SóProvas


ID
955624
Banca
FUNRIO
Órgão
DEPEN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sonho meu, sonho meu Vai buscar quem mora longe, sonho meu. Vai mostrar essa saudade, sonho meu Com a sua liberdade, sonho meu No meu céu a estrela-guia se perdeu A madrugada fria só me traz melancolia, sonho meu.

A letra de Dona Ivone Lara emprega o pronome possessivo à direita do substantivo “sonho” com o objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • A gramática sintagmática faz a análise da estrutura da frase de um modo diferente das demais gramáticas, que fazem a análise sintática tradicional.

     Neste caso, considera-se que a frase é formadas por sintagmas, ou seja, por segmentos que indicam uma relação de dependência uns dos outros. Nessa relação de dependência, temos um elemento determinante (subordinado) e outro determinado. Cada um destes elementos constitui um sintagma.

    Sendo assim, em qualquer enunciado, as palavras ligam-se formando sintagmas, e estes sintagmas possuem uma relação de dependência com os demais.

    Exemplos de enunciados (os núcleos estão em negrito)

    a)    As verdadeiras amizades nunca morrem.

    • As verdadeiras amizades – sintagma nominal
    • As verdadeiras – sintagma adjetival
    • Nunca morrem – sintagma verbal
    • Nunca – sintagma adverbial

    Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/sintagma/

  • Resposta: D

    Sintagma é o conjunto de palavras subordinadas aos núcleos das orações. Como toda oração é formada pelo sujeito + predicado, o estudo do sintagma é uma análise do sentido e da função das palavras que acompanham justamente o núcleo desse sujeito e o núcleo desse predicado.

    Há dois tipos de conjuntos de sintagmas: 1° o conjunto de palavras que compõe o sujeito e 2° o conjunto de palavras que compõe o predicado. Essa relação de subordinação se dá nos vocábulos que determinam ou modificam o sentido dos núcleos do sujeito e do predicado. Por exemplo:

    Uma polícia honesta despertaria a confiança da população
     
    1. sintagma nominal é composto pelo grupo de palavras que compõe o sujeito, ou seja, "Uma polícia honesta", o que corresponde ao sujeito da oração, sendo que o substantivo "polícia" é o núcleo do sintagma nominal;
    2. sintagma verbal é composto pelo grupo de palavras que formam o predicado, ou seja, "despertaria a confiança da população", o que corresponde ao predicado da oração, sendo o núcleo do sintagma verbal o próprio verbo "despertaria".

    Nesse primeiro exemplo, faz-se necessário deixar clara a seguinte conclusão: SEMPRE o núcleo do sintagma nominal será um vocábulo com função nominal (substantivos, pronomes substantivos, numerais); entretanto, o núcleo do sintagma verbal será apenas o verbo, nenhuma outra palavra de outra classe pode assumir essa posição. Ainda no mesmo exemplo, faz-se outra observação:

    Uma polícia honesta despertaria a confiança da população
    1. Ao redor do núcleo do sintagma nominal há a presença do artigo ("Uma") e do adjetivo ("honesta"). Esses termos alteram o sentido do núcleo determinando ou modificando esse sentido. No 1° caso o artigo determina o sujeito, expressa o grau de precisão do núcleo, com o sentido de polícia no geral; no 2° caso o adjetivo modifica uma qualidade desse núcleo, evidencia um atributo do núcleo.

    Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/An%C3%A1lise_sint%C3%A1tica/Sintagma

    ANALISANDO A QUESTÃO:

    "Sonho meu" é um sintagma NOMINAL, cujo núcleo é a palavra "sonho", que é um substantivo. Ao colocar o pronome "meu" após o substantivo, a compositora buscou justamente dar ênfase a ele.
    Para perceber isso, basta observar que, se a ordem das palavras fosse "Meu sonho", haveria muito mais força do substantivo "sonho", enquanto o pronome "meu" teria menos força na frase. Por isso a inversão utilizada: para dar maior ênfase ao pronome "meu".
  • enfatiza a posse: meu

  • TENHO CERTEZA QUE ESSA NEM A PRÓPRIA DONA IVONE LARA ACERTARIA