SóProvas


ID
957880
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Em 01/03/2013, a Empresa Esperança fez uma captação de recursos no mercado financeiro, por meio de debêntures, no valor de R$ 5.000.000,00, incorrendo em custos de transação no valor de R$ 450.000,00.
A taxa de juros compostos contratual da operação foi de 10% ao ano, sendo que a empresa fará o resgate das debêntures, num único pagamento (principal e juros), ao final de três anos.
Pelas regras atuais, em 01/03/2013, a Empresa Esperança:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    CPC 08, item 12:

    12. Os encargos financeiros incorridos na captação de recursos junto a terceiros devem ser apropriados ao resultado em função da fluência do prazo, pelo custo amortizado usando o método dos juros efetivos. Esse método considera a taxa interna de retorno (TIR) da operação para a apropriação dos encargos financeiros durante a vigência da operação. A utilização do custo amortizado faz com que os encargos financeiros reflitam o efetivo custo do instrumento financeiro e não somente a taxa de juros contratual do instrumento, ou seja, incluem-se neles os juros e os custos de transação da captação, bem como prêmios recebidos, ágios, deságios, descontos, atualização monetária e outros. Assim, a taxa interna de retorno deve considerar todos os fluxos de caixa, desde o valor líquido recebido pela concretização da transação até todos os pagamentos feitos ou a serem efetuados até a liquidação da transação. 

  • Contabilização da captação de recursos de terceiros

    11. O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros, classificáveis no passivo exigível, deve corresponder ao seu valor justo líquido dos custos de transação diretamente atribuíveis à emissão do passivo financeiro.


    Logo, em 01-03:

    D – Caixa ou Banco  4.550.000,00

    D – Custos a Amortizar  450.000

    C – Debêntures a Resgatar  5.000.000,00


    Em 01-03, os custos de transação incorridos na captação de recursos por meio de debêntures devem ser contabilizados como redução do valor justo inicialmente reconhecido do instrumento financeiro emitido para evidenciação do valor líquido recebido. Esses custos devem ser apropriados ao resultado de acordo com o regime de competência, com base no prazo de vigência das debêntures.


    Obs: Diferentemente das debêntures, os custos de transação com ações não são transferidos para o resultado.


    Prof Ricardo J. Ferreira, Contabilidade Básica.

  • Lançamento

    D - Disponível 4.550.000 (ativo)

    D - Juros a transcorrer 1.665.000 (retificadora de passivo)

    D - Encargos financeiros 450.000 (retificadora de passivo)

    C - Debêntures a resgatar  6.655.000 (Passivo)

    Os juros a transcorrer e os encargos financeiros serão reconhecidos no resultado respeitando o regime de competência

  • Os encargos financeiros incorridos na captação de recursos junto a terceiros, em respeito ao regime de competência, devem ser apropriados ao resultado em função da fluência do prazo, pelo custo amortizado usando o método dos juros efetivos.

    Com isso, no momento da captação não há que se falar em apropriação de encargos financeiros no resultado.