A arquitetura TCP/IP recebe esse nome devido aos protocolos mais utilizados desta
pilha, o IP (Internet Protocol) e o TCP - Transmission Control Protocol.
O protocolo TCP atua na camada de enlace e tem a função de fazer com que informações sejam transmitidas de um computador para outro em uma mesma mídia de acesso compartilhada (também chamada de rede local) ou em uma ligação ponto-a-ponto.
Já o protocolo de rede, o Internet Protocol - IP, é responsável por fazer com que as informações enviadas por um computador cheguem a outros computadores, através de pacotes IP que trafegam pelos switches e roteadores da rede.
O pacote IP possui um campo de 4 bytes chamado Cyclic Redundancy Check – CRC, para que cada dispositivo receptor possa realizar cálculos e descobrir se o pacote foi corrompido durante a transmissão.
O cabeçalho do pacote sofre modificações a cada roteador / switch intermediário, por isso faz-se necessário que seja recalculado o valor do campo de CRC. As modificações são necessárias porque cada pacote IP contém apenas o endereço IP do próximo destino (um roteador ou um switch). Dessa forma, quando um pacote chega a um desses elementos, o cabeçalho IP deve ser removido para que quadro TCP, que contém o MAC do destino, seja analisado e um novo cabeçalho IP (do próximo equipamento de destino) seja anexado ao quadro TCP, remontando o pacote TCP/IP.