CERTO
O principal objetivo da criação da AAL (ATM Adaptation Layer) foi o de proteger as camadas superiores da mecânica de dividir os dados em células na origem e ter de reagrupá-los de novo no destino. Devido às aplicações terem diferentes necessidades a ITU definiu os serviços da AAL organizada nos seguintes pontos principais:
--> Serviço de tempo real e serviço de tempo não real;
--> Serviço com taxa de transmissão constante e serviço com taxa de transmissão variável;
--> Serviço orientado à conexão e serviço sem conexão.
Em virtude de tais serviços, foram criados quatro tipos de protocolos: AAL1, AAL2, AAL 3/4, AAL5. O AAL1 é destinado para a classe de serviço com taxa de bit constante - CBR (constant bit rate),como a voz. O AAL2 é destinado para a classe VBR (variable bit rate), de taxa variável, com requisitos de tempo entre origem e destino, como o vídeo. O AAL3/4 é um fusão para suportar a classe ABR (available bit rate), com a não orientação à conexão, como dados. O AAL5 corresponde a um enxugamento do AAL3/4 em termos de cabeçalhos e é o mais utilizado para dados TCP.
https://memoria.rnp.br/newsgen/9909/tcp_atm.html
Bem, eu extrai o seguinte trecho, retirando do autor[1], mas naõ consegui distinguir para justificar a questão. Alguem?
A AAL (Application Adaptation Layer — camada de adaptação de aplicação) foi desenvolvida para possibilitar dois conceitos do ATM: aceitar qualquer tipo de payload, tanto quadros de dados(Ex: Internet) como fluxos de bits.
O ATM define quatro versões da AAL: AAL1, AAL2, AAL3/4 e AAL5.
AAL3/4: fornece mecanismos abrangentes de seqüenciamento e controle de erros que não são, necessariamente, para todas as aplicações.
A AAL5 parte do pressupostode que todas as células pertencentes a uma única mensagem trafegam seqüencialmente e que asfunções de controle estão inclusas nas camadas superiores da aplicação transmissora.
Fonte:
[1] Forouzan, Comunic de dados