SóProvas


ID
955105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de segurança, organização e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens que se seguem.

Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Duplicar arquivos (replicar) na mesma unidade de disco, seja HD ou pendrive, não é considerada uma cópia de segurança. Se perdermos o disco, perdemos o original e a cópia de segurança que foi 'replicada'.

    Inicialmente a Cespe deu como Certa, mas alterou posteriormente, após recursos. http://www.cespe.unb.br/concursos/MPU_13/
  • Justificativa da banca:
    "Não é verdadeira a afirmação categórica do item, visto que a suposta veracidade de tal assertiva implicaria, por exemplo, em caracterizar como procedimento de becape a cópia (para o pendrive) de um arquivo exclusivamente localizado no pendrive. Dessa forma, opta-se pela alteração de gabarito."
  • Primeiramente o cespe considerou correto a assertiva, depois alteraram para errado, eu ainda não concordo pois mesmo uma replica dentro do pendrive seria uma forma de copia de segurança que poderia ser caracterizada como backup. Mais a questão foi muito mal formulada e cespe é cespe.
  • Tinham que anular. A questão não está certa e nem errada, está mal formulada como disse o colega acima. Quem vai adivinhar que a banca se referia a cópia do pendrive para o próprio pendrive? Quem marcou com conhecimento de causa errou, mas quem chutou pode ter acertado e passado na sua frente!!
  • no meu entendimento, a copia foi feita para o pendrive. Eu consideraria a questão como correta.
    Mas esta mal formulada.
  • Backup significa "cópia de segurança", ou seja, copiar documento para "qualquer dispositivo de armazenamento" é considerado backup.

    questão "CERTO"

    No enunciado, entende-se que o documento sai do armazenamento de "alguma máquina" para um pen-drive, portanto considera-se o pen-drive outro dispositivo.

    Esse é meu entendimento. A banca "vacilou" nesta questão, na tentativa de formular uma pegadinha a banca se complicou com um "enunciado" mal formulado.

    Espero ter ajudado.
  • Acho que a questão foi mal formulada. Deveria ter especificado se o arquivo-fonte estava no próprio pendrive ou no PC. Eu interpretei como se o arquivo-fonte estivesse no PC, e tivesse feito back-up p/o pendrive. Assim marquei a questão como certa. Cabe reclamações contra a banca; afinal eles não trabalham de graça - a maioria dos candidatos teve que pagar p/fazer a prova.
  • Vai entender o CESPE. OLhem esta questão (esse tipo de discordância nos impossibilita na hora da prova):

     Q298027 Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrives são um meio eficiente de se fazer becape.

    Gabarito: CORRETO

    Como pode no mesmo ano a banca discordar dela própria?

    Alguém da área, por favor, nos ajude. Para mim essas duas questões formam um paradoxo. Em uma ela aceita o becape feito em pendrive; na outra, não aceita.

    E SE APARECER NOVAMENTE EM UM CONCURSO DO CESPE, MARCAREI CERTO OU ERRADO?
  • Thiago Marques, essa questão que você postou (Q298027) diz que "o pendrive é um meio eficiente de se fazer becape", o que é verdade, pois ele pode ser usado como meio para armazenar os dados. Já essa questão do MPU diz que duplicar arquivos numa mesma unidade é backup, o que é falso, pois poderia ser considerado, no máximo, uma cópia de versão (possibilitando voltar àquele estado caso o usuário tenha feito mudanças no arquivo original com as quais não esteja satisfeito). Mas essa duplicação não protege os dados numa eventual falha do dispositivo. O conceito de backup é: "a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais."
    De qualquer forma, acredito que questões que tenham o gabarito alterado não devem ser consideradas fonte segura de estudo, pois indicam que a questão foi mal formulada, já que nem mesmo a banca se entende.
  • Eu marquei essa questão como ERRADA, não pelo pendrive, como muitos estão alegando. O problema não é fazer um backup em um pendrive. Você pode fazer em qualquer lugar, mas para ser considerado backup, pelo menos no meu entendimento, tem que ser feito local diferente de onde está o documento, de modo que você consiga recuperá-lo depois. O modo como a questão colocou, é como se o documento já estivesse no pendrive e lá mesmo eu replicasse: 
    Documento

    Replica dentro da mesma unidade:

    Isso não é um backup! 
  • Ao ler: "Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape" automaticamente visualizamos o pendrive copiando uma informação do computador, o candidato nunca vai imaginar que se trata de uma duplicação do documento dentro do próprio pendrive, simplesmente porque ninguém faz isso. Pegadinha INFANTIL que NÃO MEDE CONHECIMENTO ALGUM do candidato!
  • Comentário do Prof. João Antônio do Eu Vou Passar.

    32) Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape.

    OLHA LÁ!!! Nosso amigo elaborador estava "com preguiça" quando escreveu esta assertiva.

    Notem: "Replicar documento em pendrive" - E ele estava onde antes?

    Ao ler essa assertiva, me veio à mente, imediatamente, um cenário:

    a) O arquivo já estava no pendrive, e o usuário apenas o replicou (criou uma cópia dele) ali mesmo, no pendrive, na mesma pasta. ISSO NÃO É BACKUP (me recuso a escrever "Becape").

    OU pode ser:

    b) O arquivo estava em um HD e o usuário o copiou para um pendrive (aí sim... isso é backup artesanal... Backup "de cópia").

    Mas, sinceramente... Dá para interpretar o cenário "a"... Foi no que primeiro pensei... talvez pelo VERBO que ele tenha usado ("replicar")... Infelizmente, essa questão ficou muito mal escrita!

    Se ele usasse "copiar para um pendrive" em vez de "replicar em pendrive" ficasse mais claro que o "pendrive" é só destino, e não "origem e destino" como sugere a expressão "replicar em".

    Está me entendendo? Eu interpretei assim... Eu li assim... Mas pode ser que ela não seja anulada!

    SUGIRO SOLICITAR ANULAÇÃO na questão pela dupla interpretação que ela promove!

    Chance de isso acontecer: 23,98% (tá, essas porcentagens são ilusórias - só para dar drama ao texto, ok?)
    FONTE: 
    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=6HS4QHPybUKQW-b61T_fWoO8YxFeApIrIJ_5zhNCCTw~
  • gente replicar documento em pen drive é a mesma coisa que duplicar documento em pen drive,ou seja copiar um documento que está no pen drive e isso não é e nunca vai ser becape!  Agora se tivesse especificando na questão que foi feito uma cópia do computador para o pen drive dai sim seria um becape.(cópia de um dispositivo de memória para outro). Espero ter ajudado
  • Essa questão não foi uma pegadinha.. foi erro mesmo do cespe, generalizou e errou.. tanto é que no gabarito preliminar eles consideraram certo.. alguém entrou com recurso e mostrou que replicar pode ser dentro do próprio Pendrive.. A banca tem que ser mais cuidadosa...
  • ERRADA

    Backup consiste em reunir diversos arquivos em um único arquivo que pode ser compactado, se desejado. (Descomplicando a informática para concursos, Reynaldo Telles).

    Ou seja, um cd de backup de músicas por exemplo, seria composto por um único arquivo contendo todas elas compactadas. Já quando você apenas replica documentos em um pen drive, você apenas está criando cópias  dos seus arquivos. Exemplificando, um cd de backup de 15 músicas, seria formado por um unico arquivo com as 15 músicas compactadas, já um cd de músicas duplicadas, seria formado pelas cópias(arquivos) das 15 músicas.

    Espero ter ajudado!


  • Bruna, não é isso. Eu posso formatar meu computador e perder 200Gb de arquivos inúteis e somente fazer backup de um texto importante (minha_mae_é_virgem.doc) em nuvens, em pendrive ou em qualquer outro meio que não seja o HD a ser formatado. Backup é um assunto pobre e de ridículo conceito, o problema é que o CESPE fez a questão pensando em HD para pendrive, mas escreveu outra. Isso é provado pela alteração do gabarito preliminar. E CD de música que você citou é outra coisa diferente. Seja em formato nativo wav 44.000 ou em Mp3 (compactada), cada faixa é individual. CD de 15 músicas tem 15 arquivos, a não ser que você junte todas em programa e faça um cd de uma faixa com 15 músicas.

  • Eu escolhi certo aqui pelo site e me dei mal.
    Considerei que "replicar em" seria o mesmo que "copiar para", logo a origem do arquivo não seria o próprio pendrive.

    E outra coisa que ninguém notou, que p***a é essa de "becape"??
    Coloquei no google e só achei uma referência para esse termo e foi num site colaborativo.
    No edital que estou estudando eles colocaram o termo claramente como Backup e espero encontrar isso na prova.

    O que pode me ocorrer é que eles considerem a questão como errado por causa de "becape" ser um invenção, o que pra mim é. Mas se duvidar eles escreveram o termo como sendo algo corrente mesmo.
    Enfim, toda hora que vejo uma questão do Cespe como essa, fico mais frustrado. Pois mesmo dominando a matéria, temos que nos confrontar com o amadorismo da banca.
  • OI Robson Silva, o fato da banca colocar a palavra "becape" em lugar de Backup não deixa a questão errada. Esta é mais uma estratégia da banca para pegar os mais desavisados. Elaa utiliza os termos aportuguesados em lugar do termo em inglês e quem ainda não se acostumou com isso, caem direitinho na artimanha da Cespe. Só para lembrar, a banca adora coloca sitio em lugar de site e nem por isso estará errada a questão.
  • Cespe é fóda! Manda e desmanda .... Estamos no caganço dos concursos públicos e quem atravessar leva chumbo.
  • Robson, não adianta estudar Informática e matar as aulas de Português. O termo "becape" está totalmente de acordo com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

    Errei a questão porque me confundi com o termo "replicar", que também é pura interpretação de textos. Replicar significa criar cópia idêntica, no mesmo dispositivo, ou seja, não é becape.
  • "BECAPE" , SERIO MSM???

    Esse tipo de linguagem realmente é utilizado pelas bancas em CONCURSOS  ?? 

  • Replicar documento EM PENDRIVE consiste em procedimento de becape. A preposição EM nesta questão possui o valor semântico de lugar, e está se referindo a PENDRIVE, onde se pode replicar o documento. 
  • CONCORDO ABSOLUTAMENTE COM MALCONL DE OLIVEIRA
  • Sim Ericson.
    Por incrivel que pareça, algumas pessoas já entraram com recurso afirmando que a prova é de português e não de ingles.
  • Não tem dizendo em nenhum lugar da questão o local de origem do arquivo. Interpretação ambígua, questão mal elaborada.

  • Realmente, como os primeiro comentários já explicara, o erro está em dizer que o documento seria replicado no próprio pendrive, mas aí vem uma questão de interpretação textual. Cespe ferra mesmo!

  • Salvar o documento no pendrive é uma espécie da backup, agora replicar o documento no próprio pendrive não é backup e sim cópia, visto que a condição do backup é justamente ser salvo em local diferente do original!

    Gabarito: ERRADO.

  • Essas polêmicas acontecem porque a banca que transformar algo fácil em difícil. Acho que o Cespe não deveria seguir esse caminho, há muitas outras formas de eliminar um candidato do que criar questões que acabam sendo resolvidas nos detalhes da língua portuguesa e etc. Acho que a informática tem conteúdo suficiente para cumprir esse propósito das bancas, mas parece que algumas não querem ter trabalho para elaborar um questão decente e inteligente.

  • Concordo com a Thais Correa. Pois a função do backup é essencialmente salvar informações de um meio para outro meio e o que caracteriza um Backup ou becape é que a copias das informações devem estar longe dos dados originais, portanto replicar (Ato de refutar; responder a quem contesta ou nega uma afirmação ) documento em um pendrive não consiste em procedimento de becape. 

  • Cespe sendo Cespe...apenas.


    Bons estudos pessoal!

  • Errado. 

    Pois o indivíduo estaria replicando o arquivo na mesma unidade ( pendrive).

    Se o mesmo perder o pendrive, "já era", ou seja, o indivíduo não fez um cópia de segurança.

    Portanto questão errada

  • Questão errada.


    No caso, temos a mesma idéia de replicar (criar cópias do mesmo arquivo) no HD por exemplo! na mesma partição em pastas distintas. Não constitui copia de segurança, logo não é becape. Mesmo que possamos divagar sobre a possibilidade de um backup in site, replicar não é fazer backup.

  • Lamento pelos colegas que estão tentando justificar uma questão mal elaborada. O enunciado é dúbio. Replicar NUNCA significou "duplicar no mesmo dispositivo".

  • Eu errei porque não sabia que replicar em informática, significa duplicar arquivos numa mesma unidade. Mas agora já entendi!

  • Segundo o professor João Antônio do site EUVOUPASSAR, esta questão deveria ser anulada.

    fonte: https://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=6HS4QHPybUKQW-b61T_fWoO8YxFeApIrIJ_5zhNCCTw~

    "32) Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape.

    OLHA LÁ!!! Nosso amigo elaborador estava "com preguiça" quando escreveu esta assertiva.

    Notem: "Replicar documento em pendrive" - E ele estava onde antes?

    Ao ler essa assertiva, me veio à mente, imediatamente, um cenário:

    a) O arquivo já estava no pendrive, e o usuário apenas o replicou (criou uma cópia dele) ali mesmo, no pendrive, na mesma pasta. ISSO NÃO É BACKUP (me recuso a escrever "Becape").

    OU pode ser:

    b) O arquivo estava em um HD e o usuário o copiou para um pendrive (aí sim... isso é backup artesanal... Backup "de cópia").

    Mas, sinceramente... Dá para interpretar o cenário "a"... Foi no que primeiro pensei... talvez pelo VERBO que ele tenha usado ("replicar")... Infelizmente, essa questão ficou muito mal escrita!

    Se ele usasse "copiar para um pendrive" em vez de "replicar em pendrive" ficasse mais claro que o "pendrive" é só destino, e não "origem e destino" como sugere a expressão "replicar em".

    Está me entendendo? Eu interpretei assim... Eu li assim... Mas pode ser que ela não seja anulada!

    SUGIRO SOLICITAR ANULAÇÃO na questão pela dupla interpretação que ela promove!
    "

    fonte: https://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=6HS4QHPybUKQW-b61T_fWoO8YxFeApIrIJ_5zhNCCTw~

  • Questao de dupla interpretacao ! quem acerta? quem tem sorte! favorece os cadidatos que estudaram menos...pois, aqueles que estao estudando ha anos...tomam o maior ferro! ficam com medo de chutar e assim...ja era uma questao!!!!

    Eu acho que todas as questoes que levam a diversas interpretacoes..deveriam ser anuladas!Queria ver a banca permitir essas "papagaiadas" 

  • Mas gente... em momento nenhum a questão disse que a REPLICA (significado de fazer cópia) foi feito do próprio pendrive

  • Imaginem a seguinte hipótese: eu elaboro uma planilha de gastos de uma empresa no excel e salvo na área de trabalho, então eu também guardo uma cópia no meu pen-drive (faço um backup), ai o computador estraga, eu formato o mesmo e a planilha que eu havia perdido eu pego no pen drive e coloco novamente na área de trabalho do computador, portanto, eu utilizei o meu backup para recuperar um documento perdido. ONDE ESTÁ O ERRO DESSA QUESTÃO???? Alguém me explique por favor porque até agora eu não consegui identificá-lo. O próprio CESPE já apresentou questões onde considerou correto que salvar arquivos num pendrive é um exemplo de backup. 

  • Replicar, na Lingua Portuguesa, significa "responder contestando".

    Questão errada.

  • Oh! professor Aurélio Buarque de Holanda, replicar tem uma infinidade de significados e não apenas "responder contestando". E uma delas que está inclusive no seu dicionário que é "Repetir ou repetir-se por reprodução ou MULTIPLICAÇÃO". Portanto, não me venha com essa resposta pronta e vazia para apenas ganhar votação. Vamos ter mais conteúdo nos nossos comentários pessoal. Fazer questões e ler comentários "com conteúdo" é uma das melhores formas de estudo. O professor João do EVP falou que a questão deveria ser anulada e vem o outro dizendo "Replicar é responder contestando, por isso resposta ERRADA". AH Vá!

  • Errado - Replicar documento em pendrive. Pode replicar um documento contido na pasta "B" de um pendrive em uma pasta "A" do mesmo pendrive. Nesse caso não seria procedimento de becape, mas apenas uma cópia.

    Creio eu que é aí que está o erro da questão, pois a mesma não informa onde se encontra documento replicado, que pode inclusive estar no próprio pendrive.

    OBS.: REPETIR (REPRODUZIR)  é considerado sinônimo da palavra REPLICAR. Creio que foi nesse sentindo que a banca utilizou esse termo.

  • Prezados,

    Essa questão aparenta ser meio confusa pela forma que foi escrita.

    Da forma que foi escrita, o candidato na hora do certame pode ter dois entendimentos :

    - Há uma copia sendo feita de um HD PARA um pendrive

    - O usuário está replicando arquivos dentro de um pendrive

    A primeira interpretação é sim um procedimento de becape , porém a segunda não pois não garantiria a disponibilidade dos arquivos caso houvesse falha no pendrive.

    A confusão foi tanta que inicialmente o Cespe deu essa questão como correta e depois alterou para errada, entretanto na minha opinião a questão deveria ter sido anulada.

    Resposta: Errado



  • Merda, li rápido de mais aushaush'

  • a preposição aí deveria ser PARA e não EM

  • gente, quato ao significado do verbo "replicar" eu acho que vcs já tão querendo forçar demais... não é muito incomum a gente ouvir frases como "essa pessoa é quase uma réplica da outra" e afins... pra mim estava claro q replicar significou copiar.. então o erro realmente não estava ali


    o bicho pegou foi em "documento EM pendrive".. de fato, como disseram mais abaixo: se vc copia  um doc q estava no pendrive e cola no msm pendrive, isso não é backup.. é só u copia e cola.. se fosse do HD para o dispositivo ou desse para um outro diferente, blz... questão difícil por conta da interpretação e por ser mto mal escrita 

  • na minha opnião o maior problema da Cespe é que ela faz questões confusas e aí em vez de anular , simplesmente muda o gabarito. Quando na verdade deveria ter sido anulada a questão...claramente tem um duplo entendimento. ¬¬

  • Questão mal elaborada!


  • e se fosse em um HD seria becape ? a CESPE está forçando a barra demais.

  • Depois de ler rapido e achar fácil, Errei.

    Replicar dentro do pen-drive( duplicar o mesmo arquivo dentro do mesmo disco). Logo, não houve becape, houve duplicação. Se danificar ou perder o arquivo ou pendrive, voce não tem a copia assegurada em outra posição.

  • replicar significa duplicar arquivos em uma mesma unidade. gab; e

  • Ótima a resposta do prof em Comentários do professor.

  • Não vi ambiguidade na questão, entendi que só se iria fazer uma cópia do mesmo arquivo no mesmo pendrive.

  • Eu sempre fiz backup em pendrive, esta questão me derrubou.

  • Discordo de vc Fernando. Replicar documento em um pendrive é sim um procedimento de backup. Em nenhum momento a questão afirmou que realizando esse procedimento há 100% de certeza que a pessoa nunca perderá tal documento (pode acontecer "n" coisas com o pendrive ou com qualquer objeto que possa armazenar docs ou ainda com o próprio conteúdo dependendo de alguns procedimentos). Ao meu ver, a questão foi simples, clara e objetiva.

  • Segundo o professor, a questão deveria ter sido anulada. Vai fazer prova da CESPE? Vai errar questões deste tipo, muita coisa que você pensa que vai acertar, você vai errar. Aceita que dói menos.

  • Q342322

    Em relação aos conceitos de redes de computadores, julgue os próximos itens.
    O armazenamento do arquivo de dados no computador e na nuvem é considerado um procedimento de backup.Resposta: Certa 

    Então ja que a nuvem e um beckup, porque não o Pendrive??Aceitar porque Doi menos..

  • Questão ambígua.

    Replicar para um pendrive ou replicar arquivos desse pendrive nele mesmo?

    Não da pra saber, o pior é a banca alterar gabarito ao invés de anular a questão.

  • Procurando o erro até agora...

  • Replicar, lembrei do DNA (Watson e Crick), a "replicação do DNA", a geração de uma cópia...

    Só que é dentro da mesma mídia. Então se o Pen-Drive queimar, a replicação danou-se!

    :(

  • A CESPE tinha que ter anulado essa questão, mudar o gabarito não tirou a ambiguidade da questão. Absurdo! ¬¬'

  • Pois é... E enquanto não há lei dos concursos é assim que a banda toca 

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Me pegou nessa cespe 

  • É um BackUp burro, mas é uma um BackUp sim ....

  • Prezados,

    Essa questão aparenta ser meio confusa pela forma que foi escrita.

    Da forma que foi escrita, o candidato na hora do certame pode ter dois entendimentos :

    - Há uma copia sendo feita de um HD PARA um pendrive

    - O usuário está replicando arquivos dentro de um pendrive

    A primeira interpretação é sim um procedimento de becape , porém a segunda não pois não garantiria a disponibilidade dos arquivos caso houvesse falha no pendrive.

    A confusão foi tanta que inicialmente o Cespe deu essa questão como correta e depois alterou para errada, entretanto na minha opinião a questão deveria ter sido anulada.


    Resposta: Errado

    Fonte:Professor do Qconcursos. 

  • Pode-se aportuguesar a palavra "backup", tornando-a becape, portanto. 

  • Ambiguidade do caramba eihm...

  • CESPE pegando o candidato com 1 palavra ¬

  • É o tipo de questão que deveria estar em RLM(raciocínio lógico matemático).
    Replicar um documento no pendrive.  Replicar um documento de onde? de dentro do próprio pen drive. Não falou de onde veio o documento e simplesmente a questão insinuou que replicar um documento do próprio pen drive seria backup? Resposta errada conforme o gabarito.
    Outra coisa estranha é que eu nunca tinha vista o uso do termo becape que no caso está certa também(depois de fazer uma pesquisa descobri que é normal usarem no br). Questão inteligente.

  • Pelo meu entendimento, a réplica em  questaão está sendo feita no mesmo pendrive e então por isso não está se fazendo backup algum e sim duplicando arquivos no mesmo lugar ocuoando espaço na memória do pendrive.

  • Na correção da prova temos tempo de ler e reler a questão procurando um bom entendimento e entender a cabeça do ser que preparou essas assertivas, mas na hora da prova o bicho pega e o tempo não nos oferece esse luxo. Aí fu.....

     

  • Correto. Se a questão me diz apenas que um documento será replicado num pendrive, não tenho obrigação de advinhar qual origem dele diante das finitas possibilidades de armazenamento. 

  •  

    ERRADO.

    Duplicar arquivos (replicar) na mesma unidade de disco, seja HD ou pendrive, não é considerada uma cópia de segurança. Se perdermos o disco, perdemos o original e a cópia de segurança que foi 'replicada'.

    Inicialmente a Cespe deu como Certa, mas alterou posteriormente, após recursos. http://www.cespe.unb.br/concursos/MPU_13/

    Fernando Nishimura , Professor de Informática.

  • O CESPE é louco, há duas interpretações para o enunciado.

     

    Vai sacanear o candidato.

  • No caso seria o conceito de estar se criando apenas uma cópia do arquivo dentro do mesmo diretório que seria o pendrive. O correto seria replicar da unidade do computador para a unidade removível (pendrive). 

    Já que se você olhar no dicionário dentre as tantas definições de REPLICAR esta a de TORNA SE MULTIPLO , MULTIPLICAR, COPIAR, DUPLICAR. 

    Ou seja NADA COM NADA ESSA QUESTÃO! Foi mal elaborada

  • Se você copiar um arquivo de dentro do pen drive e colar ele em outra pasta (também dentro do pen drive), isso não é bacape. 

  • ERRADO. fazer cópias dentro do mesmo pendrive não é becape
  • primeira vez que vejo escrito dessa forma, becape.

  • que merda hein..me pegou

  • Cai nessa , na hora de interpretar ! =(

  • Gabarito: errado.

     

    Concordo com prof. Leandro Rangel.

    Devido à ambiguidade, este item deveria ter sido anulado!

  • Tão ambigua que a própria banca mudou o gabarito, absurdo isso... Pelo enunciado não tem como saber se foi replicado do próprio pendrive ou de fora do pendrive, disse apenas que '' foi replicado em pendrive'', ou seja: foi copiado em pendrive...

  • A questão é ambígua pois deixa dúvida se o documento já se encontra dentro do pendrive ou se está fora.

  • Prezados,

    Essa questão aparenta ser meio confusa pela forma que foi escrita.

    Da forma que foi escrita, o candidato na hora do certame pode ter dois entendimentos :

    - Há uma copia sendo feita de um HD PARA um pendrive

    - O usuário está replicando arquivos dentro de um pendrive

    A primeira interpretação é sim um procedimento de becape , porém a segunda não pois não garantiria a disponibilidade dos arquivos caso houvesse falha no pendrive.

    A confusão foi tanta que inicialmente o Cespe deu essa questão como correta e depois alterou para errada, entretanto na minha opinião a questão deveria ter sido anulada.


    Resposta: Errado

  • RESPOSTA:  ERRADA

    É PESSOAL, QUESTÃO BEM DIFÍCIL DE INTERPRETAR.... MAS VAMOS NOS ATER AOS DETALHES DO CESPE....

     

    REPLICAR fica entendido que será copiar para a mesma mídia

     

    Q58183 -  Segurança da Informação

    Ano: 2010

    Banca: CESPE

    Órgão: AGU

    A realização de um backup, ou cópia de segurança, consiste em copiar dados de um dispositivo de armazenamento para outro, de modo que esses dados possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais provocada, por exemplo, por apagamento acidental ou corrupção de dados.

  • Quando ele diz,, "em" o meu entedimento e que vinha de um HD(por exemplo) para o Pen Driver. 

    Se fosse Replicar "no" entederia como sendo copia do pen drive para lee mesmo, o que não e um becape. 

    Vida que segue. 

  • Estes examinadores só podem fazer de sacanagem estas redações horríveis, não é possível. Até quem fez esta questão, se pegá-la para ler 2 dias depois, não entende o que ela realmente está dizendo...

     

  • entendi nem o enunciado,só joguei que tava errado,não fazia nem sentido.

  • Replicar documento em pendrive  = interpretação de texto ---->>> não se faz backup em um local igual ao que o documento está atualmente.

  • Acho que a questão ficaria certa se o texto fosse ---> Para um... 

  • Quis ser professor de português e raciocínio lógico? Nessa não me pegou! 

  • O enunciado desta questão está completamente ambíguo.

     

    Não foi mencionado onde o documento inicial foi salvo! 

     

    Ficaria claro se fosse "replicar arquivo de pendrive"!

     

    Em todo caso, não era uma questão de Português, então infelizmente a banca pode escrever como quiser...

    Na circunstância que ela queria, o gabarito é errado. 

  • Pessoal arrumando um milhão de problemas na questão, o fato é, nao é becape e sim backup. Só isso já torna a questão inválida ao meu ver.

  • Típica questão que deixaria em branco na prova.

  • Dá vontade de dar uma porrada na cara de quem elabora uma questão dessas,totalmente ambígua a assertiva

     

  • QUESTÃO IDIOTA , POIS NAO TESTA CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA, QUE DEVIA  SER O PRIMORDIAL, MAIS SIM DE INTERPRETAÇÃO!

  • Becape: Aportuquesamento da palavra Backup.

    Ora, se você está trabalhando na repartição e termina um serviço, para garantir que não o perderá, resolve fazer uma cópia para o seu pen-drive, garantindo assim um original do copiado.

    Só que replicar não significa cópia.

    https://aprenderportugues.com.br/backup-becape-qual-correto/

  • É possível fazer uma cópia, backup, de um mesmo arquivo no mesmo local onde se encontre.

    Imagine que você esteja trabalhando numa planilha, e deseja fazer algumas alterações sem perder a configuração original em que se encontra. Você então faz uma cópia, ou backup, pode ser no mesmo disco rígido, pendrive ou similiar, e faz as alterações desejadas preservando, assim, o arquivo antigo.

  • Eu que crio as questões, eu que sei onde quero colocar o gabarito

    Ass: Cespe

  • Pessoal tá achando que o erro tá no termo BECAPE. Cuidado! o erro da questão não é esse, BACKUP e BECAPE são a mesma coisa

    O erro da questão tá no replicar o arquivo no pendrive.

    É a mesma coisa de vc acessar o pendrive e copiar o arquivo que está dentro dele criando assim 2 cópias dentro do pendrive, isso seria a replica e como todos sabemos só há becape quando se trata de mídias diversas

  • Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape.

    Replicar pode ser definido como becape sim , posso simplesmente replicar meus arquivos ( copiar ) para o pen drive salvando eles para se meu computador falhar eu ter uma 2 opção ...

    meu entendimento foi esse , questão sem nexo muito '' vaga ''

    Conhecimento 0

  • CABE RECURSO

    MAL FORMULADA

  • fazer duas copias do mesmo arquivo no mesmo pen-drive, nao é becape.

  • Galera tem mania de defender banca, p... a questão não fala em replicar NO MESMO PENDRIVE, ela diz Replicar documento em pendrive, o que é TOTALMENTE oposto.

  • PELO AMOR DE DEU!!!!!.QUE QUESTÃOI FULERAGEM.

  • mais erro de português do que de backup

  • Brotherrrrrrrrrrrr, olha o malabaraismo que a banca fez para justificar esse gabarito. Ela está parecendo uns superconcurseiros aqui do QC, cheio de justificativas para coisas contraditórias.

  • um backup eficaz deve ser feito de uma unidade para outra! ex: de um pendrive para outro

  • Qualquer um sabe q pode ser feito becape em um pendrive.... Cespe sendo Cespe. Vou gravar isso, pois não adianta saber o certo, mas marcar o certo né?

  • O ERRRO: no mesmo lugar.

  • Se está no mesmo lugar do arquivo original, acredito que não seja uma forma de backup

  • Seria preciso estar em ambientes físicos diferentes.

    abraços.

  • Gabarito: Errado

    Backup é uma cópia de segurança dos dados (informações) de um dispositivo de armazenamento (celulares, tablets, computadores) ou sistemas (aplicativos, software e jogos) para outro ambiente para que esses mesmos dados possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais ou que ocorra um acidente.

  • Questão polêmica, nem vale a pena querer entender o raciocínio da banca porque foi mal redigida.

  • Cespe e a sua psicologia.. Replicar = Imitar algo; fazer uma réplica perfeita de; reproduzir, imitar, copiar: replicar uma obra cubista.

  • lI RÁPIDO SEM INTERPRETAR, LASQUEI-ME!!

  • Vejam os critérios para um BECAPE e depois digam se, só porque eu copiei a para um pen drive, trata-se de um BECAPE.

    Tenho um principal:

    Se o pen drive estiver no mesmo local do PC com os arquivos, já não é BECAPE.

  • Errado. Duplicar arquivos (replicar) na mesma unidade de disco, seja HD ou pendrive, não é considerada uma cópia de segurança. Se perdermos o disco, perdemos o original e a cópia de segurança que foi 'replicada'.

    Inicialmente a Cespe deu como Certa, mas alterou posteriormente, após recursos. http://www.cespe.unb.br/concursos/MPU_13/

  • Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Ministério da Economia Provas: CESPE / CEBRASPE - 2020 - Ministério da Economia

    Q1682825 - O backup de dados de um computador pode ser feito de maneira simples: basta copiar os dados de uma unidade para outra, de preferência uma unidade removível externa como pendrives (baixa capacidade) ou HDs externos (alta capacidade). (C)

  • "Replicar documento em pendrive consiste em procedimento de becape."

    Não é que copiar os arquivos para o pendrive não seja becape, o que a questão quer dizer é que replicar o arquivo nele - ou seja, um arquivo do pendrive ganhar uma copia no próprio pendrive - não é considerado becape, pra ser becape a cópia não pode ser no mesmo lugar, ou seja, se está no pendrive não adianta nada duplicar nele mesmo, precisaria ser outra mídia.

    Claro que o fato da Dilma ter escrito a questão dificulta esse entendimento, e quem ficou p*** ou não entendeu tem até uma razão, pois pareceu que a banca disse que copiar em pendrive não é becape, e esse acaba sendo o golpe da questão.

  • pela questão infere-se que o documento já está dentro do pen driver que ele só criar novas copias dentro do mesmo

  • PROXPERAAAA

  • ASSERTIVA INCORRETA!

    Complementando;

    A essência do becape é criar cópia dos dados em uma outra unidade de armazenamento.

    Ao usar o termo replicar, o entendimento é criar cópia, porém como não foi feito menção a qualquer outra unidade de armazenamento, parte-se do pressuposto que a cópia permanece no próprio pen drive, deste modo não caracteriza backup.