Inicialmente, você deve verificar se o investimento tem caráter especulativo oupermanente. E a questão deu a dica... “a Cia. Futurista possui a intenção de permanecer com este investimento por vários exercícios, ou seja, não há intenção de venda”.
Portanto, classifica-se no ativo não circulante investimentos. A partir daí, já sabemos que ou será método de custo ou método da equivalência patrimonial.
Inicialmente, você deverá checar se se trata de equivalência (MEP). Caso não se enquadre, será avaliado pelo custo. O método de custo é residual.
Pois bem, para ser MEP deve ser controlada (maioria das ações com direito a voto ou poder de eleger maioria dos administradores), coligada (quando há influência significativa), sociedades do mesmo grupo ou sob controle comum.
E vamos ver o que a questão disse? “A Cia. Futurista adquiriu 3% das ações da Cia. Atual, em 20/02/2013, por R$ 4.560,00. As sociedades não são do mesmo grupo nem estão sob controle comum. O investimento adquirido não caracteriza controle nem influência significativa sobre a investida”.
Veja, nesta hipótese, portanto, resta claro que será avaliado pelo custo, já que todas as outras hipóteses foram descartadas.
Como a questão menciona que o investimento adquirido não caracteriza controle nem influência significativa sobre a investida, mas há intenção de permanecer com o investimento, deverá ser avaliado pelo método de custo.
O gabarito é letra C.