SóProvas


ID
960310
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Uma renomada consultora ITIL respondeu a um questionamento sobre a diferença entre os acordos de nível de serviço (SLAs) e os acordos de nível operacional (OLAs). Veja a resposta:

“... são os níveis de serviços acordados junto aos clientes do negócio - o que os usuários de TI veem.

Para se alcançar estes níveis, estes serviços normalmente dependem de serviços subjacentes providos por funções ou fornecedores de TI internos e esses serviços subjacentes precisam ser governados por ....... .

Os ...... não são vistos pelos usuários da TI mas, indiretamente, sua realização impactará na realização dos objetivos dos ....... .

Os ...... garantem que serviços base suportem os objetivos dos ...... de negócio/TI, focando nos requisitos operacionais que estes serviços precisam dispor.”

A única frase que está completa de forma correta na resposta apresentada acima é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Pra quem nunca ouviu falar de OLA e/ou SLA, a questão pode ser meio chata. Mas pra quem tem uma pequena noção do que são essas duas siglas, é relativamente tranquilo. Resumindo, todas opções, exceto a opção B, estão dizendo que a SLA suporta a OLA, quando na verdade é o contrário.

    Basicamente, o OLA - Acordo de Nível Operacional - é um "contrato" realizado com fornecedores internos para que seja possível entregar um serviço no SLA - Acordo de Nível de Serviço - acordado.

    Um exemplo de SLA pode ser o seguinte: você fornece um sistema a um cliente e garante pra ele que o sistema estará disponível de segunda a sábado das 6 às 23 horas. O OLA vai ser o contrato para dar suporte a esse acordo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_nível_de_serviço

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Operational_Level_Agreement