-
A questão está falsa, porque a visão sistêmica das organizações só surgiu depois. Na teoria clássica, Fayol estabeleceu principios e funções administrativas, mas ainda não existia a visão sistêmica.
EVP
-
Certamente podemos afirmar que a abordagem normativa e prescritiva da teoria clássica da administração fundamentam-se em princípios gerais de administração, ou seja, tais abordagens envolvem uma serie de normas e prescrições de como o administrador deve atuar diante das situações organizacionais, como destaca Idalberto Chiavenato.
De acordo com Maximiano(2000, p. 67), A escola clássica tem uma visão da administração em que predominam os fatores técnicos; na escola comportamental, predominam os fatores humanos. A integração desses dois enfoques é um dos interesses do enfoque sistêmico. A essência do enfoque sistêmico é a ideia de elementos que interagem e influenciam-se para realizar objetivos. O enfoque sistêmico formou-se com base em três linhas principais de pensamento independentes, que nele estão sintetizadas: a teoria da forma, a cibernética e a teoria dos sistemas.
Acredito que o erro dessa questão está em afirmar que a visão sistêmica das organizações seja um dos fundamentos da abordagem normativa e prescritiva. Isso porque a visão sistêmica surgiu a partir da integração dos fatores técnicos (escola clássica) e dos fatores humanos (escola comportamental).
Referência: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. - 5. ed. rev. e ampl. - São Paulo: Atlas, 2000.
-
Realmente, a teoria clássica da administração tem uma abordagem normativa e prescritiva, porém não é baseada em experimentos informais, mas apenas de aspectos formais. E quanto a visão sistêmica, só na própria teoria sistêmica.
Fonte: professora Elisabete Moreira - CERS
Gabarito: errado
-
Errado: A abordagem sistêmica tem visão explicativa e descritiva e não normativa e a prescritiva como afirma a questão.
Fonte: Chiavenato (2011)
-
Segundo Chiavenato: "A abordagem normativa e prescritiva da Teoria Clássica se fundamenta em princípios gerais da Administração, uma espécie de receituário de como o administrador deve proceder em todas as situações organizacionais.
Entretanto, as várias críticas atribuídas à Teoria Clássica: a abordagem simplificada da organização formal, deixando de lado a organização informal; a ausência de trabalhos experimentais para dar base científica a suas afirmações e princípios; o mecanicismo da abordagem que lhe valeu o nome de teoria da máquina; a abordagem incompleta da organização e a visualização da organização como se fosse um sistema fechado."
Fonte: Chiavenato, Introdução à TGA, 7ª edição, página 93.
-
Só complementando os colegas, quem deu ênfase nas relações informais foi a teoria das relações humanas!
-
Só retificando o colega acima, a teoria que engloba a análise informal é a Estruturalista dentro de Ênfase na estrutura Organizacional(da qual é espécie)...
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.
Bons estudos!
-
Embora a teoria clássica realmente utiliza-se da abordagem normativa e prescritiva não possui visão sistêmica e não analisa aspectos informais, características estas trazidas a partir da teoria estruturalista.
Obs.:
Enquanto a teoria clássica se concentra na organização formal, a teoria das relações humanas tem como objeto de estudo a organização informal, a teoria estruturalista estuda o relacionamento entre ambas, buscando o equilíbrio entre as duas organizações formal e informal
-
Abordagem sistêmica –
Tem visão explicativa e descritiva
Teoria Clássica – tem
abordagem normativa e prescritiva, baseada apenas em aspectos formais.
-
ABORDAGEM PRESCRITIVA E NORMATIVA
Teoria Clássica;Teoria das Relações Humanas;Teoria Neoclássica.
ABORDAGENS EXPLICATIVAS E DESCRITIVAS Teoria da Burocracia;Teoria Estruturalista;Teoria Comportamental;Teoria dos Sistemas;Teoria da Contingência
-
A questao misturou duas abordagens:
Parte 1: A teoria classica, com ênfase na estrutura organizacional: Esta teoria caracteriza-se por seus aspectos prescritivo e normativo, e pelo modelo de sistema fechado, pois analisa apenas o ambiente interno da empresa sem nenhuma preocupação com o ambiente externo. Aqui tem-se o formalismo, que com a crescente modernizaçao resultou no movimento que deu origem ao modelo burocrático, que tem como uma de suas disfunçoes o excesso de formalismo.
Parte 2: a visao sistemica faz parte de outras teorias com ênfase no ambiente, as "Teoria dos Sistemas" e "Teoria da Contingencia".
Fonte: Prof. Marcelo Camacho, Ponto dos Concursos.
-
Gabarito: Errado. Taylor, Fayol e Weber são prescritivos, normativos, ambiente fechado e formal.
-
Teorias normativas e prescritivas: Adm Cientifica, Teoria Classica, Neoclassica, e Rel Humanas.
A partir da Teoria Burocratica todas sao descritivas e explicativas.
-
A banca pegou conceitos de teorias diferentes, "bateu no liquidificador" e como resultado saiu essa questão ai: uma mistura entre teoria da burocracia (normativa e prescritiva), teoria clássica (princípios gerais), abordagem sistêmica (visão sistêmica), abordagem cientifica (experimentos científicos)...,
É o tipo de questão colcha de retalhos!
-
A teoria clássica não tem uma visão sistêmica da organização.
-
Esdras Fernandes há um equivoco no seu comentário. A Burocracia é DESCRITIVA E EXPLICATIVA e a Teria Clássica é NORMATIVA E PRESCRITIVA.
-
Informal, palavrinha do mal Moreira,Elizabete CERS
-
APRECIAÇÃO DA TEORIA CLASSICA ( CHIAVENATTO, 2009) NOS TRAZ AS SEGUINTES PALAVRAS MAGICAS:
ABORDAGENS: LÓGICAS/ FORMAIS/ RIGIDAS/ABSTRATA/ CENTRALIZADA.
MODELO: PREESCRITOS E NORMATIVOS
SISTEMA FECHADO
LIMITA-SE A UMA ORGANIZAÇÃO FORMAL.
-
A
abordagem normativa e prescritiva da Teoria Clássica se fundamenta em
princípios gerais de Administração, uma espécie de guia de atuação do
administrador.
A Teoria Clássica se baseia em aspectos formais
de organização, porque se refere à divisão de trabalho, ao poder de controle, a
regras e regulamentos de salários e ao controle de qualidade. Difere, portanto,
da organização informal, pois esta se caracteriza pelo relacionamento
interpessoal, por relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o
pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são
amigos).
-
Qual a dica para uma pessoa que nunca estudou esse assunto e tem que aprendê-lo em uma semana?
-
Ou seja, não há que se falar em aspecto informal e visão sistêmica na Teoria Clássica. ERRADA *isso non eckziste
-
ERRADA!
O estudo sobre os aspectos informais surgiu, somente, a partir da teoria das relações humanas.
-
Adilson, o segredo é ver um pouco de teoria (já que você tá sem tempo) e focar o máximo em resolver questões.
-
Errado.
E tem alguma coisa certa na questão? rsrsrs...
-
Complementando...
Teoria Clássica (simples e ordenada)
(...)
A abordagem Clássica mostra-se rígida, inflexível e conservadora, pois ela foi concebida em uma época de estabilidade e permanência.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.13
bons estudos
-
-
Acredito que o erro esteja em afirmar sobre os aspecto informais, que não eram observados na abordagem clássica.
-
https://www.youtube.com/watch?v=0ek3Nzut4uw
Correção Professora Elisabete Moreira
-
Questão liquidificador.
-
GAB: E
Administração Clássica = Aspectos Formais apenas...
-
A Teoria Clássica não tem visão sistêmica. EA teoria de Fayol somente estudou os aspéctos formais da organização.
SHARKATTACK
-
burocrática................
estruturalista.....................
comportamental ................. SÃO EXPLICATIVAS E DESCRITIVAS
sistemas........................
contigências......................
-
Importante saber o conceito: Abordagens Normativas/ Prescritivas são aquelas que buscam oferecer respostas para os problemas organizacionais, indicando como as decisões são tomadas em cada ocasião. (Podemos citar: Adm. Científica, Teoria Clássica, Teoria da Burocracia, Teoria Neoclássica e Teoria das Relações Humanas).
Para entender: A abordagem clássica foi um trabalho elaborado pelo francês Henri Fayol, representante da Teoria Clássica, e pelo americano Frederick Winslow Taylor que liderou o movimento da Adm. Científica.
Apesar da distância e pensamentos diferentes foram criadas teorias sobre a administração que se complementavam, sendo chamadas, em conjunto, de “Abordagem Clássica” da administração. A ideia central de ambos os autores era desenvolver uma visão científica da administração, com princípios e normas que deveriam ser seguidos para que ela pudesse ser eficiente.
Abordagem clássica, que dava ênfase às tarefas (Adm. Científica) e à estrutura (Teoria Clássica)
Por fim, a Teoria Clássica de Fayol desconsidera a importância da organização informal, assim como a Administração Científica de Taylor.
Fonte: Estratégia - Prof. Carlos Xavier
Bons estudos!
-
Gente . .. Me tirem uma duvida, que parece ser besta, pra quem ta estudando aí pro MPU ou manja do assunto. No edital fala pra estudar apenas abordagem classica, burocratica e sistematica da administração . . .Abordagem neo classica cai também???
-
A ABORDAGEM CLÁSSICA TEM VISÃO NO SISTEMA FECHADO. OU SEJA, FOCO NOS PROCESSOS INTERNOS E OPERACIONAIS DA ORGANIZAÇÃO. JÁ QUANTO À ABORDAGEM SISTÊMICA, POSSUI UM SISTEMA ABERTO.
GABARITO ERRADO
Rodrigo, tive a mesma dúvida sua quando iniciei meus estudos desta matéria, vim de uma longa jornada de questões do CESPE e comparando editais sobre o estudo das teorias. Resumo: estudo as teorias Científica, Clássica, Humanas, Neoclássica, por Objetivos, Burocrática, Comportamental, Sistêmica e Contingêncial. Notei que nos editais vêm, geralmente, o termo "abordagem" e não "teoria". Uma abordagem abrange várias teorias. Ex.: Abordagem Comportamental [Teoria Comportamental da Administração ➡ Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)].
-
A Teoria Clássica não tem visão sistêmica.
-
A FALTA DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS PARA DAR BASE CIENTÍFICA A SUAS AFIRAÇÕES E PRINCÍPIOS É UMA DAS CRÍTICAS À TEORIA CLÁSSICA
-
GABARITO: ERRADO
A questão está equivocada, pois a Teoria Clássica de Henri Fayol realmente tem uma abordagem normativa e prescritiva, mas não foi baseada em aspectos informais das organizações, apenas os formais. Além disso, a visão sistêmica só apareceu na Teoria dos Sistemas, posteriormente. Desta maneira, o gabarito é mesmo questão errada.
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
Tanto na teoria clássica,quanto na Abordagem Clássica como um todo, eles não se preocupavam com o informal.
-
NÃO TEM COMO ERRAR ESSA!
-
ERRADO
Propostas pela teoria clássica da administração, a abordagem normativa e a prescritiva fundamentam-se em princípios gerais de administração, como o da visão sistêmica das organizações, formulados a partir de experimentos científicos acerca de aspectos formais e informais da organização.
-
ESSA QUESTÃO FEZ UMA MISTURA DESGRAÇADA DE CONCEITOS.
A TEORIA CLÁSSICA É FORMAL NÃO TEM NADA DE INFORMAL E A SISTÊMICA SURGIU DEPOIS.
GABARITO: ERRADO.
''DEUS É BOM O TEMPO TODO''.
''SUA HORA DE PASSAR VAI CHEGAR MEU CHAPA''.
-
A banca fez um samba do crioulo doido pra pegar os mais incautos! Esqueça experimentos na abordagem clássica. A base é a ciência e fatos
-
Gabarito: ERRADO.
A teoria clássica é do tipo normativa e prescritiva e calcada nos aspectos formais da organização (comunicação, hierarquia, etc).
A teoria clássica entende a organização como um sistema fechado e, portanto não preconiza uma visão sistêmica da organização, tampouco preocupa-se com os aspectos informais (lideranças informais, comunicação informal, etc.).
PONTO DOS CONCURSOS.
-
Essa questão foi uma bagunça enorme de conceitos, deus me dibre! Cespe acaba com a confiança de qualquer concurseiro. Avante guerreiros!
-
A era clássica somente se preocupara com os aspectos FORMAIS. (Se aparecer informal para a era Clássica, está errado.)
Organização Formal: é aquilo que está documentado, escrito.
-
Visão sistêmica surgiu mais na abordagem sistêmica / teoria do sistemas ( Já em 1951 , contra Fayol que surge em 1916)
Fayol utilizava sim uma abordagem prescritiva/normativa , isto é , ele fornecia um "receituário" de como o administrador deveria agir e como a organização deveria se organizar - o que fazer , quais métodos utilizar , etc.. a famosa RECEITA DE BOLO.
Entretanto , Fayol não utilizava visão sistêmica , pois encarava a organização como um sistema FECHADO. Ou seja , ele só se preocupou com aspectos internos à organização. Também , uma das grandes críticas à abordagem clássica foi desconsiderar a organização informal.
-
ERRADO
APENAS ASPECTOS FORMAIS.
-
A abordagem normativa é o foco nas normas e regulamentos formais.
-
Totalmente errado.
Abordagem clássica/Administração científica - prescritiva e normativa
Teoria dos sistemas - Explicativa e descritiva.
Ambas consideram apenas aspectos formais.
-
Gabarito Errado.
A questão misturou conceito de Taylor, abordagem humana, sistemas aberto.
Dica!
Autor: Taylor
Teoria administrativa: Admin. Cientifica (abordagem clássica)
Ênfase principal: Na tarefa
Visão geral: Prescritivas e normativas
Autor: Henri Fayol
Teoria administrativa: Teoria clássica
Ênfase principal: Na estrutura
Visão geral: Prescritivas e normativas
Autor: Max Weber
Teoria administrativa: Teoria da burocracia
Ênfase principal: Na estrutura
Visão geral: Explicativa e descritivas
Autor: Ludwig
Teoria administrativa: Teoria do sistema
Ênfase principal: No ambiente
Visão geral: Explicativa e descritivas
-
Classica, humanista e neoclássica: prescritiva/normativa
Burocrática, Estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial: descritiva / explicativa
-
São princípios da Administração, que fundamentam a Teoria Clássica:
- Divisão do trabalho;
- Autoridade e responsabilidade;
- Disciplina;
- Unidade de comando (uma autoridade);
- Unidade de direção;
- Subordinação dos interesses individuais aos gerais;
- Remuneração do pessoal;
- Centralização (topo da hierarquia);
- Cadeia escalar (linha de autoridade);
- Ordem (um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar);
- Equidade;
- Estabilidade do pessoal (rotatividade é prejudicial);
- Iniciativa; e
- Espírito de equipe.
Obs: A visão sistêmica, descrita no item, não faz parte destes princípios.
Quanto à abordagem sistêmica:
Em meados de 1950, o biólogo alemão Ludwig von Bertanlanffy elaborou uma teoria para enfrentar os problemas de cada ciência por meio de princípios gerais interdisciplinares, de modo que cada ciência com a sua descoberta pudesse ajudar nas demais ciências, e assim surgiu a Teoria Geral dos Sistemas. Essa teoria demonstra o que é comum em cada ciência, eliminando fronteiras entre elas. É uma teoria totalizante, de visão sistêmica, baseada na dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de integração. Com esta teoria os princípios do reducionismo, pensamento analítico e mecanicismo passam a ser substituídos pelos princípios opostos, como expansionismo, pensamento sintético e da teleologia.
-
As Abordagens Normativa e Prescritiva, Não foram Propostas pela Teoria Clássica, mas são a ''VISÃO'' da Teoria Clássica.
-
Aspectos informais são visto na Teoria Neoclássica, evolução da Teoria Clássica, um pouco mais flexível.
-
Fayol - Teoria Clássica:
. Ênfase na Estrutura
(alta administração)
. Divisão do trabalho
. Autoridade e responsabilidade
. Disciplina
. Estrutura Linear
. Unidade de Comando
. Amplitude de controle
. Unidade de Direção
. Subordinação dos interesses individuais aos gerais
. Remuneração justa
. Centralização
. Cadeia escalar
. Ordem
. Equidade
. Estabilidade do pessoal
. Iniciativa
. Espírito de Equipe
. Aspectos formais (e não informais)
. Abordagem normativa e prescritiva (não tem visão sistêmica!)
-
clássica
-
ERRADOOO!
Propostas pela teoria clássica da administração, a abordagem normativa e a prescritiva fundamentam-se em princípios gerais de administração, como o da visão sistêmica das organizações, formulados a partir de experimentos científicos acerca de aspectos formais e informais da organização.
NÃO PRECISAVA NEM LER A QUESTÃO TODA. QUANDO FALAR EM: NORMATIVO, REGRA, PROCEDIMENTO LEGAL E ETC, ESTÁ SE REFERINDO À ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA.
BORA PASSAR, GALERAAAA!
-
A visão sistêmica surgem bem depois, a partir do trabalho de Ludwig Bertalanffy. Na teoria clássica temos uma abordagem com foco exclusivamente no ambiente interno.
Gabarito: ERRADO