-
"Questãozinha polêmica. Se você consultar os eu bom senso, verá que qualquer alternativa que diga “sempre”, “jamais”, “único”, “nunca” ou qualquer outro radicalismo, está provavelmente errada, pois é extremamente raro que um objeto atinja tal nível de exclusividade. Nesta questão em específico, posso mencionar a vocês o tombamento como meio de controle de bens patrimoniais: a Administração cola a famigerada placa de patrimônio no item, e passa a controla-lo a partir daí. Desta forma, o inventário já não é mais o único meio de controle de bens patrimoniais. Item Errado."
Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Felipe.
-
Sem descordar da colega Lorrayne Carvalho, mas clareando o tema e embasando pelo que consta na Instrução Normativa 205/88. ( http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/in/in205_88.htm )
"
TIPOS DE CONTROLES
7.4. Generalizar o controle seria, além de dispendioso, às vezes impossível quando a quantidade e diversidade são elevadas. Deste modo, o controle deve ser feito de maneira diferente para cada item de acordo com o grau de importância, valor relativo, dificuldades no ressuprimento.
7.4.1. Estes controles podem ser:
a) registro de pedidos de fornecimento (requisições);
b) acompanhamento periódico;
c) acompanhamento a cada movimentação.
7.4.2 Em se tratando de itens que envolvam valores elevados ou de importância vital para a organização, a medida que são requisitados deve-se observar o Intervalo de Aquisição para que não ocorram faltas e consequentemente ruptura do estoque.
"
ERRADO
Trabalho e Perseverança!!!
-
Ricardo,
Você não descordou da colega, mas o seu comentário não se encaixou adequadamente à proposta da questão. Por que? Os “tipos de controles” mencionados por você, referem-se a controles de estoque e não a controles de patrimônio, entende? “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.
Quando falamos de controle de patrimônio, estamos falando de bens, direitos e valores (algo meio que tangível) e de obrigações que ela possui (meio que intangível). O controle de patrimônio serve pra que? Pra empresa que tá adquirindo o bem, saber o que tá comprando, o seu estado funcional, seu valor de mercado, sua vida útil remanescente... E pra empresa que está vendendo, ter o controle para avaliar corretamente o valor de mercado, conseguindo assim, uma negociação com base no valor real.
O controle patrimonial possui basicamente os aspectos: controle físico (o que temos, onde está e qual o estado de conservação); controle contábil (descrição, quantidade, data de aquisição, nº de plaqueta, centro de custo, local, fornecedor, nº da nota fiscal e vida útil) e normas e procedimentos (garantir a continuidade e durabilidade dos outros dois controles).
Concordo com a colega quanto aos controles de patrimônio:
Inventário: de acordo com o IN205-88, o inventário pode ser anual (geralmente no final do exercício, 31/12), de transferência (quando troca uma gerência por exemplo), eventual (em qualquer época ou devido a alguma fiscalização) e extinção (quando a unidade é extinta).
Tombamento: conjunto dos bens móveis e imóveis que alguém tem algum interesse em conservar, e os dados são registrados em um livro.
Fontes: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/controlar-o-patrimonio-de-sua-empresa-para-que-e-por-que/71908/#, http://pt.wikipedia.org/wiki/Tombamento, http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/in/in205_88.htm
-
Parafrasear a colega do 1º comentário, não é expor sua ideia.. e sim Repetição.. sem necessidade!
-
o Madruga tem razão essa tal de cristiane em todos os seus comentários, cola descaradamente o comentario dos golegas para conseguir pontos. votem ruim pra ela
-
ERRADO: A portaria no 205 no item 7.9 define a utilização de outros instrumentos de controle: ficha de prateleira, ficha de estoque, listagens processadas em computador.
DA MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE
7.9. A movimentação de material entre o almoxarifado e outro depósito ou unidade requisitante deverá ser precedida sempre de registro no competente instrumento de controle (ficha de prateleira, ficha de estoque, listagens processadas em computador) à vista de guia de transferência, nota de requisição ou de outros documentos de descarga.
-
É só lembrar que existe, por exemplo, o tombamento.
Boa sorte para nós! :)
-
As Atividades de CONTROLE compreendem:
-Tombamento e carga
-Registro de bem
-Guarda dos bens
-Movimentação de bens
-Preservação dos bens
-Baixa dos bens
-Incorporação e
-Inventário de bens móveis
Fonte: EGEM - ESCOLA DE GESTÃO MUNICIPAL
embora a questão fale de instrumentos..presumo que se refira a essas atividades aí descritas, pois como podem ver inclui aí o tombamento e o inventário ...espero ter ajudado
-
Quando o Cespe vem com esse negócio de "única possibilidade", meu radar de "errado" já apita.
-
Tombamento tambem serve e varios outros...
-
-
Instrumentos de controle Patrimonial: Tombento, Inventário e o registro de movimentação.
-
Quando tiver "único" "somente" apenas"... desconfie!
-
Gabarito Errado.
toda a movimentacao do estoque deve ser registrada pelos documentos adequados. Considerando que o almoxarifado ou deposito tem como uma das funções principais o controle efetivo de todo o estoque, sua operação deve vir ao encontro dos objetivos de custo e de serviços pretendidos pela alta administração da empresa.
-
São instrumentos de controle patrimonial: inventário, tombamento e registros de movimentação.