SóProvas


ID
958453
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em 31/10/2012, a Cia. Endividada, com operações apenas no Brasil, obteve um empréstimo em moeda estrangeira no valor de US$ 100.000,00. Este empréstimo deve ser apresentado no Balanço Patrimonial, em 31/12/2012, à taxa de câmbio

Alternativas
Comentários
  • Art. 184, II, L. 6404/76 - as obrigações em moeda estrangeira, com cláusula de paridade cambial, serão convertidas em moeda nacional à taxa de câmbio em vigor na data do balanço.

  • Acrescentando ao comentário da Geisi. Para entender o que ocorre:

    1 - A empresa pega o empréstimo:
    D - Disponibilidades (Ativo circulante)
    C - Contas no exterior a pagar (Passivo)

    2 - Na data do balanço compensamos a variação cambial:
    D (em caso de diminuição do dolar) ou C (em caso de aumento do dolar) - Contas no exterior a pagar (Passivo)
    C ou D - Variações cambiais ativas ou passivas (Resultado)

  • Uma transação em moeda estrangeira deve ser reconhecida contabilmente, no momento inicial, pela moeda funcional, mediante a aplicação da taxa de câmbio à vista entre a moeda funcional e a moeda estrangeira, na data da transação, sobre o montante em moeda estrangeira.

    No entanto, o enunciado quer saber como o empréstimo será apresentado ao fim do exercício.

    Segundo o CPC 02, ao término de cada período de reporte os itens monetários em moeda estrangeira devem ser convertidos, usando-se a taxa de câmbio de fechamento.

    Lembre-se que itens monetários são unidades de moeda mantidas em caixa e ativos e passivos a serem recebidos ou pagos em um número fixo ou determinado de unidades de moeda.

    Assim, correta a alternativa B.

  • De acordo com o artigo 184, inciso II da Lei nº 6.404/76, as obrigações em moeda estrangeira, com cláusula de paridade cambial, serão convertidas em moeda nacional à taxa de câmbio em vigor na data do balanço. Gabarito B