A gramática sintagmática faz a análise da estrutura da frase de um modo diferente das demais gramáticas, que fazem a análise sintática tradicional. Neste caso, considera-se que a frase é formadas por sintagmas, ou seja, por segmentos que indicam uma relação de dependência uns dos outros. Nessa relação de dependência, temos um elemento determinante (subordinado) e outro determinado. Cada um destes elementos constitui um sintagma.
Sendo assim, em qualquer enunciado, as palavras ligam-se formando sintagmas, e estes sintagmas possuem uma relação de dependência com os demais.
Exemplos de enunciados (os núcleos estão em negrito)
a) As verdadeiras amizades nunca morrem.
- As verdadeiras amizades – sintagma nominal
- As verdadeiras – sintagma adjetival
- Nunca morrem – sintagma verbal
- Nunca – sintagma adverbial
Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/sintagma/
Resposta: D
Sintagma é o conjunto de palavras subordinadas aos núcleos das orações. Como toda oração é formada pelo sujeito + predicado, o estudo do sintagma é uma análise do sentido e da função das palavras que acompanham justamente o núcleo desse sujeito e o núcleo desse predicado.
Há dois tipos de conjuntos de sintagmas: 1° o conjunto de palavras que compõe o sujeito e 2° o conjunto de palavras que compõe o predicado. Essa relação de subordinação se dá nos vocábulos que determinam ou modificam o sentido dos núcleos do sujeito e do predicado. Por exemplo:
Uma polícia honesta despertaria a confiança da população - O sintagma nominal é composto pelo grupo de palavras que compõe o sujeito, ou seja, "Uma polícia honesta", o que corresponde ao sujeito da oração, sendo que o substantivo "polícia" é o núcleo do sintagma nominal;
- O sintagma verbal é composto pelo grupo de palavras que formam o predicado, ou seja, "despertaria a confiança da população", o que corresponde ao predicado da oração, sendo o núcleo do sintagma verbal o próprio verbo "despertaria".
Nesse primeiro exemplo, faz-se necessário deixar clara a seguinte conclusão: SEMPRE o núcleo do sintagma nominal será um vocábulo com função nominal (substantivos, pronomes substantivos, numerais); entretanto, o núcleo do sintagma verbal será apenas o verbo, nenhuma outra palavra de outra classe pode assumir essa posição. Ainda no mesmo exemplo, faz-se outra observação:
Uma polícia honesta despertaria a confiança da população - Ao redor do núcleo do sintagma nominal há a presença do artigo ("Uma") e do adjetivo ("honesta"). Esses termos alteram o sentido do núcleo determinando ou modificando esse sentido. No 1° caso o artigo determina o sujeito, expressa o grau de precisão do núcleo, com o sentido de polícia no geral; no 2° caso o adjetivo modifica uma qualidade desse núcleo, evidencia um atributo do núcleo.
Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/An%C3%A1lise_sint%C3%A1tica/Sintagma
ANALISANDO A QUESTÃO:
"Sonho meu" é um sintagma NOMINAL, cujo núcleo é a palavra "sonho", que é um substantivo. Ao colocar o pronome "meu" após o substantivo, a compositora buscou justamente dar ênfase a ele.
Para perceber isso, basta observar que, se a ordem das palavras fosse "Meu sonho", haveria muito mais força do substantivo "sonho", enquanto o pronome "meu" teria menos força na frase. Por isso a inversão utilizada: para dar maior ênfase ao pronome "meu".