc responder "ERRADA" o examinador fala que o firewall impede a propagação de conexões suspeitas.
Às vezes temos é que contar com a sorte.
-
Pessoalmente, em questões do CESPE sobre firewall, a não ser que seja muito óbvia, vou deixar em branco. Sempre tem pegadinha, sempre têm gabaritos contraditórios. Insegurança total, a cada questão vemos posicionamentos diferentes.
-
firewall atua interceptando ?
-
FIREWALL
⇨ Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e (ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.
⇨ É um software que usa regras de segurança, com as funções de aprovar pacotes de dados que atendam essas regras e de bloquear os demais.
⇨ Software de segurança baseado em software E/OU hardware, sem necessariamente ser os dois
⇨ NÃO detecta NEM desativa vírus, pois NÃO é antivírus
⇨ NÃO analisa o conteúdo de mensagens de e-mail;
⇨ NÃO criptografa mensagens;
⇨ NÃO impede SPAM ou PHISHING;
⇨ NÃO é antispyware
-
FIREWALL
O firewall atua interceptando conexões não autorizadas e(ou) nocivas em uma rede, impedindo, assim, que elas se propaguem.
Ocorre FALSO POSITIVO: Bloqueia o que não é vírus, ou seja, acha que É vírus e não deixa passar, mas na verdade NÃO é um vírus. quando um firewall bloqueia pacotes de dados de uma atividade legítima na rede por tê-la interpretado como maliciosa.
FALSO NEGATIVO: Não bloqueia o vírus, ou seja, acha que NÃO é vírus e deixa passar, mas É um vírus.
Criptografar comunicações e autenticar usuário são algumas das funções auxiliares dos firewalls.
evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
Um firewall tem três interfaces, conectadas da seguinte forma: uma à rede externa; outra à rede interna; e a terceira a uma DMZ.
O Firewall do Tipo Stateful faz
o rastreamento do estado operacional e das características das conexões das redes que o atravessam e por ele são
monitoradas.
Firewall stateful (com estado de sessão) : trabalha fazendo uma espécie de comparação entre o que está acontecendo e o que é esperado para acontecer. Facilita a entrada na rede, porque guarda o estado de sessão.
Firewall stateless (estático ou sem estado de sessão): analisa os pacotes independente de serem provenientes de uma nova sessão ou de uma conexão existente. (não armazena o estado da conexão) .
O firewall filtro de pacotes faz verificação APENAS do cabeçalho do pacote(IP de origem/destino, tamanho etc),
e o Padrão impede que ataques externos invadam
a rede interna.
Um firewall é uma combinação de hardware e software que isola da Internet a rede interna de uma organização, permitindo o gerenciamento do fluxo de tráfego e dos recursos da rede e o controle, pelo administrador de rede, do acesso ao mundo externo.
Além de executar suas funções típicas, os firewalls ainda podem bloquear alguns tipos de ataques de recusa de serviços e detectar varreduras simples na rede
Analisa o controle do fluxo de dados
os protocolos que são conhecidos pelo Firewall se encontram nas camadas de Rede (IP, ICMP) e de Transporte (TCP, UDP)
Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede
Em um firewall, devem ser controlados não apenas os pacotes que entram em uma rede privada, mas também aqueles que saem da rede para a Internet
- Não é antivírus (protege apenas contra ataques EXTERNOS, nada podendo fazer contra ataques que partem de dentro da rede por ele protegida) ,
- Não é anti-spam ,
- Não é anti-spyware
- Não analisa o conteúdo do tráfego.
Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede
Firewalls de segunda geração ou firewalls de circuito de fato verificarem o transporte padrão de dados também verificam demais características de conexão, porém não são antispywares, pois firewalls não são antimalwares.
-
CESPE- 2010- O funcionamento adequado de um programa de firewall no computador permite regular o tráfego de dados e impedir a transmissão e(ou) recepção de acessos nocivos ou não autorizados.V
CESPE- 2010- Firewall é o mecanismo usado em redes de computadores para controlar e autorizar o tráfego de informações, por meio do uso de filtros que são configurados de acordo com as políticas de segurança estabelecidas.V
CESPE-2014- Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa. V
CESPE- 2014- Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e (ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.V
FIREWALL DE HOST: é o firewall que está dentro do sistema operacional
Firewall olha para os dados em rede ; firewalls em uma rede visa
impedir acesso indevido dentro da própria
rede e também acessos oriundos da Internet.
Firewall é um recurso utilizado para
restringir alguns tipos de permissões
previamente configuradas,
-
Conexões é o plural de conexão. O mesmo que: ligações, nexos, vínculos.
[Informática] Ligação entre computadores e dispositivos para que dados sejam transferidos: impressora sem conexão; conexão à internet.
Conexões são dados que estão sendo trafegados, logo é função do firewall.
FONTE: INTERNET
-
Firewall: É um filtro de conexões da rede interna ou externa. Pode ser um equipamento (hardware) ou um programa (software).
-
Interceptando conexões --> Tráfego --> Porteiro --> Firewall
Avanteee
-
impedindo ?? Nada na internet é 100% garantido