SóProvas


ID
955324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens, relativos a arquivologia.

O método de laminação é o que mais se aproxima do método ideal de restauração de documentos, dado que eleva a resistência do papel sem perda da legibilidade e flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas.

Alternativas
Comentários
  • “A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas.” (Marilena Leite Paes,3º ed., pág. 144)

    "(...) Assim, as características da laminação são as que mais se aproximam do método ideal. (Marilena Leite Paes,3º ed., pág. 144)
  • Não teria uma pegadinha ai trocando  o que seria conservação com restauração?! assim o gabarito da questão seria errado.
  • Mirocem,

    “São as seguintes as principais operações de conservação: a) desinfestação; b) limpeza; c) alisamento; d) restauração ou reparo.” (Marilena Leite Paes, 3º Ed., pág. 142) Ela comenta ainda seis métodos de restauração: banho de gelatina, tecido, silking, laminação, laminação manual e encapsulação.

    Entenda a restauração como subgrupo do tópico conservação e este como subgrupo do tópico preservação.

    "O conceito de preservação envolve as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos. Preservação, desse modo, deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda da integridade dos documentos arquivísticos pelo tempo que for necessário." (Arquivologia Facilitada, pág. 121).

    "A restauração, por sua vez, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos  pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico." (Arquivologia Facilitada, pág. 121).
  • Laminação

    Sobre o procedimento


    O documento será envolvido de um lado em uma folha de papel seda e do outro lado, em um material chamado acetato de celulose. Será colocado em uma prensa hidráulica sob uma temperatura de em torno de 150ºC.

    O acetato de celulose é um material, quando aquecido e prensado, vai aderir ao documento e à folha de papel seda, vedando completamente o documento.


    Agora a durabilidade do papel e suas qualidades permanentes ficam asseguradas, tudo isso sem perda da legibilidade do documento. E ainda ficará imune à ação de insetos e fungos. Embora o peso do documento duplique, seu volume ficará reduzido.

    A matéria prima aplicada ao processo é de fácil obtenção e o próprio processo é de rápida execução. Por todos estes motivos, a laminação é tida como o processo de restauração mais próximo do ideal.
    Fonte: Professor Felipe Petrachini - estratégia concursos
  • Eu fiz essa prova e entrei com recurso contra essa questão, mas de nada adiantou...

    Eu duvido que qualquer técnica torne um documento IMUNE à ação de fungos e pragas, se um dia alguém descobrir certamente ganhará o prêmio Nobel de Químia e Física.

    O Cespe simplesmente copiou e colou trecho do livro de Marilena Leite Paes e considerou a questão certa.
  • Tive o mesmo pensamento do colega Carlos...

    Questões como essa são para enternder o pensamento da Banca...

    Pq se for analisar friamente.....

    abs
  • Pois é Carlos e Tiago, concordo com o pensamento de vocês!

    Mas quando a gente entra na sala e inicia a prova, a gente tem que "esquecer" o que a gente faz e acredita no cotidiano.

    O que vale pro examinador é a literatura, dessa forma, o dia-a-dia pouco importa na hora da prova.

    Abraços,
  • Item: CORRETO

    Vou tentar se objetivo e direto!!

    Métodos de Restauração de documentos:

    - Laminação: consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre fohlas de papel de baixa gramatura, fixada por adesivo natural, semi-sintética ou sintético, por meio de diferentes técnincas e manuais.

    OBS: Um técnica que reduz a legibilidade e a flexibilidade do documento é o TECIDO (em tal processo são usadas folhas de tecido muito fino aplicadas com pasta de amido, a durabilidade do papel aumenta, porém o emprego do amido propicia de ataque de insetos e fungos e também impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelho além de reduzir a legibilidade e a flexibilidade.

  • Olha a questão que o Cespe bota pra um concurso que exigia NOÇÕES de arquivologia...
    Quero só ver o que ele vai cobrar no TCE, cujo edital só traz "Arquivologia"...
  • No meu entender a questão está errada por afirmar que preserva a flexibilidade, mas fazer o quê.
  • Achei o mesmo, Francisco.

  • A Laminação é processo em que se envolve o documento em papel de seda e acetato de celulose. Nesta técnica, a durabilidade e as qualidades do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando o documento imune à ação de fungos e pragas.

    (Prof. Darlan Eterno)
  • Correta 

    Laminação –envolve o documento, nas duas faces, em uma folha de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa densa hidráulica. O acetato de celulose, por ser termoplástico, adere ao documento juntamente com o papel de seda e dispensa adesivo. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Qualquer mancha resultante do uso pode ser removida com agua e sabão.

    O volume do documento é reduzido, mas o peso duplica. A aplicação, por ser mecanizada, é rápida e a matéria prima, de fácil obtenção. O material empregado na restauração não impede a passagem dos raios ultravioletas e infra-vermelhos. As características da laminação são as que mais se aproximam do método ideal


    Fonte:  Livro Arquivologia para concursos de Técnico e Analista  Autor: Professor George Melo Rodrigues, pág. 185. 3°edição.
  • Tenho pena de quem tentou essa prova do MPU pra técnico. Só questão maluca.

  • Uma colega passou em 2o. lugar nessa prova.

  • imune a ação de pragas não! 
    ratos, baratas, traças e sei lá mais oquê.

    vou colocar toda essa bicharada em uma caixa junto com um documento laminado e depois vou enviar pro pessoal do cespe...quero ver se sobra algo.
  • A laminação é o processo de restauração de documentos que consiste em colocar o documento danificado entre duas lâminas de baixa gramatura e sob altíssima pressão, para lhe reforçar o suporte fragilizado. Uma vez que o documento fica selado, sem contato com os agentes que lhe causa danos, este é um método extremamente eficiente para conservação do mesmo.

    Mas, apesar da afirmação está correta, devemos ter em mente que a encapsulação é um método mais eficaz. Neste processo, coloca-se o documento danificado entre duas lâminas de poliéster, que são unidas em suas bordas por fitas adesivas de duplo revestimento. Então, ao contrário da laminação, não há pressão ou calor sobre o documento, e o processo de encapsulação é reversível.

    Gabarito do professor: Certo
  • nem o superman é 100% imune a algo, oq dirá um documento...

    tnc cespe

  • CERTO

     

    É cada questão viu, affffffffff

     

    Laminação: Processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, prensado sob pressão e temperatura elevada. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem a perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. As características da laminação são as que mais se aproximam do método ideal.

     

     

    FONTE: Professores Davi Barreto e Fernando Graeff - Ponto dos concursos.

  • Encapsulação!!!! não concordo com a resposta. Mas tem que acertar né.

  • Gab.: CERTO

     

    Até concordo com os colegas que levantaram o questionamento sobre essa técnica tornar o documento imune à ação dos fungos e pragas, mas pesquisei nos materiais que tenho e todos eles confirmam o que a questão apresentou. 

  • A laminação é o processo de restauração de documentos que consiste em colocar o documento danificado entre duas lâminas de baixa gramatura e sob altíssima pressão, para lhe reforçar o suporte fragilizado. Uma vez que o documento fica selado, sem contato com os agentes que lhe causa danos, este é um método extremamente eficiente para conservação do mesmo.

    Mas, apesar da afirmação está correta, devemos ter em mente que a encapsulação é um método mais eficaz. Neste processo, coloca-se o documento danificado entre duas lâminas de poliéster, que são unidas em suas bordas por fitas adesivas de duplo revestimento. Então, ao contrário da laminação, não há pressão ou calor sobre o documento, e o processo de encapsulação é reversível.

    Gabarito do professor: Certo

  • uma boa característica da laminação para você anotar, apesar de ser um pouco forçado falar de “imunidade”. Mas quem manda é quem manda!

    Resposta: certa

  • método de laminação

  • Carlos, referente aos outros métodos é sim, pois a maioria utiliza amido, e isso faz aparecer fungos etc.
  • Laminação --> questão correta se dizer que é a melhor técnica

  • Dizer que o documento fica imune é exagero. Porém, o CEBRASPE já considerou como corretas outras questões passadas usando esse termo.