- ID
- 956827
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- SEDUC-CE
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Física
- Assuntos
Em geral, pode-se dizer que todas as tentativas de privilegiar ora uma elaboração cuidadosa e articulada do conteúdo a ser aprendido, ora uma metodologia atenta exclusivamente ao desenvolvimento psicológico do estudante, não somente têm reduzido o espaço de ação do professor e perturbado sua sobrevivência profissional, mas também têm obtido resultados insatisfatórios quanto à aprendizagem dos estudantes. O recente crescimento de uma visão construtivista de ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. Nessa concepção epistemológica, o professor tem a tarefa principal de monitorar o crescimento cognitivo e o amadurecimento pessoal dos estudantes, contribuindo para a
construção, por parte de cada um, de um conhecimento científico pessoal, com a dupla característica de ser semelhante ao conhecimento científico estabelecido e ter continuidade com a própria ecologia conceitual. Essa construção envolve, necessariamente, um relativo afastamento das concepções e da visão do senso comum, pelo menos na interpretação das situações e dos fenômenos analisados em sala de aula.
Alberto Villani e Jesuina Lopes de Almeida Pacca. Construtivismo, conhecimento científico e habilidade didática no ensino de ciências. In: Rev. Fac. Educ., v. 23, n.º 1-2, São Paulo, jan.- ez./1997 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta.