SóProvas


ID
957577
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere:

I. No modelo de curva de Phillips com expectativas adaptativas, o efeito de um choque exógeno de oferta sobre a taxa de inflação em um determinado ano é repassado para a inflação esperada futura.

II. Se o país não tiver restrição alguma ao movimento de capitais internacionais e adotar o regime de taxas flutuantes de câmbio, o efeito provável de uma política monetária expansiva será uma valorização da moeda nacional.

III. O efeito de uma âncora cambial sobre a taxa de inflação é diminuído em virtude da existência de bens não comercializáveis (non tradables) na economia.

IV. Para se obter de forma aproximada a variação da taxa de câmbio real brasileira, é necessário calcular a variação da taxa de câmbio nominal menos a diferença entre a taxa de inflação interna e a taxa de inflação externa.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Âncora cambial consiste em manter a moeda valorizada, pois isso reduz a inflação.

  • As expectativas adaptativas - os agentes tendem a ver informações da inflação do passado para definir uma expectativa de aumento ou redução futura da inflação. A curva de Phillips trata da relação de aumento da inflação quando se tenta reduzir o desemprego, já que haverá aumento da renda disponível, que afetará a demanda e o consumo, aumentando os preços. Portanto, se houver um choque exógeno na inflação passada, de acordo com as expectativas adaptativas, esse aumento da inflação irá ser repassado a inflação esperada no futuro.

    Em caso de cambio flutuante - A política monetária expansionista será mais efetiva, aumentará a quantidade de moeda, provocando a redução dos juros, redução dos recursos externos, e DESVALORIZAÇÃO cambial.