SóProvas


ID
957547
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere:

I. Se a elasticidade-preço da demanda de um bem X é, em módulo, menor que 1, uma das possíveis explicações para o fato é a existência no mercado de um grande número de bens substitutos para o bem X.

II. Se a demanda do bem X for expressa pela função QD = 15.000 P-2, onde QD representa a quantidade demandada e P, o preço de mercado, então a elasticidade-preço da demanda do bem X, em módulo, é constante e igual a 2.

III. Se os bens X e Y forem complementares, então a elasticidade-cruzada da demanda do bem X em relação ao preço do bem Y é positiva.

IV. Se a elasticidade-preço for constante e maior que 1 ao longo de toda a curva da demanda, um aumento de preço diminuirá o dispêndio total dos consumidores com o bem.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • 1- Se a elasticidade é menor que 1 quer dizer que um bem é inelástico, sua demanda é fracamente afetada por variações no preço, uma das possiveis explicações é que  obem não tem substitutos e os demandantes não tem escolha se não comprar pelo preço mais alto.

    2- A elasticidade de uma bem é a função marginal/função média= [(-2)*15000*P^-3]/[(15000*P^-2)/P]=-2, precisa saber derivada.

    3- Se eles forem complementares o aumento do preço de um diminui a demanda dos dois logo a elasticidade será negativa.

    4- Se a elasticidade for maior que 1, a demanda é elastica, logo um aumento no preço provoca uma diminuição proporcionalmente maior da demanda.

  • I – Errado.  Se a elasticidade-preço da demanda de um bem X é, em módulo, menor que 1, uma das possíveis explicações para o fato é a existência no mercado de um PEQUENO número de bens substitutos para o bem X, ou seja, como existem poucos substitutos para o bem, significa que há pouca variedade de produtos à disposição do consumidor para atender suas necessidades, tal restrição empodera o mercado, já que o preço pode aumentar, contudo o consumidor não deixará de consumi-lo.

    II. Correto.

    A elasticidade-preço da demanda do bem X pode ser representada pela seguinte fórmula:

    Ex = (∂Q/∂P)*(P/Q) (1)

    Sendo que a derivada da função “Q", Q= 15.000 P-2, em relação à “P" é dada por:

    (∂Q/∂P) = (-2) 15.000 P-2-1

    (∂Q/∂P) = -30.000 P-3

    Substituindo na equação (1), temos:

    Ex = -30.000 P-3 * (P/15.000 P-2), simplificando os termos:

    Ex = -2, em módulo = 2.

    Contudo, se soubéssemos que, quando temos funções de demanda do tipo Q = A .P^x, a elasticidade é constante e de valor “x", sendo assim, neste caso, o valor da elasticidade da demanda seria igual a 2, em módulo.

    III – Errado.  Se os bens X e Y são complementares, pão e manteiga, por exemplo, se o preço de um bem aumenta, a quantidade demanda do outro bem diminui, pois eles são consumidos juntos, então a elasticidade-cruzada da demanda do bem X em relação ao preço do bem Y é NEGATIVA, seguindo a fórmula da elasticidade em questão: Elasticidade preço cruzada = ∆Qx%/∆Py%.

    IV – Correto. Quando a demanda é elástica, elasticidade maior que 1, em valores absolutos, o gasto total com o produto diminui quando seu preço aumenta, já que o consumidor deixará de consumi-lo com facilidade.

    Gabarito: Letra “C".