Alternativas
Os transdutores piezorresistivos semicondutores utilizam-se do efeito piezorresistivo que acontece em certos materiais semicondutores, como no gálio e no bromo, com o intuito de obter maior sensibilidade e nível de saída.
Os transdutores capacitivos não possuem respostas lineares e são sensíveis a variações de temperatura, sendo os menos indicados em instrumentação e controle de processos, já que não possuem excelente desempenho em estabilidade, temperatura e pressão estática.
Os transdutores piezoelétricos se baseiam no fato de os cristais piezoelétricos, ao sofrer uma deformação elástica ao longo do seu eixo axial, produzirem internamente um potencial elétrico, causando um fluxo de carga elétrica em um circuito externo. A quantidade elétrica produzida é proporcional à pressão aplicada, sendo essa relação linear, então, o que facilita sua utilização.
Os transdutores de pressão fio-ressonante, apesar de gerarem um sinal analógico, apresentam como vantagens a insensibilidade a variações de temperatura e o fato de seu sinal de saída ser totalmente linear.
Os transdutores de pressão ópticos são instrumentos de medição que detectam movimentos minuciosos devido a mudanças na pressão e geram um sinal elétrico. Estes transdutores são afetados pelas variações de temperatura, existindo, assim, restrições a seu uso.