SóProvas


ID
958741
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A ação do governo, em termos de políticas públicas, tem três finalidades:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    A doutrina enumerou três grandes funções de Governo: alocativa, distributiva e estabilizadora.
    Por meio da função alocativa o Estado interfere diretamente no partilhamento de recursos produtivos. O Poder Público produz, principalmente quando a iniciativa privada não o faz ou quando a produção é insuficiente. Se torna marcante a disponibilização de bens, a prestação de serviços públicos e uma política fiscal voltada à otimização da alocação dos recursos.
    A função distributiva tem como finalidade o alcance da igualdade e da justiça social. Sua grande característica é a redistribuição de renda. Nessa esteira, a maior arma que o Governo possui para operacionalizar tal função é uma política tributária progressiva. Através principalmente dos impostos, o Estado arrecada e repassa. Surgem os programas sociais, onde claramente a intenção é repassar uma parcela de renda dos mais ricos para os mais pobres. No Brasil temos inúmeros exemplos, mas o principal é o Bolsa Família, do Governo Federal.
    Já a função estabilizadora está ligada diretamente à economia em sua face mais técnica. A Administração Pública cuida de fazer um gerenciamento macroeconômico, buscando, entre outras formas de atuação, o controle da inflação, da moeda e do câmbio. Além disso, é através da função estabilizadora que o Estado protege sua economia de ameaças internacionais, incentiva o crescimento de determinados setores e freia outros que possam, em determinados momentos, não ser tão interessantes para o momento econômico do país.

    Fonte:
    http://jorgeaugustoac.blogspot.com.br/2011/05/as-funcoes-modernas-de-governo.html
  • fazendo uma sintese temos o seguinte:
    *alocativa -  o governo oferece bens ou servicos. ex: iluminacao publica.
    *distributiva - o governo tenta igualar as pessoas e suas desigualdades. ex: mais imposto de quem ganha mais.
    *estabilizadora - o governo age como gestor propriamente dito.
    a diferença entre distributiva e estabilizadora é que na estabilizadora o governo nao mexe efetivamente com dinheiro, mas com o poder do estado, como por exemplo aumentando taxa de juros por exemplo.aqui o governo atua globalmente..não favorece apenas um bloco. Na distributiva, ele investe em ações que tentam equilibrar a disparidade que se da em um mundo capitalista.