SóProvas


ID
96040
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em fotografia digital, a sigla CCD significa

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Dispositivo de Carga Acoplada ou CCD (charge-coupled device) é um sensor para captação de imagens formado por um circuito integrado que contém uma matriz de capacitores acoplados. Sob o controle de um circuito externo, cada capacitor pode transferir sua carga elétrica para um outro capacitor vizinho. Os CCDs são usados em fotografia digital, imagens de satélites, equipamentos médico-hospitalares (como por exemplo os endoscópios), e na astronomia (particularmente em fotometria, óptica e espectroscopia UV e técnicas de alta velocidade).
     

    A capacidade de resolução ou detalhe da imagem depende do número de células fotoelétricas do CCD. Expressa-se este número em pixels. Quanto maior o número de pixels, maior a resolução da imagem. Atualmente as câmeras fotográficas digitais incorporam CCDs com capacidades de até 160 milhões de pixels.

  •  

    Existem basicamente dois tipos de sensor para câmeras digitais– CMOS e CCD. A diferença entre CCD e CMOS está nos materiais e tecnologia adotados.

    O sensor do tipo CCD (Charge Coupled Device) tem uma boa aceitação no mercado por ser mais sensível em situações de pouca luz e por criar imagens mais nítidas (menos ruído, mais nitidez e boa recriação de cores). Por outro lado os sensores do tipo CCD gastam muito mais bateria do que os sensores CMOS e tendem a ter resultados um pouco piores em situações de muita luz.

    O sensor do tipo CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor) tem a vantagem de consumir muito menos bateria e de ser muito mais barato (o que significa que câmeras que usam CMOS tendem a custar menos). Porém a nitidez final, principalmente em situações de pouca luz, não tem uma qualidade superior ao CCD – trazendo principalmente mais ruído.

    Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-digital-o-que-e-sensor