-
d)
I e II, apenas.
-
Correto Letra D
Equipe de solução de problemas
A equipe discute ideias e apresenta soluções para que o andamento dos processos possa ser aperfeiçoado. Nesse caso, os integrantes apenas apresentam possíveis mudanças e não têm autonomia para implementa-las.
Equipes multifuncionais
Equipes formadas por trabalhadores de diferentes especialidades, mas com aproximadamente o mesmo nível organizacional, que se reúnem para realizar uma tarefa. Dubrin (2003) acrescenta que o propósito dessas equipes é juntar o talento de trabalhadores para desempenhar uma tarefa que necessite dessa combinação. Normalmente, essas equipes são formadas para desenvolvimento de novos produtos, melhoria da qualidade e redução de custos.
Equipes autogeridas
São grupos de trabalho cujos membros têm poder para desempenhar muitos deveres atribuídos anteriormente ao supervisor. As responsabilidades da autogestão incluem planejamento e cronograma de trabalho; treinamento dos membros; compartilhar tarefas; cumprimento de metas de desempenho; garantia de alta qualidade e resolução de problemas no dia a dia. Normalmente, é eleito um líder de equipe, desempenhando um papel de ligação entre a equipe e o nível mais alto da gerência.
Equipe Virtuais
No mundo globalizado, as empresas vêm buscando contratar profissionais situados em diferentes regiões do planeta. O avanço tecnológico do setor de telecomunicações, bem como o lançamento de novas ferramentas de colaboração têm contribuído para o surgimento desse fenômeno de formação de equipes virtuais. Essas equipes trabalham além das fronteiras organizacionais por meio de diversos canais de comunicação e ferramentas de compartilhamento fornecidos pela empresa, a saber: e-mail coorporativo, teleconferência, chat, repositório virtual, etc.
Equipe Força Tarefa
Uma força-tarefa é um grupo de pessoas que estão temporariamente designados para trabalhar em conjunto para alcançar algo específico e com objetivos claramente definidos.
Outras questões
Q827281
Q400901
Q787614
Q836539
https://danielettinger.com/2013/07/03/os-desafios-do-gerenciamento-de-equipes-virtuais/
http://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-6-tipos-de-equipes-de-trabalho-mais-comuns/
http://principo.org/comportamento-humano-nas-organizaces-unidade-i-mensagem-de-boa.html?page=4
http://profamarins.blogspot.com.br/2010/05/o-que-e-uma-forca-tarefa.html
-
Tipos de Equipes na Perspectiva de ROBBINS
▪ Equipes multifuncionais são grupos de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da organização, que se unem para cumprir uma tarefa.
▪ Equipes de resolução de problemas servem para que seus membros troquem ideias ou ofereçam sugestões de processos e métodos de trabalho. Nesse caso, grupos de 5 a 12 funcionários, de diferentes departamentos, podem se reunir algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.
▪ Equipes autogerenciadas. Grupos de 10 a 15 funcionários assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores e partem para planejar o cronograma de trabalho, delegação de tarefas a seus membros, tomadas de decisão operacionais e implantação de ações para solucionar problemas do trabalho com fornecedores e clientes.
▪ Equipes virtuais são uma novidade possível graças ao desenvolvimento da tecnologia, que permite que membros fisicamente dispersos possam utilizar a informática para atingir um objetivo comum, colaborando on-line através de diversas ferramentas, sejam por videoconferência, e-mail, links de comunicação ou redes de longa distância.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 300-302),
- Equipes de resolução de problemas: grupo de 5 a 12 funcionários do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.
- Equipes autogerenciadas: grupo de dez a 15 funcionários que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.
- Equipe multifuncional: grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
- Equipes virtuais: grupos que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de equipes. Neste caso, julguemos as afirmativas apresentadas, marcando a alternativa correta ao fim.
I. correta. Nas equipes de resolução de problemas, seus membros trocam ideias sobre os processos e métodos de trabalho que podem ser melhorados.
II. correta. As equipes multifuncionais são formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
III. incorreta.
- As equipes VIRTUAIS usam a tecnologia da informática para reunir membros fisicamente dispersos.
IV. incorreta.
- É característica das equipes VIRTUAIS ter menos interação direta entre os membros.
Equipes virtuais, segundo Robbins (2005), são aquelas que utilizam a tecnologia da informática para seus reunir os membros fisicamente dispersos. Elas permitem que as pessoas colaborem online – utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferências ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente. Geralmente, são utilizadas para elaboração de projetos.
- Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos.
- Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social
As equipes virtuais podem fazer tudo o que as outras equipes fazem: compartilhar informações, tomar decisões, realizar tarefas. Segundo Robbins, existem três fatores que diferenciam as equipes virtuais das demais (face a face):
- ausência de gestos não verbais ou paraverbais
- contexto social limitado
- capacidade de superar limitações de tempo e espaço
As equipes virtuais frequentemente possuem menor empatia e interação direta entre seus membros. Não são capazes de imitar as trocas pessoais que ocorrem em uma discussão face a face. Especialmente quando os membros não se conhecem pessoalmente, as equipes virtuais tendem a se voltar mais para a tarefa e menos para a troca de informações sociais e emocionais. Não é surpreendente, portanto, que os membros dessas equipes demonstrem menor satisfação com o processo de interação do grupo do que os participantes de equipes que trabalham face a face (ROBBINS, 2005, p.215, 216).
Equipes autogeridas, por outro lado, são grupos de funcionários (geralmente entre 10 e 15 pessoas) que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependente s e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores. Normalmente, isso inclui o planejamento e o cronograma de trabalho, a delegação de tarefas aos membros, o controle coletivo sobre o ritmo do trabalho, a tomada de decisões operacionais e a implementação de ações para solucionar os problemas. As equipes de trabalho totalmente autogerenciadas até escolhem seus membros e avaliam o desempenho uns dos outros. Consequentemente, as posições de supervisão perdem a sua importância, podendo até ser eliminadas.
- Seus membros realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.
- Cargos de supervisão passam a ter menos importância e por vezes são eliminados.
Tendo visto o assunto acima, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.