SóProvas


ID
959953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na transmissão de um pacote IP entre origem e destino, o cabeçalho do pacote sofre modificações a cada roteador intermediário, o que implica a necessidade de recalcular e preencher o campo de CRC a cada salto (hop).

Alternativas
Comentários
  • É isto mesmo! A cada salto o campo TTL sofre modificação, então o CRC também terá que ser alterado.

  • A arquitetura TCP/IP recebe esse nome devido aos protocolos mais utilizados desta
    pilha, o IP (Internet Protocol) e o TCP - Transmission Control Protocol.

    O protocolo TCP atua na camada de enlace e tem a função de fazer com que informações sejam transmitidas de um computador para outro em uma mesma mídia de acesso compartilhada (também chamada de rede local) ou em uma ligação ponto-a-ponto.


    Já o protocolo de rede, o Internet Protocol - IP, é responsável por fazer com que as informações enviadas por um computador cheguem a outros computadores, através de pacotes IP que trafegam pelos switches e roteadores da rede.

     

    O pacote IP possui um campo de 4 bytes chamado Cyclic Redundancy Check – CRC, para que cada dispositivo receptor possa realizar cálculos e descobrir se o pacote foi corrompido durante a transmissão.

     

    O cabeçalho do pacote sofre modificações a cada roteador / switch intermediário, por isso faz-se necessário que seja recalculado o valor do campo de CRC. As modificações são necessárias porque cada pacote IP contém apenas o endereço IP do próximo destino (um roteador ou um switch). Dessa forma, quando um pacote chega a um desses elementos, o cabeçalho IP deve ser removido para que quadro TCP, que contém o MAC do destino, seja analisado e um novo cabeçalho IP (do próximo equipamento de destino) seja anexado ao quadro TCP, remontando o pacote TCP/IP.

     

  • Tá errado...deveria ter um SE na frente da questão toda...o cara n pode afirmar que sempre vai ter fragmentação...ainda mais que tem a flag don't fragment...imagina um pacote pequenininho, com o datagrama menor que qq MTU da rota...imagine um pacote acabando de passar pelo menor MTU da rota, não seria mais fragmentado...mas evidente, se for fragmentado, como o colea já disse, alterou TTL, alterou o CRC...

  • CRC? protocolo IP?

    O header checksum é calculado via soma de verificação da internet não CRC... CRC é no cabeçalho Ethernet!

  • Pessoal esta questão foi anulada pela banca , a resposta do QC está errada.