SóProvas


ID
957511
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Apresenta movimento inovador na gestão pública brasileira, ocorrido nos últimos vinte e cinco anos, associado corretamente a suas características e benefícios:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B CORRETA


     Reorientação da questão fiscal →Seu corolário foi a aprovação da LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal, obtendo vários avanços, alguns interligados com a agenda constituinte e outros com a proposta Bresser de reforma do Estado, de meados dos anos 1990. Esta normatização trouxe relevantes ganhos de economicidade ao Estado brasileiro. 
  • As outras alternativas apresentam erros básicos.

    a) Adoção do governo eletrônico → Impulsionado pela experiência do governo federal, ele se espalhou por estados e capitais. Apesar de não proporcionar grandes resultados em termos de organização das informações, a tecnologia da informação tem levado à redução dos custos, bem como ao aumento da transparência nas compras governamentais, reduzindo o potencial de corrupção. O ponto em que houve maior avanço, com a criação do governo eletrônico, foi a plena interatividade com os cidadãos. Ao contrário, a TI provocou mudanças e resultados consideráveis. b) Reorientação da questão fiscal →Seu corolário foi a aprovação da LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal, obtendo vários avanços, alguns interligados com a agenda constituinte e outros com a proposta Bresser de reforma do Estado, de meados dos anos 1990. Esta normatização trouxe relevantes ganhos de economicidade ao Estado brasileiro. CORRETA c) Introdução pelos governos estaduais e municipais de diversas novidades no campo das políticas pública → Seletividade na participação social, ações mais ágeis e, no caso específico dos municípios, a expansão dos centros de atendimento descen- tralizado, resultando em uma das maiores revoluções na administração pública brasileira contemporânea. A participação social não é seletiva, é ampla. d) Inovações nas políticas públicas, particularmente as vinculadas à área social → Afrouxamento dos mecanismos de avaliação, formas de coordenação administrativa e financeira, substituição do controle social pelo princípio da eficácia, programas voltados à realidade nacional, em detrimento do local e, em menor medida, ações intersetoriais surgem como novidade, proporcionando equidade econômica interregional. Não houve afroxamento como a questão afirma, os mecanismos de avaliação foram introduzidos recentemente, o controle social não foi substituído pelo princípio da eficácia também não. Os programas são voltados a todas realidades, nacionais, setoriais e locais. e) Coalizão em torno dos chamados Planos Plurianuais e da noção de planejamento, na sua versão centralizadora e técnica → Alguns estados e, notadamente, o governo federal trouxeram inovações importantes, como o encurtamento dos prazos de planejamento aproximando a atividade planejadora da ação concreta.
    A visão não é centralizadora, mas sim descentralizadora.