-
Gente, porque nao pode ser a alternativa A? Se alguém puder ajudar, favor mandar mensagem. OBRIGADA
-
Boa tarde Karina
Não pode ser a letra A porque o que se enquadra dentro da descrição de leasing operacional é a seguinte:
Leasing Operacional = existe uma cláusula de prestação de serviço(assistência técnica, treinamento especializado etc...) ligada a locação dos bens. As despesas oriundas desta prestação de serviço tanto pode ser de responsabilidade da arrendadora quanto da arrendatária. Prazo mínimo para este tipo de leasing é de 90 dias.
A também outros tipos de leasing:
Leasing Financeiro= se diferencia do operacional por inexistência de cláusula de prestação de serviços. É uma espécie de locação com a opção de devolução ou compra do bem, bem como de renovação do contrato ao fim dele. Caso a arrendatária resolva comprar o bem, pagará um valor residual preestabelecido no contrato.
Leasing back= ou leasing de retorno, é a modalidade na qual a arrendatária, sendo proprietária de um bem, vende-o à arrendadora e esta o aluga àquela. Geralmente ocorre quando uma empresa necessita de capital de Giro. Ela vende seus bens a uma empresa que aluga de volta os mesmos. Essa modalidade está disponível apenas para arrendatários pessoas jurídicas .
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leasing
-
Conceito de leasing:
O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.
Diferença entre leasing Financeiro e Operacional
Um arrendamento mercantil deve ser classificado como financeiro se ele transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade. Um arrendamento mercantil deve ser classificado como operacional se ele não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade.
-
Essa assertiva E não consta no CPC 06, vejam:
11. Os indicadores de situações que individualmente ou em combinação também podem levar a que um arrendamento mercantil seja classificado como arrendamento mercantil financeiro são:
(b) os ganhos ou as perdas da flutuação no valor justo do valor residual são atribuídos ao arrendatário (por exemplo, na forma de abatimento que equalize a maior parte do valor da venda no fim do arrendamento mercantil);
acredito que caiba recurso
-
A questão pede quando há um arrendamento operacional.
Segundo http://rochacontabil.cnt.br/site/post.php?site_id=1&conteudo_id=52,
O arrendamento mercantil financeiro é aquele:
a) quando transferir a propriedade do ativo para o arrendatário no fim do prazo do contrato de arrendamento;
b) quando ao final do contrato o arrendatário tiver a opção de comprar o ativo por preço que se espera que seja suficientemente mais baixo do que o valor justo na data em que a opção se torne exercível de forma que, no início do arrendamento mercantil, seja razoavelmente certo que a opção será exercida;
c) o arrendatário deverá ter o bem em seu poder por um prazo consideravelmente significativo, ou seja, o prazo do arrendamento mercantil deverá cobrir a maior parte da vida econômica do ativo, mesmo que a propriedade não seja transferida;
d) no início do contrato entre as partes, o valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil totaliza pelo menos substancialmente todo o valor justo do ativo arrendado; e
e) os ativos arrendados são de natureza especializada tal que apenas o arrendatário pode usá-los sem grandes modificações.
f) se o arrendatário puder cancelar o arrendamento mercantil, as perdas do arrendador associadas com o cancelamento são suportadas pelo arrendatário;
g) os ganhos ou as perdas da flutuação no valor residual do ativo arrendado são atribuídos ao arrendatário (por exemplo, na forma de abatimento do aluguel que equalize a maior parte do valor da venda no fim do arrendamento mercantil); (vemos aqui a diferença da letra E: "são atribuídos ao arrendador". Senão é financeiro, só pode ser operacional)
h) o arrendatário tem a capacidade de continuar o arrendamento mercantil por um período adicional com pagamentos que sejam substancialmente inferiores aos de mercado.
-
desculpa pela filosofia. e aceito a resposta, mas quero ver se meu racicionio esta errado.
no caso de um arrendamento operacional os ganhos ou as perdas da flutuação no valor justo do valor residual realmente são atribuídos ao arrendador. nao?
-
Um arrendamento é considerado como operacional se não há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo.
Além disso, segundo o item 11 do CPC 06, os indicadores de situações que individualmente ou em combinação também podem levar a que um arrendamento mercantil seja classificado como arrendamento mercantil financeiro são:
(a) se o arrendatário puder cancelar o arrendamento mercantil, as perdas do arrendador associadas
ao cancelamento são suportadas pelo arrendatário;
(b) os ganhos ou as perdas da flutuação no valor justo do valor residual são atribuídos ao arrendatário
(por exemplo, na forma de abatimento que equalize a maior parte do valor da venda no fim do
arrendamento mercantil); e
(c) o arrendatário tem a capacidade de continuar o arrendamento mercantil por um período adicional com pagamentos que sejam substancialmente inferiores ao valor de mercado.
Dessa forma, a contrário senso, conclui-se que quando os ganhos ou as perdas da flutuação no valor justo do valor residual são atribuídos ao arrendador, o arrendamento será considerado operacional.
Gabarito: e
PONTO DOS CONCURSOS
-
O arrendador deve classificar cada um de seus arrendamentos como arrendamento operacional ou arrendamento financeiro.
O arrendamento é classificado como arrendamento financeiro se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. O arrendamento é classificado como arrendamento operacional se não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente.
O fato de o arrendamento ser arrendamento financeiro ou arrendamento operacional depende da essência da transação, em vez da forma do contrato. A seguir, exemplos de situações que, individualmente ou em combinação, normalmente levariam o arredamento a ser classificado como arrendamento financeiro:
(a) o arrendamento transfere a propriedade do ativo subjacente ao arrendatário ao final do prazo do arrendamento;
(b) o arrendatário tem a opção de comprar o ativo subjacente a preço que se espera que seja suficientemente mais baixo do que o valor justo na data em que a opção se tornar exercível, para que seja razoavelmente certo, na data de celebração do arrendamento, que a opção será exercida;
(c) o prazo do arrendamento é equivalente à maior parte da vida econômica do ativo subjacente, mesmo se a propriedade não for transferida;
(d) na data da celebração do arrendamento, o valor presente dos recebimentos do arrendamento equivale substancialmente à totalidade do valor justo do ativo subjacente; e
(e) o ativo subjacente é de natureza tão especializada que somente o arrendatário pode usá-lo sem modificações importantes.
Assim, dado que as alternativas A a D citam situações que levariam o arredamento a ser classificado como arrendamento financeiro, resta a alternativa E como correta.