SóProvas


ID
957571
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O multiplicador bancário da economia é função decrescente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


    "Além da letra E, que é claramente correta, a letra B também está (indiscutivelmente) certa.

    Segundo VASCONCELLOS E LOPES, Manual de Macroeconomia (3a. edição), página 72:

    Percebemos que o valor do multiplicador será tanto maior quanto maior for a preferência do público por depósitos à vista frente ao papel-moeda, e quanto menor a proporção de reservas dos bancos… 

    Como sabemos, quanto maior a preferência do público por depósitos à vista (quanto maior o coeficiente “d” do multiplicador monetário), menor será a preferência do público por moeda manual (menor será o coeficiente “c”), uma vez que os coeficientes “c” e “d”, somados, são iguais a 1 (c+d=1). Ou seja, se “d” é maior, isto acontece porque “c” será menor, e vice-versa.

    Seguindo o raciocínio do professor Vasconcellos, podemos afirmar, então, que o valor do multiplicador será tanto maior quanto menor for a preferência do público por papel-moeda (ou menor for a proporção da moeda manual em relação aos meios de pagamento).

    Assim sendo, portanto, o multiplicador é uma função decrescente da proporção da moeda manual em relação aos meios de pagamento. 

    Abraços e bons estudos!

    Professor Heber Carvalho - Estratégia

    https://www.facebook.com/heber.economia

  • Muito simples, 

    o multiplicador é o mecanismo de criação de moeda para aumentar o crédito das pessoas. Porém o banco não pode simplesmente "criar do nada", é necessário um lastro inicial que é os depositos à vista. Portanto a letra B só está errada porque no enunciado pede a função decrescente (Inversa).

    O PMPP é diretamente proporcional ao Multiplicador bancário, quanto mais depositos à vista, maior a margem de multiplicação (criação de crédito).

    Isto posto, a função inversa ou decrescente ao multiplicador monetário é as reservas bancárias. Pois quando maior for a determinação do Banco Central, menor é a margem de multiplicação que os bancos podem disponibilizar.

    Logo, a letra (E), é a correta.

  • O multiplicador monetario = Meios de Pagamento / Base Monetaria.

    Meios de Pagamento = PMPP + Depositos a vista

    Base Monetaria = PMPP + Reservas Bancárias

    Logo o multiplicador varia positivamente com Meios de Pagamento e negativamente com as reservas bancarias.

  • Questão simples.

    m = 1 / { 1 - d (1 - R)}

    Ou seja, quanto maior R, maior o denominador, menor o multiplicador.

    Gabarito: E