SóProvas


ID
955120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Acerca dos direitos, das garantias e das prerrogativas dos membros do MPU, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla CF, doravante, sempre que empregada, refere-se à Constituição Federal de 1988.

Aos membros do MP é garantida constitucionalmente a vitaliciedade após dois anos de exercício no cargo, ressalvada a perda do cargo por sentença judicial transitada em julgado

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. ART. 128. I - as seguintes garantias: a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;
  • CORRETO
    Apenas complementando...

    Garantias dos membros do MP- (art. 127, §5, CF/88)
    Vitaliciedade (art. 128, §5, I-a)
    É o período probatório, adquirido em 2 anos de efetivo exercício do cargo, mediante aprovação em concurso de provas e títulos.
    Inamovibilidade (art. 128, §5, I-b)
    Um membro do MP não poderá ser transferido sem a sua autorização ou solicitação. Excepcionalmente por motivo de interesse publico, mediante decisão o órgão competente do MP (Conselho Superior do MP) e vota da maioria absoluta de seus membros.
    Irredutibilidade de Subsídios (art. 128, §5, I-c)
    O subsidio dos membros do MP não poderá ser reduzido, sendo assegurada a irredutibilidade nominal, não se assegurando a corrosão inflacionaria.

    FONTE: http://eficaciajuridica.blogspot.com.br
  • Correto

    "Os membros do Ministério Público adquirem vitaliciedade após dois anos de efetivo exercício na carreira, mediante aprovação em concurso de provas e títulos, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado."
    Direito Constitucional Descomplicado. Vicente Paulo, Marcelo Alexandrino. 10 ed. pág. 731.
  • A pegadinha aqui é diferenciar: "Membros" de "Servidores".

  • LEI COMPLEMENTAR Nº 75, DE 20 DE MAIO DE 1993

            Art. 17. Os membros do Ministério Público da União gozam das seguintes garantias:

            I - vitaliciedade, após dois anos de efetivo exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;

  • VI     TA  

    (1) + (1) = 2 ANOS