SóProvas


ID
960187
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Instruções: - Para gerenciar o projeto de desenvolvimento do software, solicitado pelo Sr. Hiroshito, a equipe de TI optou por utilizar as recomendações contidas no Guia PMBoK.

- Para responder às questões de números 30 a 33 utilize como base os conhecimentos disponíveis no Guia PMBoK.

O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto.

Sobre as técnicas e ferramentas utilizadas para estimar os custos do projeto, considere:

I. A opinião especializada, guiada por informações históricas, fornece um discernimento valioso sobre o ambiente e informações de projetos passados similares.

II. Estimativa análoga de custos usa os valores de parâmetros, como escopo, custo, orçamento e duração ou medidas de escala como tamanho, peso e complexidade de um projeto anterior semelhante, como base para estimar o mesmo parâmetro ou medida para um projeto atual.

III. A estimativa paramétrica utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa para parâmetros da atividade, como custo, orçamento e duração.

IV. A estimativa bottom-up permite estimar cada atividade ou item de trabalho separadamente para depois reuni-las ou agregá-las em uma estimativa total de custo do projeto. É uma alternativa adequada para fazer uma estimativa dos custos do projeto na fase de Iniciação.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Estimativa “bottom-up
    Estimativa “bottom-up” é um método de estimativa da duração ou custo do projeto pela agregação das estimativas dos componentes de nível mais baixo da estrutura analítica do projeto (EAP). Quando uma atividade não pode ser estimada com um grau razoável de confiança, o trabalho dentro da atividade é decomposto em mais detalhes. As necessidades do recurso são estimadas. Essas estimativas são então agregadas numa quantidade total para cada um dos recursos da atividade. As atividades podem ou não ter dependências entre si que podem afetar a aplicação e o uso dos recursos. Se existirem dependências, este padrão de utilização de recursos é refletido e documentado nos requisitos estimados da atividade.


    Ou seja, a abordagem "bottom-up" deve ser utilizada quando já tiver mais informações com relação aos detalhes do projeto. 

  • Erro que eu vi na IV mais flagrante foi dizer que: "estimativa dos custos do projeto na fase de Iniciação." O certo seria na fase de planejamento.

  • Estimativa Bottom-up

    valores quantitativos para estimar duração das atividades, a produtividades de cada setor.

  • IV. A estimativa bottom-up permite estimar cada atividade ou item de trabalho separadamente para depois reuni-las ou agregá-las em uma estimativa total de custo do projeto. É uma alternativa adequada para fazer uma estimativa dos custos do projeto na fase de Iniciação. (Errado)

    o  Estimativa bottom-up

    Estima-se cada atividade ou item de trabalho separadamente para depois reuni-las ou agrega-las em uma estimativa de custo total do projeto. Essa não é uma forma alternativa adequada para fazer uma estimativa dos custos do projeto na fase de Iniciação, data a inexistência de dados suficientes nessa etapa para aplicação da técnica. Em seu lugar use a técnica top-down – estimativa análoga – quando houver necessidade de uma estimativa de custos logo no começo da fase de seleção de projetos. Estimativas bottom-up geralmente fornecerão as estimativas de custos mais exatas, mas é a técnica de estimativa mais demorada.

    o  Estimativa análoga

    As estimativas análogas, também chamadas de estimativas top-down, são uma forma de opinião especializada. Nessa técnica, usa-se a duração real de uma atividade similar realizada num projeto anterior para projetar a duração da atividade atual.

    o  Estimativa paramétrica

    As estimativas paramétricas são um método de base quantitativa que multiplica a quantidade de trabalho pelo seu valor.

    Alternativa: E